Como vencer a tentação igual Jesus

Quer realmente saber como vencer a tentação igual jesus venceu no deserto? Nesse artigo eu vou te dar todos os detalhes dessa história narrada por Mateus e Lucas de uma forma que você nunca viu em nenhum outro lugar.

Se você não entende porque está sempre fraco quando é tentado, sente que nunca vencerá nenhum pecado e as coisas só vão piorar; nada melhor que aprender sobre como vencer a tentação com essa história de Jesus Cristo que aliás nunca caiu em tentação nenhuma.

Preste o máximo de atenção que conseguir neste artigo e veja como vencer a tentação igual Jesus para não cair mais nas armadilhas do inimigo.

Esse conteúdo já esta no meu canal do youtube. Se você preferir assista ele no vídeo abaixo.

Como vencer a tentação igual Jesus – Introdução

Jesus havia acabado de ser batizado por João Batista nas aguas do rio Jordão e logo após isso ouviu a voz de Deus que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mateus 3:17.

Tentação de Jesus
Arte criada por Eugene Korolev

Jesus era o filho de Deus não apenas porque ele dizia, mas porque a própria boca de Deus lhe havia dito isso.

E o que acontece com os filhos de Deus neste mundo? Por acaso eles vão para lugares luxuosos comer comidas deliciosas na companhia de gente incrível? Não necessariamente.

A bíblia diz que o próprio Espírito Santo de Deus levou Cristo não a um lugar luxuoso, mas ao deserto.

Lá não havia nada para se comer, pois foi lá para jejuar.

E por fim Ele estava na pior companhia. O próprio diabo lhe apareceu para tentá-lo.

Se você quer saber como vencer a tentação igual a Jesus eu creio que já precisa ter isto em mente: é necessário que você definitivamente negue as suas vontades.

Adotar o estilo de vida igualzinho ao de Cristo é uma tarefa para poucos e é isto que pretendo te ensinar hoje.

Não que eu tenha conseguido fazer isso com perfeição. Tenho tantas dificuldades quanto você e sou tão tentado quanto você.

De qualquer forma eu creio que Deus me ensinou muita coisa na sua palavra e eu gostaria de compartilhar um pouco hoje com você.

Veja agora como vencer a tentação igual Jesus.

Como vencer a tentação igual Jesus – Prepare-se para ser tentado

As tentações nada mais são que ataques satânicos. Quer saber como vencer o ataque satânico? Se prepare adequadamente tendo em mente que a tentação é uma guerra espiritual. Ninguém vai a uma guerra sem preparo.

Uma tentação é também uma guerra contra o mal pois está escrito:

Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. Gálatas 5:17

Quando você se converte uma guerra começa acontecer dentro de você. Isso nos lembra Rebeca, mulher de Isaque. Quando ficou grávida de Esaú e Jacó e os dois “brigavam” no ventre dela(Gn 25:22).

Os “seus dois bebês” por assim dizer se chamam carne e Espírito. Ou seja, sua inclinação de obedecer a Deus e a sua inclinação de viver pecando como fazia antes de se converter.

O diabo lançará em sua direção tudo o que pode para fazê-lo cair em tentação. Ele vai te atacar não necessariamente de uma forma física e dolorida, mas de uma forma que agrade sua carne para que ela se fortaleça e seu espírito se enfraqueça.

Sendo assim como eu posso me preparar para isso Fernando? Siga estes primeiros 3 passos que apesar de simples, sem eles você não vencerá de jeito nenhum.

1 – Arrependimento verdadeiro

Não tem como você vencer qualquer ataque satânico sem arrependimento. É impossível vencer um inimigo se você ainda estiver do lado dele.

Não existe um meio termo. Ou pertencemos a Deus ou ao diabo.

Quando você se converte verdadeiramente um conflito entre carne e Espírito nasce dentro de você. Agora para os não convertidos não existe conflito nenhum. Eles simplesmente seguem a multidão como Paulo ensinou em sua carta quando falava aos efésios:

Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Efésios 2:1,2

Sendo assim, se quer vencer qualquer ataque satânico se arrependa e demonstre isso com frutos dignos de arrependimento (Mt 3: 7 e 8). Demostre isso com atitudes de quem realmente se arrependeu do que faz.

