A Arca De Noé: Salve Sua Família Da Perdição

Estudar sobre a arca de Noé é uma excelente forma de saber se de fato estamos preparados para a volta de Jesus.

Além disso, é muito bom lembrar que assim como Noé salvou sua família com a arca que construiu nós também devemos fazer nossa parte para que nossa família se salve da ira que está por vir sobre a terra.

Sei que a maioria de nós já conhecemos bem a história da arca de Noé, mas ainda assim é importante que você leia este artigo até o final porque eu creio que Deus vai chamar sua atenção com várias mensagens de alerta que coloquei nesse artigo.

Vamos falar também do quão importante é viver uma vida de obediência a Deus e o quanto isso pode abençoar nossa família.

História da arca de Noé

Vamos ver resumidamente o que a bíblia ensina sobre a arca de Noé.

O pecado da humanidade

Noé era um homem de Deus casado que tinha três filhos: Sem, Cão e Jafé.

Apesar de ser um homem de Deus ele viveu num período parecido com o nosso onde a iniquidade e a maldade do homem se multiplicava cada vez mais.

Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. Gênesis 6:8

Noé era diferente em sua geração. Ele era o único que obedecia a Deus.

Se parar pra pensar hoje existe várias pessoas que proclamam o mesmo Deus que você, mas com Noé não era assim. Ele era o único que cria em toda a terra.

Em uma situação como essa com certeza ele era taxado como louco já que servia um Deus que ninguém mais servia.

Com isso já aprendemos uma lição. Devemos fazer a diferença em todo lugar que estivermos porque é isso que vai mostrar se somos de fato cristãos ou não.

É muito fácil dizer que é cristão e agir como um dentro de uma igreja. Qualquer um faz isso. Difícil é ser cristão quando não tem ninguém olhando ou quando não tem mais nenhum cristão perto.

Precisamos fazer a diferença em todos os lugares porque só desta forma nós vamos agradar a Deus assim como fez Noé.

A misericórdia de Deus

Deus disse a Noé: “Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei juntamente com a terra.

Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora. Gênesis 6:13,14

Esses versículos mostram a sentença de Deus para a humanidade e a misericórdia de Deus para com Noé.

Deus iria mandar um dilúvio para uma terra onde nunca havia chovido até então.

Deus é de fato misericordioso, mas ele é assim com quem ele quiser como Paulo ensina os irmãos de Roma:

Pois ele (Deus) diz a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e terei compaixão de quem eu tiver compaixão.” Romanos 9:15

Na bíblia as pessoas que mais obedecem a Deus são as que ele geralmente tem misericórdia.

Você é obediente a Deus para que ele tenha misericórdia de você e da sua família como fez com a de Noé?

Muitas das vezes você está orando pela sua família, mas não tem mostrado sua fé através da obediência ao Deus que salva famílias.

Mostre sua fé para que Deus comece a agir através da sua vida pela salvação da sua família.

[…] “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa“. Atos 16:31

Outra coisa que aprendemos nessa parte é que Noé para salvar sua família recebe de Deus o trabalho de construir a arca.

Ele não pede a Noé que simplesmente ore muito para que sua família seja salva.

Precisamos entender que para nossa família ser salva temos muito trabalho para ser feito.

Às vezes você pensa em coisas como: eu não sei evangelizar os de fora quanto mais os de dentro.

Realmente ninguém nasce sabendo, mas você já correu atrás de informação para aprender?

Eu particularmente estou nessa fase de aprendizado. Estou estudando muito a bíblia e procuro focar parte dos meus estudos em evangelismo.

Não dá pra esperar que outro faça aquilo que Deus quer que façamos. Construa sua arca. Construa seu ministério evangelístico e comece com sua família.

A arca de Noé é a sua igreja

Faça entrar na arca um casal de cada um dos seres vivos, macho e fêmea, para conservá-los vivos com você. Gênesis 6:19

A arca que Noé ia construir não era só para sua família. Ela também deveria ter bastante espaço para um casal de cada espécie de animais.

Não se ofenda com essa comparação, mas nossas igrejas se parecem muito com a arca de Noé.

