Como interpretar a bíblia: Você Estará Arruinado se Não Entender a Bíblia Corretamente

Se nós soubéssemos a importância de saber como interpretar a bíblia corretamente nós não fugiríamos de um assunto tão sério como este.

É por esta razão que o número de heresias e de igrejas bizarras tem crescido tanto nos últimos anos.

Como resultado, o evangelho tem sido motivo de chacota e piada pela maioria tanto no mundo real como no digital.

Isso faz com que o coração dos perdidos fica ainda mais endurecido dificultado a e o acréscimo de almas convertidas para o reino de Deus.

Isso dificulta as pessoas levarem a sério uma mensagem tão importante como o evangelho de Jesus Cristo.

Nesse artigo eu vou te mostrar como aprender interpretar a bíblia corretamente para não cair no engano das heresias atuais.

Você vai saber a importância deste assunto e vai se sentir mais confortável em estudar a bíblia em casa.

Porque interpretar a bíblia?

Apesar de a bíblia ser divina e inspirada pelo próprio Deus ela não caiu pronta do céu. Ela foi escrita por homens de uma determinada época através de uma determinada língua.

Não da pra tratarmos este livro como uma revista de banca de jornal publicada ontem no nosso contexto histórico e na nossa língua.

Segue então cinco motivos do por que você precisa interpretar a palavra de Deus corretamente.

Distanciamento temporal

O distanciamento temporal levanta muitas dificuldades para entender uma biblioteca de livros tão antigos (já que contém 66 livros) como a bíblia sendo que o primeiro foi escrito a cerca de 4000 anos e o último foi escrito a cerca de 2000 anos.

Não da pra ignorar as dificuldades que nós teremos para entender um livro tão antigo como este.

Distanciamento contextual

O distanciamento contextual também nos dificulta no seu entendimento.

A bíblia foi escrita no antigo oriente médio. Ela contém povos com visões e culturas muito diferentes das que estamos habituados.

E para dificultar ainda mais as culturas da época, como por exemplo, a cultura judaica, é muito diferente da que existe hoje.

Distanciamento linguístico

Parece óbvio, mas não podemos esquecer que a bíblia não foi escrita em português. Não foi escrita por brasileiros e nem necessariamente para brasileiros.

O distanciamento linguístico é o que faz muitas interpretações equivocadas surgirem.

Foi escrito por três línguas “mortas”, ou seja, diferentes das que temos hoje já que o  grego e hebraico da bíblia não é igual ao que temos hoje e o aramaico provavelmente ninguém mais fala.

Além de ser um livro escrito há 2000 anos, em uma cultura que não existe, a bíblia foi escrita através de três línguas que não existem mais.

Distanciamento autoral

Além disso, hoje não temos acesso aos seus autores já que estão mortos.

Se alguém te manda uma mensagem no whatsapp que não ficou clara você pode simplesmente perguntar para esta pessoa o que ela quis dizer.

Nós, porém, não podemos fazer o mesmo quanto a alguma dúvida que temos sobre as cartas de Paulo que não nos ficou claras.

De fato hoje nós (ou alguns de nós) temos o Espírito Santo que inspirou as cartas, mas isso não nos tira a tarefa de ralar para interpretar a bíblia.

Você não precisa de faculdade de teologia para entender a bíblia, mas isso não é desculpa para não se esforçar para estudá-la.

Jesus disse vinde a mim aos cansados e oprimidos. Os preguiçosos vão ter com a formiga.

Interpretações erradas pode nos condenar

E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;

Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.

2 Pedro 3:15,16

Se o próprio apóstolo Pedro que era cheio do Espírito Santo encontrou dificuldades nas cartas de Paulo, quanto mais eu e você.

Nesses versículos ele deixa claro também que algumas pessoas distorciam o que Paulo escrevia e, por conta disso, eles se perdiam.

Se nós não interpretarmos bem a bíblia estaremos arruinados como eles porque dependendo da forma que entendermos as escrituras nós vamos tomar atitudes que podem ou não agradar a Deus.

Sendo assim não vai adiantar ler a bíblia se a distorcemos com interpretações equivocadas.

Não me leve a mal

Com isso eu não estou te desencorajando a ler e estudar a bíblia.

A bíblia da forma que esta já é o suficiente para sua salvação e santificação. Não existe necessidade do estudo de teologia para os principais assuntos da fé.

O que existe é necessidade de se estudar teologia principalmente para entender supostas contradições que muitos ateus se utilizam para atacar os cristãos e que muitas das vezes nós não conseguimos dar a resposta mais correta.

O que não podemos fazer também é desvalorizar a teologia como se ela fosse algo ruim ou que tirasse de nós a alegria do Espírito Santo.

“A teologia não esfria o crente, só apaga o falso fogo.” – Yago Martins

Como interpretar a bíblia sagrada

Orar e Labutar

O lema que os antigos utilizavam para interpretar as escrituras era o termo latim orare ate labutare, que significa: orar e labutar.

Orar

Como entender a biblia

Por que precisamos orar? Porque a bíblia é um livro divino, ou seja, inspirado pelo Espírito Santo como nos mostra a carta de Pedro:

Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:21

Sendo assim precisamos da luz do Espírito Santo e de sabedoria do alto para interpretar.

É claro que não adianta só orar. Na maioria das vezes quando pedimos algo a Deus nós oramos e cremos que vamos conseguir através da fé em Deus em nossas atitudes…

Labutar

Como já havia dito antes, apesar de ser divina, a bíblia foi feita por homens, em um contexto histórico, em uma determinada época e escrita através de determinadas línguas.

