Isaías 36: É assim que o diabo vai tentar te enganar

Através da história do rei Ezequias em Isaías 36 eu vou te mostrar exatamente como o diabo engana as pessoas.

Muitas pessoas tem um entendimento fraco a respeito do diabo.

Elas pensam que basta ter em Deus e tudo ficará bem porque “em um escolhido de Deus o inimigo não toca” elas dizem.

De fato a fé em Deus nos basta. O problema é que geralmente quem fala isso está tentando verbalizar uma fé que não possui de fato.

Isso porque o próprio apóstolo Paulo foi “tocado por ele” se é que posso dizer assim quando lhe é colocado um espinho na carne como ele nos ensina:

Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. 2 Coríntios 12:7

E sobre satanás o mesmo apóstolo também disse: pois não ignoramos as suas intenções. 2 Coríntios 2:11

Portanto, não podemos ignorar que o diabo possui poder mesmo que o nosso Deus possua muito mais. Ignorar isso não mostra nossa fé, mas nossa ignorância.

Neste artigo eu vou te mostrar exatamente como o diabo engana a muitos através da história de Isaías 36.

Desta forma você saberá quão grande é sua fé para que ande com convicção da sua salvação.

Introdução

O rei Ezequias era descendente de Davi da tribo de Judá. Sua história se encontra em 2 Reis 18-20; 2 Crônicas 29-32; Isaías 36-39.

Este rei havia tomado um rumo diferente da maioria dos reis de judá. Ele decidiu obedecer a Deus.

No capítulo 29 de 2 Crônicas o rei Ezequias reabre e purifica o templo em Jerusalém e exorta o povo à santificação.

Ele obedece tanto a Deus que chega ao ponto de enviar cartas para todo povo de Israel para que estes abandonem seus pecados e se convertam (2 Crônicas 30:6).

Este comportamento nos lembra o comportamento de um verdadeiro cristão.

Quando somos fiéis a Deus tudo o que mais desejamos é nos purificar (assim como Ezequias purificou o templo que hoje é o nosso corpo), exortar o povo a conversão e santificação como fez este rei de Judá.

Sem contar que no capítulo 31 o rei Ezequias destrói todos os altares e ídolos que havia feito o povo pecar. É como o cristão que abandona tudo o que o leva a pecar contra Deus para que não o atrapalhe.

Portanto é extremamente importante que nos identifiquemos com tais atitudes porque elas demonstram que existe uma fé genuína dentro de nós.

Desta forma se cumprirá em nossa vidas o que o apóstolo Paulo ensinou aos romanos:

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Romanos 8:28


O versículo é claríssimo. É uma benção reservada apenas para os que amam a Deus como o rei Ezequias.

Isaías 36 – A intimidação do inimigo

E aconteceu no ano décimo quarto do rei Ezequias, que Senaqueribe, rei da Assíria, subiu contra todas as cidades fortificadas de Judá, e as tomou. Isaías 36:1

Apesar de todos os grandes feitos do rei, seu inimigo assírio o cerca para tentar destruir Jerusalém.

Isso nos ensina algo: o fato de cumprirmos a vontade de Deus não nos isentara de grandes lutas.

Como disse Jesus: […] no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

Não espere uma vida de conforto aqui na terra. Você viverá grandes lutas servindo ou não a Deus. A diferença é que se servir ele te dará grandes vitórias e você crescerá ainda mais na fé.

Senaqueribe agia como satanás

Nos versos seguintes de Isaías 36 o rei Ezequias envia Hiliquias para falar pelo rei ao homem enviado por Senaqueribe chamado Rabsaqué.

Por meio dele Senaqueribe faz uma pressão psicológica no rei.

Diz coisas como: Que confiança é esta, em que esperas? E também algumas mentiras como: O Senhor mesmo me disse: Sobe contra esta terra, e destrói-a.

Perceba que Senaqueribe fala coisas que lembram o próprio satanás que deseja te encher de dúvida para que você não confie mais em Deus.

Como nos ensino João em sua primeira carta:

Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno. 1 João 5:19

Ele faz isso com o mundo inteiro e vai tentar fazer isso com você também.

Ao ouvir as ameaças de Rabsaqué (representante de Senaqueribe), Hiliquias (representante do rei Ezequias) pede que ele fale em siríaco parar que o povo judaico que estava próximo a eles não escutassem.

Ao saber disso ele aumenta as ameaças e diz coisas como: Porventura mandou-me o meu senhor ao teu senhor e a ti, para dizer estas palavras e não antes aos homens que estão assentados sobre o muro, para que comam convosco o seu esterco, e bebam a sua urina? Isaías 36:12

As ameaças de Senaqueribe eram muito fortes porque o povo Assírio eram conhecidos como um povo cruel que humilhava seus inimigos.