Se você não se preocupa com os pecados que comete e não demostra pesar nenhum pelo que faz de errado é um sinal claríssimo que você ainda não se arrependeu.

2 – Batismo

Ao se arrepender dos seus pecados e crer no evangelho mostre publicamente que agora você pertence a Deus através do batismo nas águas.

Eu tenho um artigo onde falo mais sobre este batismo. Clique aqui se quiser entender mais sobre ele.

Só o que você precisa saber agora é que o batismo representa o inicio de uma nova vida com Deus.

Veja que antes da tentação do deserto Jesus havia se batizado para nos dar exemplo.

Sendo assim não espere vencer a tentação como Jesus se não começar a ter as mesmas atitudes que ele teve.

Só não se esqueça: não vá ao batismo sem frutos dignos de arrependimento. O batismo é importante, mas não é o essencial para sua salvação.

Não se esqueça que o ladrão da cruz nunca se batizou e foi salvo enquanto Judas foi batizado e se perdeu. A conversão é o essencial.

batismo nas águas

3 – Santificação

Após sua verdadeira conversão a sua inclinação agora é de desejo por santificação.

Daí surgem as disciplinas espirituais como: estudar a bíblia, orar, caminhar com irmãos piedosos e jejuar.

Foi jejuando que Cristo foi ao deserto. É jejuando e se santificando que venceremos nossas tentações como ele.

Eu confesso que quando mais novo eu jejuava com mais frequência. Ultimamente eu tenho mais me afastado de certas coisas como fez Daniel (Dn 10:3), mas de qualquer forma precisamos voltar a pratica do jejum.

Este jejum pode ser parcial ou total. Ficar um número de dias sem comer e sem beber agua ou apenas sem comer. É recomendado que não faça mais de 3 dias sem beber água pois isso pode levá-lo a morte.

Recomendo também que faça aos poucos. Jesus era judeu. Se entende que antes deste jejum ele já havia feito outros mais curtos.

Portanto jejue se você quiser vencer os ataques satânicos que tem sofrido.

Como vencer a tentação igual Jesus – Creia verdadeiramente na palavra

Para que haja conversão é preciso que se creia no evangelho contido na palavra de Deus.

A bíblia, porém não contém apenas o evangelho como ensinamento. Existem vários ensinamentos a respeito do que Deus quer de nós e o que ele não quer de nós.

Após a conversão a sua fé é gradativa, pois aumenta com suas experiências com Deus que são fruto do seu conhecimento bíblico. Ela aumenta conforme você vai entendendo a bíblia e colocando em prática.

É neste momento que o diabo lança seu ataque como fez com Jesus. Veja como ele fez:

E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Mateus 4:3

Mente vazia oficina do diabo
Arte criada por Angel Boligan

A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus assim como a incredulidade vem pelo ouvir a palavra do diabo. Você reparou que o diabo colocou em dúvida justamente o que Deus havia dito a Jesus ao sair das aguas do batismo?

Ele diz: “se tu és o filho de Deus”. Da mesma forma ele induz você a duvidar de tudo o que Deus disse na bíblia.

Cabe você a firmar a sua fé na palavra de Deus para não cair em suas armadilhas assim como Jesus não caiu pois Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Mateus 4:4

Em outras palavras Jesus só venceu a tentação por conta do conhecimento bíblico que tinha. Só venceu o diabo com a bíblia porque ele a conhecia muito bem.

Já parou pra pensar que a falta de conhecimento bíblico pode ser a maior razão das suas quedas diante do inimigo?

Conheça sua bíblia de capa a capa


Como ler a palavra para vencer o pecado?

Você só crerá em algo que você aprendeu. Portanto…

  • Tenha como hábito ler a bíblia todos os dias. Comece com um capítulo por dia e depois vá aumentando até pelo menos chegar a 3 por dia.