Imagina o barulho, o cheiro e a confusão de tanto animal junto. Muitas das vezes nossas igrejas são assim: um amontoado de pessoas que pensam diferente com uma dificuldade enorme de permanecerem unidos.

Apesar desta dificuldade não podemos nos esquecer que fora da arca não havia salvação. Assim como nós sem a igreja não seremos salvos porque ela é a noiva que Cristo vem buscar para levar para o céu.

A fé de Noé

Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé. Hebreus 11:7

Noé
Arte feita por Siddhanth Sabikhi

A bíblia considera Noé um herói da fé e isso é uma coisa que não pode passar batido nesse artigo.

Deus disse a Noé que ele ia mandar chuva e Noé creu apesar de ainda nunca ter chovido na terra até então (Gn 2:5 e 6).

Noé constrói sua arca mesmo não havendo nenhuma nuvem escura no céu.

Isso é ter fé: agir com base na palavra de Deus mesmo quando você não tem nenhuma evidência clara de que aquilo irá acontecer.

É legal notar também que o barco que Noé construía era enorme e não podia passar desapercebido.

Você tem mostrado sua fé na volta de Cristo através de atitudes concretas e visíveis como fez Noé?

Impossível mostrar uma fé em Deus que transforma seus escolhidos e ninguém perceber que você é de fato um cristão que foi transformado.

A pregação de Noé

Ele não poupou o mundo antigo quando trouxe o dilúvio sobre aquele povo ímpio, mas preservou Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas. 2 Pedro 2:5

Segundo esse versículo da segunda carta de Pedro, Noé pregou a justiça em sua geração. Temos uma noção do tempo que ele levou pregando ao ler esse verso:

Então disse o Senhor: “Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contenderá com ele para sempre; e ele só viverá cento e vinte anos”. Gênesis 6:3

Muitos acreditam erroneamente de que esse verso significa que o ser humano não pode mais viver além de cento e vinte anos (eu também pensava assim).

Se fosse assim a bíblia e a história não registraria pessoas que passaram dessa idade.

Esse tempo se refere ao tempo em que Noé construiu a arca e que Deus iria esperar para dar uma chance aos seres humanos daquela época para se converterem com a pregação de Noé.

Perceba, porém que essa fala de Gênesis 6:3 não é direcionada a Noé. Dessa forma nem ele e nem a humanidade saberia o período em que a ira de Deus cairia sobre a terra.

Assim também nós não sabemos que dia em que Cristo vai voltar e por isso precisamos estar preparados hoje e não amanhã.

Noé então além de construir sua arca ele prega as pessoas daquela geração o juízo divino.

Provavelmente seus parentes eram os que o mais o escutava pregar de modo que só eles entraram na arca.

Quando você se compromete a pregação você é como aqueles que só falam de bênçãos e promessas de Deus?

Algo que tem faltado para essa geração são pessoas que pregam a justiça e o juízo de Deus. Você precisa procurar pregar dessa forma inclusive para seus parentes.

Não diga a eles coisas do tipo: está desempregado, vamos para igreja que Deus abre uma porta. Essas coisas tendem a fazer com que ele só vá a igreja com intuito de ser abençoado e não de se converter.

Se você Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência Clique na Imagem Abaixo Para Conhecer um Método Simples e Prático Que Está Abençoando a Vida de Vários Pregadores da Palavra.

Pregador vocacionado

 

A destruição dos pecadores

Todos os seres vivos foram exterminados da face da terra; tanto os homens, como os animais grandes, os animais pequenos que se movem rente ao chão e as aves do céu foram exterminados da terra. Só restaram Noé e aqueles que com ele estavam na arca. Gênesis 7:23

arca de noé
Arte feita por Aaron Lin

Após vários anos de oportunidade de arrependimento, Deus finalmente fecha a porta da arca com Noé e sua família dentro e despeja sua ira sobre a humanidade em forma de dilúvio.