Tanto que foi por isso que o profeta Jonas não queria que Deus os perdoasse e os polpassem da sua ira no livro de Jonas.

Profeta Jonas
Profeta Jonas – Arte criada por Carlos Varejão

Da mesma forma você sabe que o diabo tem destruído pessoas, casamentos, famílias e nações inteiras.

Você sabe disso e sabe que não pode ignorar um inimigo como este.

Isaías 36 – A lábia do inimigo para te intimidar:

Ameaça 1

Veja o que disse o rei da Assíria para o povo de Deus que estava próximo dos homens de Ezequias e de Rabsaqué:

Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos poderá livrar. Isaías 36:14

Como pôde ver o rei da assíria pede que o povo não acredite no seu rei porque este não o poderia livrar dele.

É como se o diabo dissesse o mesmo a você a respeito do seu rei que é Jesus. Como se dissesse: Não pense que Jesus te livrará porque ele não pode!

Quanto a isto a bíblia diz:

Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo. 1 João 3:8

Cristo é o teu protetor e libertador. Ele destrói as obras do diabo e destruíra qualquer obra contra tua vida se você crêr!

Pregador vocacionado

Ameaça 2

Nem tampouco Ezequias vos faça confiar no Senhor, dizendo: Infalivelmente nos livrará o Senhor, e esta cidade não será entregue nas mãos do rei da Assíria. Isaías 36:15

É como se o diabo dissesse: nem o teu Deus livrará você e seus parentes das minhas mãos.

A cidade estava ameaçada e o povo judeu temia por sua família, mas assim como eles não tinham o que temer assim você também não porque está escrito:

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente na angústia. Salmos 46:1

Isaías 36 – A proposta do inimigo

Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assíria: Aliai-vos comigo, e saí a mim, e coma cada um da sua vide, e da sua figueira, e beba cada um da água da sua cisterna;


Até que eu venha, e vos leve para uma terra como a vossa; terra de trigo e de mosto, terra de pão e de vinhas. Isaías 36:16,17


Senaqueribe propõe que o povo se renda e aceite que vão em paz a terra à Assíria onde eles teriam o que comer e o que beber.

Da mesma forma o diabo pede que você se renda às suas paixões carnais e fique em paz com o pecado já que isto “te faz tão bem” (só que não).

Não se deixe enganar com tentações como estas porque foi desta forma que Eva caiu no Éden ao acreditar nos supostos “benefícios” do pecado(Gn 3:5).

Não se engane pois a bíblia alerta:

Pois o salário do pecado é a morte […] Romanos 6:23

Este é o resultado que o pecado gera: a morte. Não há benefícios. Apenas tristeza e dor.

Isaías 36 – O clamor do servo fiel

Então Eliaquim, filho de Hilquias, o mordomo, e Sebna, o escrivão, e Joá, filho de Asafe, o cronista, vieram a Ezequias, com as vestes rasgadas, e lhe fizeram saber as palavras de Rabsaqué. Isaías 36:22

E aconteceu que, tendo ouvido isso, o rei Ezequias rasgou as suas vestes, e se cobriu de saco, e entrou na casa do SENHOR. Isaías 37:1

Após descobrir todas as ameaças o rei Ezequias se humilhou debaixo da mão de Deus e entrou na casa do Senhor para buscá-lo.

Vale lembrar que ele não foi só a casa do Senhor para buscar sua proteção. Ele já fazia isso sempre antes do problema diferente de grande parte das pessoas que só buscam a Deus quando tudo está mal.

Perceba bem, o rei não ficou falando frases prontas como: o sangue de Jesus tem poder… ou… o maligno não toca em um escolhido de Deus.

Ele sabia que estava ameaçado, se humilhou e orou muito. Além disso foi consultar o profeta Isaías.

É isso que você deve fazer ao perceber que está sendo atacado pelo inimigo como está escrito:

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 1 Pedro 5:8

É assim que você deve se comportar: como quem reconhece os ataques do inimigo contra você, sua família, amigos e igreja e clama pela ajuda do Senhor porque sozinho você é fraco, mas com Cristo e apenas com Cristo você será vencedor.

Eu tenho outro artigo que fala sobre os ataques do inimigo chamado: Como vencer a tentação igual Jesus. Clique aqui se quiser entender mais sobre isso.

Como vencer a tentação

Isaías 36 – A resposta de Deus

E Isaías lhes disse: Assim direis a vosso senhor: Assim diz o SENHOR: Não temas à vista das palavras que ouviste, com as quais os servos do rei da Assíria me blasfemaram. Isaías 37:6

Eis que porei nele um espírito, e ele ouvirá um rumor, e voltará para a sua terra; e fá-lo-ei cair morto à espada na sua terra. Isaías 37:7

Porque eu ampararei esta cidade, para livrá-la, por amor de mim e por amor do meu servo Davi. Isaías 37:35

Resumidamente Deus responde por meio do profeta Isaías dizendo que ele livrará Jerusalém após Ezequias ter clamado a ele por amor de Davi.

