O anticristo – Como não ser enganado por ele

Com relação a estes últimos dias o anticristo já está enganando você, mas você ainda não percebeu isso.

Não falo literalmente do anticristo, mas pelo menos aquele que vai estar por trás dele, isto é, o diabo.

Será que você já está pronto para o fim dos tempos? Você sabe como não ser enganado pelo anticristo?

Já reparou que grande parte dos “crentes” já aceitam a ideia de que o homossexualismo não é pecado e que não há problema algum em abortar?

Essas ideias a palavra de Deus não apoia e Cristo que é a própria palavra nunca aceitaria uma postura como essa.

O diabo, porém, com sutileza vai proporcionar ideias mais agradáveis a você para que você fique em uma posição mais confortável.

Ele fez isso com Cristo no deserto oferecendo-lhe pão, admiração das pessoas que iam ao templo e os reinos deste mundo.

Cristo, porém, negou a tudo isso. Você está pronto para negar tudo também? Está pronto pra quando o anticristo chegar?

Leia este artigo e descubra.

Quem é o anticristo?

Para que você não seja enganado pelo anticristo você precisa saber quem ele é.

A bíblia não indica exatamente quem será o anticristo, mas ela nos dá várias características sobre ele. Estas características são:



O anticristo é um homem

Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, 2 Tessalonicenses 2:3

Não que exista apenas um anticristo, mas a bíblia nos faz entender que um dia um único homem terá essa prerrogativa.

Um homem apenas dominará o mundo inteiro. Provavelmente ele será um líder político. Alguém como Nabucodonossor.

O anticristo é mentiroso

Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. 1 João 2:22

No tempo que João escreveu esta carta muitos não acreditavam nem na divindade de Cristo. Estes eram tidos como mentirosos assim como o anticristo do tempo do fim. Ele será mentiroso também.

O anticristo é arrogante

E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses.

Ela abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, do seu tabernáculo e dos que habitam no céu. Apocalipse 13:5,6

A besta que surgiu do mar tem todas as características do anticristo o que deixa claro que se trata da mesma pessoa.

Outra marca desta pessoa é que ela vai blasfemar contra Deus o contrário dos cristãos que adoram a Deus.

Ele seguirá um caminho totalmente oposto às escrituras difamando a Deus e sua palavra. Isso não é difícil imaginar já que já existem comediantes no Brasil mesmo difamando a Deus com sua falta de reverência as coisas santíssimas como a palavra Dele e com a pessoa de Cristo.

O anticristo vencerá os santos

E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação. Apocalipse 13:7

O anticristo não vencerá os santos no sentido de fazê-los desviarem da , mas no sentido de tirar a vida deles. Isto aconteceu no início da igreja primitiva e voltará a acontecer nos últimos dias.

O anticristo dominará o mundo inteiro

E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Apocalipse 13:8

O anticristo despertará admiração nas pessoas ao ponto de ser adorado. Ele será adorado pelo mundo inteiro e, portanto, ele dominará o mundo.

Portanto, esqueça esta ideia de que qualquer presidente da república pode ser o anticristo. Se este presidente não for nem se quer admirado pela maioria da própria nação como Donald Trump e Jair Messias Bolsonaro as chances de se tornarem o anticristo é praticamente zero.

Espírito do anticristo
Arte feita por amisgaudi

O anticristo vai se opor a Deus

O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora[…] 2 Tessalonicenses 2:4

Outra característica do anticristo é a oposição que ele tem à palavra. Ele vai influenciar o mundo inteiro a se opor ao seu criador provocando na terra uma rebelião como a que aconteceu no céu feita por Lúcifer.

O anticristo fará sinais e milagres

A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, 2 Tessalonicenses 2:9

Assim como os magos do Egito fizeram sinais diante de Moisés, o anticristo também fará sinais para enganar as pessoas.

Perceba que o mundo já é sedento por milagres e sinais visto que existem tantas novas doenças e tantos novos problemas.

Isso tudo está criando nas pessoas um desejo por solução, mas que não seja se render aos pés de Cristo porque esta solução não agrada a carne.

A solução que trará conforto a carne provavelmente um só é quem vai trazer: o anticristo.

 

Manual de Escatologia

O anticristo vai querer se parecer Deus

[…] de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. 2 Tessalonicenses 2:4

Além da sua oposição a Deus o anticristo vai querer se parecer com Deus. É por esta razão que o ele vai dominar o mundo todo, ser adorado e ainda por cima fara falsos milagres.

