Parábola do semeador – Saiba agora se você têm o coração de um perdido

Se você deseja saber porque muitos cristãos estão frustrados com sua vida pessoal e espiritual você precisa estudar a parábola do semeador e eu vou te ajudar com isso.

Esta parábola fala sobre verdades concernentes a palavra de Deus (mais especificamente ao evangelho do reino) que muitas das vezes nós não compreendemos bem e isso nos faz ficar pessimista quanto ao estado da igreja que congregamos já que as coisas parecem não dar muito certo.

Não falo apenas da igreja que você congrega, mas todos aqueles que você conhece que um dia disse ser cristão, mas que não aparenta ser um verdadeiro convertido.

Pode ser que você mesmo não tenha certeza da sua salvação. Leia este artigo e saiba se você de fato você é salvo. Não fique com esta dúvida pois esta pode ser sua última chance de mudar isso.

Parábola do semeador: Introdução

Antes de falar da parábola do semeador em si você precisa saber o que é o reino de Deus porque é a respeito dele que Jesus deseja ensinar a nós e aos ouvintes daquela ocasião.

O reino de Deus é o domínio de Deus sobre todas as coisas. É o que ele fará por completo quando Cristo voltar.

Ele já faz isso no coração daqueles que o servem. Todos que servem a Deus são os que desejam o governo absoluto do criador sobre todas as coisas.

Sendo assim, a parábola do semeador se trata de uma pregação onde Jesus se utiliza da imagem de um homem que lança semente na terra, o que era bem comum na época, para ensinar verdades a respeito do reino de Deus em relação ao coração das pessoas que realmente acreditam no evangelho do reino.

Nesta ocasião estão reunidos com Jesus na praia seus discípulos e uma multidão de pessoas.

Está parábola está registrada em Mateus 13:3-23, Marcos 4:3-20 e Lucas 8:5-15.

Você pode dar uma lida antes clicando em alguns destes links se quiser ler na ordem que foi escrita na bíblia.

Para eu ser bem breve eu vou citar na ordem de cada tipo de semente que a parábola do semeador indica. Desta forma ficará mais fácil de entender diretamente as reações que podemos ter ao ouvir a mensagem do evangelho do reino.

Parábola do semeador – Quem é este semeador?

E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. Mateus 13:3

Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus; Lucas 8:11

Como você pode ver sem grandes dificuldades, já que a semente é a palavra de Deus o semeador é aquele que semeia a palavra, ou seja, o pregador.

Toda vez que alguém vai a sua igreja pregar, é como se estivesse alguém lá do púlpito lançando as sementes da palavra de Deus onde o solo é o coração de cada ouvinte.

Desta forma o que difere não são as sementes, mas a qualidade do solo onde a semente cai.

A parábola vai mostrar que os corações não reagem de uma única maneira, mas cada um reage de acordo com seu estado.

Ao estudar cada um dos solos reflita qual deles descreve o seu coração para que você possa saber se possui um coração verdadeiramente transformado pela mensagem.

Parábola do semeador – Semente na beira do caminho

Semente no caminho
Arte criada por Signeflinkart

E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; Mateus 13:4

Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho. Mateus 13:19

Não existe um consenso de como o diabo rouba esta palavra do nosso coração.

Eu particularmente acredito que ele faz isso tirando de nós o entendimento pela palavra.

Se trata se de uma pessoa onde satanás tem acesso ao coração, ou seja, uma pessoa em uma condição de difícil conversão.

Eu digo isso porque isso lembra o que Paulo diz sobre os perdidos em sua segunda carta aos coríntios:

Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4

Aqui, porém não me refiro a uma pessoa que contém uma dúvida quanto a um texto bíblico. Todos nós, inclusive eu, sempre temos dúvidas.

Eu me refiro a pessoa que tem a dúvida e não tem o interesse de se desfazer dela. São pessoas indiferentes quanto as verdades celeste cuja palavra não causa impacto nenhum na vida delas.

São também aquelas pessoas que não se importam de não entender a mensagem de Deus.

Estas pessoas, em sua maioria são pessoas perdidas porque não tem interesse de entender a palavra e por conta disso a palavra não produz nenhuma mudança em seus corações.

Parábola do semeador – Semente nas rochas

Semente nas pedras
Arte criada por Signeflinkart

E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;

Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. Mateus 13:5-6

O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; Mateus 13:20

Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada à angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende; Mateus 13:21

Aqui Jesus se refere as pessoas que se animam no início da caminhada cristã ao ouvir a palavra, mas quando finalmente entendem que elas devem renunciar tudo ao ponto de ter que abrir mão da própria vida elas mostram que a que possuem é rasa e logo abandonam tudo.

Pessoas que se convertem muito rápido, ou que casam muito rápido, ou que fazem qualquer coisa desse nível rápido demais, tendem a permanecer firmes por pouco tempo em suas decisões.