  • Procure mais compreender do que ler, ou seja, só aumente o número de capítulos quando for confortável não apenas ler mais, mas refletir mais sobre o que foi lido até compreender.

  • Sempre que chegar em trechos que diz respeito a mandamentos e obediência dobre sua atenção.

  • Prefira ler todo dia ao invés de esquecer 2 e no terceiro ler 3 capítulos. Trate a bíblia como alimento. Ninguém fica sem comer 2 dias inteiros pra compensar no terceiro.

  • Ensine tudo que aprender para algum irmão mais novo, ou para alguma pessoa interessada. Eu particularmente ensino uma colega de trabalho que admiro muito por ter um interesse na palavra que não vejo as vezes nem nos cristãos.


Creia verdadeiramente na palavra de Deus

Você começa sua caminhada na fé crendo em coisas mais simples e obtendo vitória nelas. Com o tempo você vai aumentando gradativamente sua fé assim como a sua santificação.

Não espere que você tenha fé para levantar um coxo se você não tem fé o suficiente para vencer as tentações.

Não espere que tenha fé para fazer um cego enxergar se você ainda não tem fé nem para obedecer os 10 mandamentos.

Jesus disse: “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, […] Lucas 16:10. Em outras palavras não ache que você tem fé para o sobrenatural se você não tem fé nem para o que é natural ainda.

Seja fiel nas ordens mais simples de Deus pois a sua submissão a vontade Dele é que fará com que o diabo seja derrotado, pois está escrito:

Submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Tiago 4:7

A importância da memorização

Perceba que em nenhum momento Jesus tinha em mãos pergaminhos ou papeis com a lei mosaica escrita. Ele tinha memorizado vários versículos.

Quer ter uma vantagem para vencer os ataques satânicos? Memorize sua bíblia.

Jesus fez assim e nós também precisamos disso. Como vamos vencer essa batalha se escolhemos lutar diferente da forma que Cristo lutou?

Através da memorização a sua mente estará cada vez mais próxima de se parecer com a mente de Deus e isso lhe dará vantagens para não cair nas armadilhas do inimigo.

Se você deseja memorizar a bíblia com a ajuda de alguém que tem mais experiência com isso clique aqui ou na imagem abaixo e descubra o curso online que tem ajudado diversos cristãos na internet a memorizar a palavra de Deus sem ter que sair de casa.


Decore a bíblia

Como vencer a tentação igual Jesus – Leia a bíblia contra você

Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. Mateus 4:5 e 6


Perceba que para fazer Jesus cair na tentação o diabo usou a própria palavra de Deus.

Isso significa que é possível você ler a bíblia e ainda assim continuar pecando. Satanás conhece as escrituras, mas ele vive em desobediência.

Isso ocorreu comigo também. Quando tinha 20 anos já havia lido a bíblia inteira umas 3 vezes mais ou menos, mas advinha? Eu não vencia meus pecados. Pelo contrário, eles pareciam piorar.

A pergunta que fica então é: Como ler a palavra para vencer o pecado?

Como não cair no engano de ser um mero ouvinte da palavra, mas não praticante como esta escrito em Tiago 1:22?

Como ler a palavra para vencer o pecado

Precisamos fazer o que ensinou uma vez Jonathan Edwards. Ele dizia: “Leia a bíblia contra você”.

Essa simples frase é a que mais me vem a mente quando o assunto é vencer o pecado através da bíblia. Se você forçar os textos bíblicos qualquer um vai dizer algo que agrade a sua carne.

Foi isso que fez Jesus pois ele respondeu ao tentador: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Mateus 4:7

Você precisa entender que seu coração é enganoso e que ele te engana ao te levar a estudar a bíblia como quem deseja ser santo, mas que na verdade só esta buscando lá uma forma de errar e não ser criticado por ninguém.

Verdadeiro cristão x falso cristão

Por exemplo, hoje em dia o diabo diria ao cristão: Beba cerveja ou um vinho. Não é pecado pois está escrito que Cristo transformou água em vinho.