O anticristo será usado pelo diabo

A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, 2 Tessalonicenses 2:9

E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio. Apocalipse 13:2

Ainda que não houvessem versículos tão claros como os citados acima seria bem óbvio dizer que satanás vai usar o anticristo e lhe dar seu poder.

Uma pessoa mentirosa, orgulhosa, que deseja se opor a Deus e aos santos e que faz falsos milagres só pode está sendo usada pelo diabo.

Como não ser enganado pelo anticristo

A última característica que eu descrevi do anticristo talvez seja a mais importante para nós não sermos enganados por ele.

Se é o próprio satanás quem vai agir por meio dele então podemos colocar de outra forma: como não ser enganado por satanás?

Veja então 3 pontos fundamentais para não ser enganado pelo anticristo(satanás).

1 – Seja hábil nas escrituras

Um problema da nossa geração de Cristãos é que nós achamos que só pastores e professores tem o dever de ser bom de bíblia.

Nós que não temos estes títulos podemos ler pouco e vai ficar tudo bem.

Eu queria dizer que se você pensa assim não vai ficar tudo bem para você. Sua vida vai só piorar se continuar assim.

Estamos vivendo em um mundo de trevas. Somos tentados em todo canto e em todo momento.

Se você não for bom de bíblia você será facilmente enganado se é que já não foi. Se é que você já não guarda dentro de si pensamentos contrários a bíblia.

Veja, por exemplo Estevão. Um jovem que não era nem pastor nem apóstolo nem profeta.

Quando você lê seu discurso no capítulo 7 de Atos você percebe que ele entendia mais da bíblia do que os sacerdotes e fariseus.

Por conta disso ele não foi enganado por aqueles que se opuseram a igreja de Cristo assim como o anticristo fará nos últimos dias.

Não quer ser enganado pelo anticristo? Seja hábil nas escrituras!

Conheça sua bíblia de capa a capa




2 – Não agrade a carne de forma alguma

Na tentação do deserto o diabo quis fazer Jesus pecar dando-lhe três coisas agradáveis a carne: comida, status e domínio.

Quando ele lhe ofereceu pão era para matar sua fome, pois estava a 40 dias sem comer no deserto.

Quando pediu que se lançasse para que os anjos o livrem de se machucar na queda de cima do telhado do templo era na verdade uma desculpa para Cristo ser grandemente reconhecido por todos os sacerdotes e todas as pessoas que ali estavam rapidamente.

Por fim, quando ele lhe ofereceu domínio era para que todos se dobrassem diante dele e ele dominasse o mundo inteiro desde que se submetesse a sua vontade maligna.

Tudo isso é agradável a carne, mas Jesus negou a tudo. Como ele fez isso? Ele colocou a obediência da palavra acima de qualquer desejo carnal.

Ao contrário de muitos cristãos que fazem justamente o contrário. Bebem bebidas alcoólicas porque alguns personagens bebiam vinho. Gastam tempo e dinheiro com sua aparência física com a desculpa de quem é templo do espírito santo e os templos antigos eram bem adornados.

Eles nunca leram que o cristão se enche do Espírito Santo e não de vinho (Ef 5:18) e que o foco do cristão é suas boas obras e não sua aparência (1 Pe 3:2 e 3).

Se você usa a palavra para arrumar desculpas para fazer suas vontades e não prioriza as de Deus você será facilmente enganado pelo anticristo porque satanás vai persuadir as pessoas como fez com Cristo, ou seja, agradando a carne.

Haverá um dia que só quem realmente for servo de Deus e não esconder isso será perseguido e morto. Os que não quiserem este desconforto vão abandonar a fé e ficar para trás.

tentação no deserto
Arte criada por Jhon Chhana

3 – Vigie

Minha última recomendação é que você preste mais atenção quanto ao momento em que está vivendo.

Estamos muito próximos do fim e eu ainda vejo muito crente vivendo no pecado ou perdendo tempo com coisas fúteis como se estivesse tudo bem.

Cristo deixou bem claro nós precisamos vigiar, pois o fim está próximo (Mc 13:27).