Nada me faltará
Arte criada por Floren Cuevas

Repare que ele cita o rei Davi que foi aquele que viveu segundo o seu coração por conta de sua obediência. É uma figura de Cristo para nós.


Apenas Jesus é perfeito e cumpriu todas as exigências da lei.

Não é por causa da nossa falha obediência que seremos ouvidos, mas por causa da obediência de Cristo.

Por conta dos méritos dele é que seremos livrados por Deus.

Sim, eu disse que era importante que obedeçamos a Deus como Ezequias, mas não para merecer a benção dele. Nós o obedecemos porque somos seus filhos e é estes que ele abençoa por meio dos méritos de Cristo Jesus.

Isaías 36 – O livramento de Deus

Então saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, quando se levantaram pela manhã cedo, eis que todos estes eram corpos mortos. Isaías 37:36

Assim Senaqueribe, rei da Assíria, se retirou, e se foi, e voltou, e habitou em Nínive. Isaías 37:37

E sucedeu que, estando ele prostrado na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, o feriram à espada; escaparam para a terra de Ararate; e Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar. Isaías 37:38

Que grande livramento não é mesmo?

No livro de gênesis um anjo luta com Jacó e este tem muito trabalho para vencê-lo (Gn 32:24). Aqui porém um anjo apenas destruiu todo exército Assírio de uma vez só. Imagine essa cena.

Jacó segurou o anjo
Arte feita por Louiz Brito

Imagine também a cara de assombro do rei ao se levantar de manhã e ver todos seus soldados caídos e ensanguentados no chão.

Trêmulo ele retorna para casa e é morto pelos próprios filhos dando a entender que era um sucesso nas guerras, mas um fracasso na família.

Pior do que um fim como este tem satanás seu inimigo:

E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Apocalipse 20:10

Seu inimigo já está derrotado. O que ele quer é apenas levar uns com ele. Nunca esqueça disso, mas que isso não seja algo que o desmotive a orar por livramento como fez Ezequias.

Conclusão

Em conclusão, este texto de Isaías 36 e 37 é excelente para refletirmos a forma pela qual o diabo nos ameaça, suas propostas e o quão vale mais a penas sermos fiéis a Deus.

Não se esqueça dos pontos importantes que aprendeu neste artigo:

  • Obedeça a Deus, se santifique e evangelize como fez Ezequias;

  • Lembre-se que o fato do diabo ser infinitamente menor que o teu Deus não te isenta de clamar a ele pedindo que o livre do mal;

  • Não espere merecer as bençãos de Deus. Ele te livrará por conta dos méritos de Cristo.

Siga todos estes ensinamentos e não desista da sua família caso sinta ela ser ameaçada por satanás.

lembre-se que ao livrar Jerusalém o rei Ezequias automaticamente livrou também sua família e isso Deus também fará com você. Creia e obedeça!

Se você Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência Clique na Imagem Abaixo Para Conhecer um Método Simples e Prático Que Está Abençoando a Vida de Vários Pregadores da Palavra.

Pregador vocacionado

 

12 comentários em “Isaías 36: É assim que o diabo vai tentar te enganar”

  1. Nesse momento estava fazendo um devocional com Deus, chorei e clamei o mais profundo que há dentro de mim. Pedir a ele socorro pq eu não aguento mais.
    E pedir a ele que falasse comigo,abrir a biblia e caiu 36 em Isaías ,pesquisei na internet se alguém tinha alguma msg dentro desse livro é capítulo.
    Deus falou e me mostrou tanto, e eu ano questionando tanto um versículo que eu tenho falado a Deus direto. Conseguir entender algumas coisas.
    Deus é o meu senhor, a palavra dele basta! ❤️

    Responder
  2. Nesse momento estava fazendo um devocional com Deus, chorei e clamei o mais profundo que há dentro de mim. Pedir a ele socorro pq eu não aguento mais.
    E pedir a ele que falasse comigo,abrir a biblia e caiu 36 em Isaías ,pesquisei na internet se alguém tinha alguma msg dentro desse livro é capítulo.
    Deus falou e me mostrou tanto, e eu ano questionando tanto um versículo que eu tenho falado a Deus direto. Conseguir entender algumas coisas.
    Deus é o meu senhor, a palavra dele basta!

    Responder
  3. Enquanto eu lia, parecia que eu estava ouvindo uma pregaçao na minha igreja, que palavra tao linda e edificante para os dias que estamos vivenciando hj, Deus abençoe sua vida !

    Responder

Deixe um comentário