O cristão verdadeiro responderia:

Também está escrito: Não se deixe atrair pelo vinho quando está vermelho, […] No fim, ele morde como serpente e envenena como víbora. Provérbios 23:31 e 32

Ou também:

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito, Efésios 5:18

É isso que o verdadeiro cristão diria. Agora o falso cristão não. Ele usaria esse texto como pretexto para seguir percurso do seu enganoso coração.

Mas não foi assim que Jesus venceu a tentação. Ele não usou a desculpa que o diabo lhe deu para se jogar tendo como base o que disse o salmista em salmos 91:11. Antes ele preferiu citar Deuteronômio 6:16 que era justamente o que menos agradaria seu corpo fraco como o de Adão.

Portanto é assim que você lê a palavra pra vencer o pecado. Leia ela contra você. Se você entendeu biblicamente que pode fazer algo que agrada muito sua carne você provavelmente entendeu errado.

Pesquise mais um pouco e não tire conclusões precipitadas. Do contrário você cairá em muitas tentações.

Cuidado com a soberba.

Quando você estuda essa passagem você percebe claramente que Jesus em nenhum momento fica tentando provar para satanás que ele era realmente o filho de Deus.

O foco dele era não pecar e este precisa ser o nosso foco também.

É óbvio que existem situações onde na internet colocamos quem somos com intuito das pessoas nos conhecerem e entenderem o que fazemos por motivos profissionais ou algo do tipo. Mas será que o intuito é sempre algo nobre assim?

Precisamos tomar cuidado com o que nos motiva postar as coisas nas rede sociais. Será que não estamos tentando mostrar aos outros quem somos com o intuito de nos parecer grande? Será que não fazemos isso só para se exibir?

Reveja suas motivações e procure sempre andar com humildade diante de Deus e dos homens seja na vida real ou no mundo virtual para não acontecer de você cair em certas armadilhas do inimigo de nossas almas.

Como vencer a tentação igual Jesus – Cuidado com os atalhos

Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Mateus 4:8,9

Mais uma vez o diabo coloca Cristo em um lugar alto com o intuito de derruba-lo não fisicamente, mas espiritualmente.

Repare que ele promete a Cristo os reinos do mundo. Ele promete a Cristo o que Deus já iria lhe dar em um futuro mais distante.

Isso se encontra em apocalipse onde diz: E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. Apocalipse 11:15

Ou seja, o diabo ofereceu a Jesus um atalho.

primeira trombeta
Arte feita por amisgaudi

Se Cristo buscasse os reinos do mundo do jeito de Deus ele teria que discipular a muitos, curar a muitos, ser rejeitado, ser incompreendido, ser espancado e ainda ser morto e mesmo que ressuscitasse como Deus lhe havia dito ele teria que esperar ainda mais um pouco para que isso acontecesse.

Agora se fizesse do jeito do diabo não precisava tudo isso. Bastava apenas uma coisa: adoração. Imediatamente após isso ele teria posse dos reinos do mundo.

Cristo não cai na cilada até porque isso era uma grande mentira. Satanás não poderia dar a Cristo algo que ele apenas achava que era dele.

O exemplo do rei Davi

Outro personagem bíblico que também negou entrar em atalhos para conseguir algo foi o rei Davi.

Ele teve duas oportunidades para matar o rei Saul. Ao matá-lo ele seria rei de Israel imediatamente.

Ao invés disso Davi preferiu esperar vários anos de perseguição e tribulações. Não pegou nenhum atalho. Foi um rei no tempo de Deus e como consequência o maior rei que Israel teve.

Prefira o caminho mais longo

Este é o nosso grande problema hoje. Estamos inseridos em uma geração que busca por atalhos para tudo.

Eu aprendi em um curso de marketing que se você coloca a palavra “rápido” em um anúncio você tende a chamar mais a atenção das pessoas.

Por exemplo: Emagreça rápido, enriqueça rápido, etc.