Mesmo que a bíblia não dê uma data específica para a chegada do anticristo ela nos dá das dicas de quando ele vai aparecer…

1 – O anticristo virá no período da apostasia

Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, 2 Tessalonicenses 2:3

A apostasia é o período em que a humanidade vai abandonar a verdade das escrituras. O abandono da fé será muito comum entre as pessoas.

Claro que isso já tem acontecido, mas perceba que até mesmo pessoas que não vão a igreja muitas delas acreditam na existência de Deus pelo menos.

Na apostasia eu acredito que o ateísmo vai estar em alta e a igreja por sua vez vai deixar as verdades das escrituras e cumprirá o que Paulo disse a Timóteo no verso seguinte:


Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; 2 Timóteo 4:3

Como sabemos que Cristo está bem próximo? Sabemos porque o anticristo que vem antes dele está muito próximo. E como sabemos que o anticristo está muito próximo? Porque já estamos praticamente vivendo a apostasia.

A maioria das pessoas não fazem parte de uma igreja que prega a verdade. Elas fazem parte de uma igreja onde os pais dela colocou ela lá.

O fato de nascermos em uma igreja não significa que ela ensina a verdade. Você já estudou as doutrinas da sua igreja para saber se elas estão fundamentadas na palavra?

Recomendo que faça isso o quanto antes com toda humildade e respeito aos irmãos da sua congregação.

Faça isso para que você se blinde contra a apostasia porque infelizmente muitas pessoas estão em uma igreja e nem sabe porque estão lá. Não estudam a bíblia e aceitam qualquer ensino sobre ela por aí.

2 – O anticristo virá no período da grande tribulação

Porque haverá então grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá.

Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados. Mateus 24:21,22

Foi-lhe dado poder para guerrear contra os santos e vencê-los. Foi-lhe dada autoridade sobre toda tribo, povo, língua e nação. Apocalipse 13:7

Tribulação na bíblia significa sofrimento.

A grande tribulação na bíblia vai se dar início quando o maior poder político do mundo (besta que saiu do mar em Ap 13) se unir ao maior poder religioso (besta que saiu da terra em Ap 13) se unirem para fazer toda a vontade de satanás e uma destas é batalhar contra a igreja.

A besta que subiu do mar
Arte feita por amisgaudi

Não vou me deter muito a esta parte de apocalipse. O mais importante é que agora você sabe que a besta que surge do mar é o anticristo e a besta que surge da terra é o falso profeta. Ambas serão lançados no lago de fogo no juízo final em apocalipse 20:10.

O anticristo virá trazer este período de tribulação para a igreja. A apostasia provavelmente vem antes porque primeiro a maioria das pessoas vão pensar contrárias a bíblia.

Após satanás espalhar suas sementes malignas por toda parte fica mais fácil aparecer um líder politico contrário a palavra de Deus já que este vai pensar igual o mundo inteiro pensa.

Conclusão

Em conclusão, eu poderia resumir todos os 3 pontos citados em uma só frase: arrependa-se verdadeiramente dos seus pecados e se converta.

Se você realmente se converteu você provavelmente já estuda muito a palavra de Deus e isso já tem te ajudado a priorizar a vontade de Deus e nunca a sua carne e você já tem obedecido ao mandamento de Cristo sobre a vigilância porque você verdadeiramente já o ama como ele mesmo nos ensinou:


Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; […] João 14:21

Se você deseja ser um verdadeiro cristão leia meu artigo sobre o evangelho clicando aqui para que você possa crer no verdadeiro evangelho.

Talvez você creia que é um verdadeiro cristão, mas fica pensando: como vai ser triste saber que o anticristo vai perseguir os cristãos e até mesmo matar alguns deles.

Bem, o que eu posso dizer a você é: o que importa? Todos morreremos um dia.

A diferença é que temos a esperança de que viveremos em um lugar bem melhor. Coisa que ímpio nenhum tem nem depois da morte e nem antes dela.

Novo céu e nova terra
Arte feita por amisgaudi

Deus abençoe sua vida grandemente e não se esqueça: o anticristo vem aí, mas Jesus cristo vem também.

(NOTA IMPORTANTE: Indico fortemente este conteúdo para você, se você realmente deseja saber mais sobre escatologia sem ter que gastar dinheiro com cursos caríssimos e quebra a cabeça com aulas complexas. Clique agora na imagem abaixo para saber mais antes que saia do ar )

Manual de Escatologia

 

3 comentários em “O anticristo – Como não ser enganado por ele”

Deixe um comentário