Você conhece a frase: “tudo que vem fácil, vai fácil”? É bem isso que acontece.

Quantas vezes você não viu pessoas ouvirem um apelo após uma pregação, mas após aquele culto estas mesmas pessoas simplesmente sumirem da igreja não é mesmo?

Antes de qualquer importante decisão analise bem primeiro o que está fazendo. Muitos ficam de pé até que surja uma perseguição por causa da própria palavra mostrando que sua fé era pequena.

Isso aconteceu com Pedro. No início do ministério ele teve fé suficiente para deixar sua profissão e casa para caminhar com Cristo (Lucas 18:28).

O mesmo Pedro, porém, não teve fé suficiente para sofrer por Cristo ao ver este ser aprisionado. Tanto que ele chega ao ponto de negar conhece-lo em Marcos 14:74.

Parábola do semeador – Semente nos espinhos

Semente nos espinhos
Arte criada por Signeflinkart

E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. Mateus 13:7

E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; Mateus 13:22

Nestas passagens Jesus se refere as pessoas que estão distraídas com as coisas desta vida. Eu nem falo só de riquezas. Eu diria que até o entretenimento faz parte disso.

Pessoas que gastam horas com filmes, novelas, séries, vídeo games, futebol e coisas deste tipo costumam ser os mais infrutíferos das igrejas.

Existe alguns que dividem muito seu dia a dia. Hora busca a Deus e hora busca o entretenimento.

Mesmo nesses casos tais pessoas percebem que nunca avançam no seu ministério e não sabem bem a razão disso acontecer.

Não diria que entretenimento é pecado, mas nós que temos muito trabalho pela frente e muitas almas para ganhar deveríamos nos entreter o mínimo possível.

Quero agora frisar que está é a situação onde se encontra a maioria dos cristãos da atualidade.

O principal sintoma disso acontecer é quando você percebe que sua igreja só aumenta o número de membros quando nascem novas crianças. Quando não há novos convertidos.

O que estamos fazendo para mudar isso? Será que nosso coração não seria este solo cheio de espinho onde a palavra é sufocada com nossos interesses egoístas? Pense bem sobre isso.

Pregador vocacionado

Parábola do semeador – Semente na boa terra

Semente na boa terra
Arte criada por Signeflinkart

E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Mateus 13:8

Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta. Mateus 13:23

Em seu último exemplo, a parábola do semeador nos mostra o caso das pessoas que reagem positivamente a palavra de Deus.

Toda pessoa que reage bem a palavra de Deus produz frutos para o seu reino.

Não digo que isso ocorrerá imediatamente, mas, a pessoa sempre se move em direção a isso. Primeiro ela demonstra frutos de arrependimento como ensinou João Batista:

Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; Mateus 3:8

Consequentemente a pessoa que gera frutos de arrependimento genuíno vai agora direcionar sua vida em prol de levar o evangelho para outras pessoas de alguma forma.

A maioria dos cristãos não tem intenção nenhuma de levar o evangelho para ninguém.

Seguem suas vidas e seus sonhos do jeito que querem e seu cristianismo se resume a ir a igreja aos fins de semana. Isso não é correto e nem bíblico.

Quando Cristo voltar ele vai cobrar de nós os “talentos” que nos deu que são nossas capacidades para produzir frutos para reino dele que nós simplesmente deixamos de investir nosso tempo, dinheiro e energia. Isso fica mais explícito em Mateus 25:14-30.

parábola do semeador
Arte criada por Jonah Onix

Conclusão

Em conclusão eu digo que, infelizmente esse é o nosso cenário atual: muita gente na igreja que não produz fruto nenhum para Deus fazendo com que o reino de Deus não avance e seu nome não seja glorificado.

Se você, assim como eu, está no grupo dos que sonham e buscam pelo reino de Deus aqui na terra eu glorifico a Deus por sua vida porque se ainda não produziu fruto logo logo você vai produzir.


Se você, porém, acredita que não tem interesse nenhum na palavra de Deus (o que é difícil já que você leu este artigo até aqui), ou acredita que não tem sido constante na vida cristã, ou tem ficado mais ocupado com as coisas desta vida do que com o reino de Deus eu sugiro que leia meu artigo chamado:

O que é o evangelho? Se não foi este o evangelho que você aprendeu você pode ainda estar perdido!


Estude meu artigo sobre o evangelho para se certificar de que aprendeu o verdadeiro evangelho baseado na palavra de Deus e não um falso evangelho onde se foca apenas no amor de Deus e não na sua justiça e na gravidade do pecado.

Espero muito que você tenha entendido bem a parábola do semeador. Deus abençoe grandemente.

Se você Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência Clique na Imagem Abaixo Para Conhecer um Método Simples e Prático Que Está Abençoando a Vida de Vários Pregadores da Palavra.

Pregador vocacionado

 

Deixe um comentário