Batismo nas águas: Sem isso seu batismo não valerá de nada

Você já viu como é um batismo nas águas? Já se batizou?

Se você ainda não se batizou leia este artigo antes de se batizar para não acontecer de você achar que está agradando a Deus quando na verdade está apenas com medo de ser condenado por não se batizar.

Agora caso já tenha se batizado eu recomendo ler também para que você possa ensinar aos que estão para se batizar.

Desta forma você cumprirá a vontade de Deus para sua vida que é instruir os mais novos na e então Deus te abençoará por isso.

O que é o batismo nas águas?

O batismo nas águas é uma ordem de Jesus para todo aquele que se diz ser seu seguidor.

Batismo significa “mergulho” ; “imersão” e representa o inicio de uma nova vida com Deus.

O batismo é extremamente necessário para demonstrar que somos salvos porque ele é uma ordem de Jesus conforme ele nos ensina em Mateus 28:19-20.

Apesar disso o batismo não é algo que acrescenta a salvação que apenas Cristo pode nos dar por meio de sua morte na cruz.

Somos salvos pela fé em Cristo que nos leva ao arrependimento apenas.

Uma vez que você verdadeiramente se arrepende dos seus pecados, você automaticamente deseja obedecer a Cristo em tudo e isso inclui o batismo.

Uma pessoa que não deseja obedecer esta ordem provavelmente não será salva não pela falta do batismo em si mas na falta de fé para obedecer ao que Cristo nos ensinou.

O batismo nas águas no antigo testamento

No antigo testamento não havia batismo nas águas, porém existe uma história do povo Israelita que Paulo utiliza para nos explicar o que é o batismo.

E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, 1 Coríntios 10:2

Mar vermelho
Arte feita por Eitan Daniel

Quando os israelitas saem do Egito em direção a uma nova vida na nova Canaã eles passam pelo mar vermelho como se ali estivessem sido batizados.

É como nós saindo do mundo e anunciando que estamos indo com Deus à uma nova terra celestial.

Que fique claro, porém que o fato de eles terem sido “batizados” a maioria deles pereceram e não entraram na nova terra conforme Paulo lembra no mesmo capítulo:

Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto. 1 Coríntios 10:5

Da mesma forma que muitos Israelitas se perderam, o batismo nas águas não nos garante salvação.

Obedecer a Deus uma vez não prova que fomos transformados por ele. Uma vida nova com Deus é demonstrada por uma vida de obediência à Cristo como ele mesmo ensinou no evangelho de João:

Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. João 14:24

Conheça sua bíblia de capa a capa


O que fazer antes de se batizar?

Passo 1 – Ouvir o evangelho

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17

Antes de tudo você precisa ouvir o verdadeiro evangelho para que possa crer e se batizar.

Eu digo “verdadeiro” porque existe falsos evangelhos que não provém da palavra de Deus, mas de pessoas equivocadas quanto aos ensinamentos das escrituras.

Eu convido você a dar uma olhada no meu artigo chamado: O que é evangelho? – Se não foi este evangelho que você aprendeu você pode ainda estar perdido.

Desta forma você pode confirmar se aprendeu o verdadeiro evangelho conforme o que a bíblia ensina para não viver com a dúvida a respeito da mensagem que ouviu.

O que é evangelho

Passo 2 – Creia no evangelho

Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados. João 8:24

Não basta apenas ouvir a mensagem, é necessário crer nela verdadeiramente.

Eu diria que a maioria dos cristãos pararam no “ouvir”. Isso porque a maioria não demonstra sua fé por meio de suas obras.

A maioria se detém ao básico que é frequentar a igreja que se batizou como se isso fosse demonstrar uma fé salvadora.



Para saber mais sobre as atitudes e acontecimentos que ocorrem com os verdadeiros salvos lei meu artigo chamado: Como saber se sou salvo. Preocupe-se se esta lista não te descrever.

Passo 3 – Se arrepender verdadeiramente

Este fato ocorre quase que simultaneamente após você crer no verdadeiro evangelho.

Demonstra que você reconhece quem Deus é quem você é, ou seja, o estado em que se encontra.

Isto ocorreu com o ladrão da cruz. No verso seguinte que é sua fala ao outro ladrão crucificado ele deixa claro que Jesus era e quem ele era:

E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este (Jesus) nenhum mal fez. Lucas 23:41

Reconhecendo seus pecados e atribuindo justiça a Cristo o ladrão mostrou que tinha a fé de hebreus 11 que diz:

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11:1

O ladrão da cruz não via ali provas visíveis da justiça de Cristo, mas através da sua fé ele sabia que ele era o justo enviado por Deus.

Como resultado: disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. Lucas 23:43

Como o ladrão foi ao paraíso se ele não se batizou? Isso porque o batismo não é o mais importante. O mais importante é crer verdadeiramente em Cristo e se arrepender.

Após isso, como sinal de submissão as suas ordens você deve se batizar se possível claro.


Não foi o caso do ladrão da cruz.

O perdido batizado

O caso contrário aconteceu com Judas Iscariotes.

Ele provavelmente era batizado já que em João 4:2 está escrito que quem batizava mais era os discípulos de Jesus e não ele próprio.

Eles não batizariam sem terem sidos batizados antes.

Apesar de ter sido batizado, Judas Iscariotes se perdeu por ter amado o dinheiro mais do que a Cristo, ter permitido satanás entrar em seu coração e por trair Jesus (Lucas 22:3).

De um lado temos um ladrão que não se batizou, mas creu e foi salvo. Do outro outro ladrão que se batizou, mas não creu e foi condenado.

Fica provado aqui então que o que salva é a fé em Cristo Jesus apenas e que o batismo nas águas não é um passaporte para o céu, mas apenas uma das diversas formas de mostrarmos nossa obediência que é fruto da nossa fé.

batismo nas águas

Batismo nas águas – Conclusão

Em conclusão, se você já se batizou procure saber se…

  • você ouviu o verdadeiro evangelho

  • você creu verdadeiramente

  • arrependimento genuíno acompanhou e acompanha sua fé.

Não esqueça que batismo não é passaporte para o céu, mas é uma das diversas formas de demonstrarmos nossa fé já que esta é uma ordem do próprio mestre Jesus.

Caso você ainda não tenha se batizado, creia no verdadeiro evangelho de Cristo que consiste no seu sacrifício na cruz pagando a dívida dos nossos pecados para que sejamos salvos e tenhamos uma vida excelente no céu e não na terra.

Demonstre sua fé através de arrependimento e louvor a Deus. Que Ele te abençoe nesse inicio de jornada cristã.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

Deixe um comentário