O fato de que o próprio Deus fecha a porta da arca (Gn 7:16) nos lembra o que está escrito em Lucas:

Quando o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocês ficarão do lado de fora, batendo e pedindo: ‘Senhor, abre-nos a porta’. “Ele, porém, responderá: ‘Não os conheço, nem sei de onde são vocês’. Lucas 13:25

Imagina pessoas batendo na porta da arca quando começou a chover. Imagina o desespero delas. Será o mesmo desespero que vai atingir os ímpios no fim dos tempos.

Vale lembrar que as águas ficaram cento e cinquenta dias sobre a terra.

Imagina Noé abrindo uma janela da arca e vendo uma quantidade de corpos boiando. Provavelmente ele veria as pessoas que estavam mais próximas da arca quando a porta se fechou.

Agora imagina você no lugar de Noé. E os corpos que vesse pela janela da arca não fossem de estranhos, mas de um filho, mãe, marido, vizinho…

Imagina lembrar quantas oportunidades você teve para evangelizar a cada um e desperdiçou.

Acredito que agora é uma boa hora para lembrar da nossa missão nessa terra:

E (Jesus) disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Marcos 16:15,16

Essa é a missão que Cristo nos deu. Todo aquele que não crer será condenado como a geração de Noé que foi condenada.

É possível evangelizar sem amar mas é impossível amar alguém sem evangelizar. Se realmente amamos as pessoas, principalmente nossos parentes vamos ganha-los para Cristo.

Acontecimentos pós-dilúvio

Para que as águas do dilúvio começassem a baixar Deus fez então que soprasse um vento sobre toda terra.

Depois de alguns meses a arca pousou nas montanhas de um lugar chamado Ararate. Levou um bom tempo para as águas abaixarem totalmente.

a arca de noé no monte ararat
Arte feita por Tihomir Lazarov

Assim que a terra ficou completamente seca, Deus dá uma ordem e Noé sai da arca juntamente com sua família e com os animais para povoarem a terra novamente.

Após isso Noé constrói um altar à Deus e sacrifica animais puros como holocausto. Claro que nesse caso eram aves que ele tinha levado a mais na arca.

Após o sacrifício de Noé o Senhor sentiu o aroma agradável e disse a si mesmo:

“Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez. Gênesis 8:21

Nesse verso Deus faz uma promessa de que nunca mais destruiria a humanidade com dilúvio.

Infelizmente os pecados da humanidade aumentaram quando os filhos de Noé voltaram a povoar a terra.

Várias nações imorais e idólatras nasceram principalmente do filho de Cão de Noé. Povos como os assírios, babilônicos, egípcios e sodomitas por exemplo.

Agora Deus pretende destruir a terra com fogo e vai manifestar sua ira sobre todos os desobedientes assim que Cristo vier.

Assim como a porta da arca foi fechada, a porta da graça vai se fechar também, ou seja, haverá um dia em que a graça de Deus não será mais acessível as pessoas.

O que aprendemos com a arca de Noé – Conclusão

Em conclusão, precisamos entender que mais do que nós mesmos, Deus tem desejo de salvar nossa família.

Mas, assim como ele usou Noé para salvar sua família ele quer fazer o mesmo com a nossa família através de nós. Através da nossa fé demonstrada pela nossa obediência.

Só uma pessoa obediente iria querer construir um barco tão grande. Só uma pessoa obediente vai fazer o necessário para levar sua família a Cristo.

Nossa família precisa de nós. Se você tem pecado muito contra Deus se arrependa e mude de vida.

Abandone o seu pecado o quanto antes para que sejamos úteis para Deus e para que levemos muitos a Cristo.

Agora se você já tem abandonado seus pecados, mas não sabe evangelizar ore e estude muito para este fim. Sua família precisa disso.

Se você Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência Clique na Imagem Abaixo Para Conhecer um Método Simples e Prático Que Está Abençoando a Vida de Vários Pregadores da Palavra.

Pregador vocacionado

 

8 comentários em “A Arca De Noé: Salve Sua Família Da Perdição”

  1. Apaz do senhor Jesus Cristo, muito bom esse estudo VARÃO DE DEUS, que Deus continue te usando,..que Deus abençoe sua vida, sua família e seu ministério EM NOME DE JESUS..

    Responder

Deixe um comentário