Isso não teria problema algum desde que seja verdade claro, mas o que quero enfatizar é que este é o nosso contexto atual. Somos apressados. Queremos tudo para ontem.

Você precisa entender que esse estilo de vida te coloca como vulnerável diante do diabo. Pra ele você é fraco.

Qualquer atalho que ele oferecer você cairá. Eu reconheço que já cai em vários também. Estou aqui na mesma situação que você. Precisamos mudar esse pensamento.

Por exemplo, Deus te oferece um casamento santo e bençoado, mas para isso você terá que…

  • se converter verdadeiramente para atrair uma pessoa convertida;

  • se tornar uma pessoa madura porque casamento é coisa de adultos não de moleques;

  • e estar pronto financeiramente para isso.

O diabo por sua vez te oferece um casamento com qualquer pessoa do mundo onde nada disso ai é exigido.

Qual dos dois nós ouviremos?

Como ignorar os atalhos

Vamos ver agora como podemos ignorar os atalhos para não cairmos em mais tentações.

1 – O foco é não pecar

Procure descobrir biblicamente se você esta diante de um atalho ou não.

Não é condenável preferir um caminho um pouco mais rápido para atingir seus objetivos desde que este não te faça pecar contra Deus. Aqui que esta a chave. Você só não pode pecar.

2 – Cuidado com as ilusões

Cuidado com as promessas milagrosas na internet por exemplo. Promessas de ficar rico rápido ou emagrecer rápido.

Dependendo do que fizer pode acabar fazendo alguma coisa ilegal para enriquecer. Ou danificar a própria saúde para emagrecer mais rapido o que seria pecado.

3 – Tenha conselheiros

Tenha como costume traçar planos debaixo do conselho de pessoas maduras na fé.

As vezes somos enganados simplesmente porque fazemos tudo sozinhos. Converse com seus pais ou pastores sobre seus planos principalmente quando perceber que o que esta pra fazer esta fácil demais para ser verdade.

Faça isso e você terá mais facilidade para não entrar em atalhos que na verdade são armadilhas.

Tiago 2
Arte criada por Jassi Singh

Como vencer a tentação igual Jesus – Resumo final

Se você realmente quer saber como vencer a tentação igual Jesus venceu você vai precisar…

  • Se preparar por meio da santificação, pois ninguém vence uma guerra contra um inimigo perigoso sem preparo adequado;

  • Crer verdadeiramente na palavra, pois ninguém vence uma guerra se não confiar no comando do seu capitão;

  • Ler a bíblia contra você, ou seja, negar a si mesmo, pois ninguém vence uma guerra sozinho seguindo qualquer coisa que vier na cabeça;

  • Tomar cuidado com os atalhos, pois quem procura caminhos mais curtos busca facilidade e pessoas assim não estão prontos pra nenhuma batalha sangrenta como esta;

Tome cuidado para não tentar entrar nas batalhas espirituais sem preparo como os judeus que tentaram expulsar demônios em Atos 19:13-16, mas foram espancados por um endemoniado.

Cuide para que você realmente creia na palavra. Não siga o exemplo de Eva que ouviu a serpente dizendo que ela não iria morrer ao pecar quando Deus disse que ela morreria em Gênesis 3:6.

Não leia a bíblia como os fariseus que só focavam no que lhes interessavam como a questão dos dízimo que eles entregavam da hortelã, do endro e do cominho, mas não se importavam com o que era mais importante como a justiça, a misericórdia e a fidelidade escrito em Mateus 23:23.

E por fim, não seja como Sansão que ao querer se casar se uniu com uma filisteia ao invés de esperar uma mulher de Deus Israelita, pois isso aparentava ser mais rápido, ou seja, um atalho.

Se fizer isso você vencerá as suas tentações como Jesus venceu no deserto. Espero que eu tenha te ajudado com este artigo.

Deixe um comentário logo abaixo dizendo o que achou dele. Um forte abraço e até mais.


Decore a bíblia

5 comentários em “Como vencer a tentação igual Jesus”

Deixe um comentário