Então é importante ler a palavra, ler comentários, dicionário bíblicos, etc.

Foi dessa forma que o povo da reforma interpretou a bíblia. Creio que é uma forma interessante para nós já que naquela época o número de heresias era infinitamente menor do que o que temos hoje.


Aprenda Hebraico

Salvador

Entenda o tema central do livro

Quando lemos a bíblia sabendo o tema central do livro nós conseguimos ter uma interpretação mais próxima do que Deus quer falar.

Sendo assim precisamos entender o enredo, ou seja, o tema principal de toda bíblia.

E qual seria o tema principal da bíblia?

O tema principal é a história da redenção por intermédio de Cristo.

A bíblia fala sobre o que Deus faz pelo homem através da morte, sepultamento, ressurreição, ascensão e exaltação do seu filho Jesus.

Esse é o tema principal da bíblia.

A bíblia é sua melhor interprete

Simples assim. A bíblia se interpreta por si só, ou seja, textos mais fáceis interpretam textos mais difíceis.

Quando você encontrar um texto bíblico difícil de entender você precisa procurar na própria bíblia outros textos mais fáceis para interpretar. Por exemplo:

E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; […] Apocalipse 12:4

Ao ler um versículo como este pela primeira vez nós ficaríamos assustados pensando: Como pode um dragão com sua cauda arrastar estrelas sendo que algumas das estrelas do espaço são tão grandes quanto os planetas?

Um texto mais difícil como este, até porque é um texto profético, ficaria mais simples se lermos também este outro do mesmo livro:

[…] As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, […] Apocalipse 1:20

Através desse texto ficou claro que estrelas aqui se referem aos anjos que estavam no céu. Sendo assim “arrastar” tem mais a ver com “convencer” no intuito de causar uma rebelião no céu.

Sendo, assim a bíblia é sua melhor interprete.

Quanto mais vezes você ler a bíblia inteira mais fácil você vai interpretá-la desta forma.

Se você ainda não leu ela inteira eu te convido a baixar meu ebook gratuito clicando neste link: O Guia Definitivo Para Você Nunca Mais Passar um Dia Sem Ler a Bíblia.


O antigo testamento é interpretado à luz do novo testamento

É importante frisarmos essa regra para não esquecermos de que fazemos parte de uma nova aliança feita na cruz.

Se lermos uma passagem sobre os sacrifícios no antigo testamento pela primeira vez sem esta regra de interpretação nós iremos pensar que ainda hoje isso é necessário que isso seja feito.

Agora quando vamos ao novo testamento nós vemos que Cristo foi nosso sacrifício perfeito. Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Desta forma você lê o antigo testamento a partir do novo.

O texto quer dizer o que o autor quer dizer

Sempre leia um texto na bíblia com o seguinte pensamento: qual foi a intenção do autor ao escrever isso?

Não procure sentidos ocultos como alguns fazem através da numerologia.

Leve em conta o plano de fundo histórico para entender melhor o que o autor quis ensinar com a passagem que você leu.

O sentido natural deve se preferido ao sentido figurado

Quando encontrar algum sentido figurado na bíblia verifique se o natural não é melhor.

Esgote os sentidos figurados para entender o que os autores queriam dizer.

A não ser que seja óbvio que seja figurado como quando Jesus diz: Eu sou a porta.

Nós sabemos que ele não é uma porta, não tem maçaneta e nem é de madeira. É claro que é uma metáfora que mostra que ele é o meio de se a chegar a Deus.

Mas também não da pra desconfiar de tudo como se inferno não fosse inferno, cruz não fosse cruz, vida eterna não fosse eterna.

Isso só causa mais confusão e dor de cabeça. Sempre prefira o sentido literal.

O texto deve ser interpretado à luz do seu contexto

Texto fora do contexto vira pretexto para uma heresia.

Por isso aquelas caixinhas de promessa não são legais de se ler. Aquelas caixas que todo dia você lê um versículo isolado.

A bíblia não foi feita para você ler versículos isolados. Ela foi dada para ser lida inteira. Por isso eu sempre prefiro ler a bíblia inteira ao invés de apenas trechos que gosto aleatoriamente.

Desta forma fica mais fácil entender a palavra de Deus.

Eu tenho um artigo sobre como você pode entender a bíblia. Caso tenha interesse em se aprofundar neste assunto clique no link: Como Ler A Bíblia: 3 Dicas Poderosas Para Estudar A Palavra De Forma Eficaz



Sempre procure saber o contexto, ou seja… Quem falou? Pra quem falou? Quando falou? E como já foi dito… Qual a intenção do autor?

Estude tudo o que a bíblia tem a dizer sobre o assunto

Sempre que achar um versículo difícil de interpretar procure entender tudo o que a bíblia fala sobre o mesmo assunto.

Por exemplo, veja este verso como Jesus estava explicando a doutrina da ressurreição:

E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. Lucas 24:27

Como mostra o versículo, Jesus utiliza o antigo testamento para explicar tudo o que a bíblia dizia ao seu respeito.

Desta mesma forma você vai conseguir interpretar com mais facilidade qualquer assunto na bíblia ao invés de muitos por ai que criam novas doutrinas baseadas em um único versículo.

Conclusão

Em conclusão, eu diria que saber como interpretar a bíblia é importante por que…

  • Refere-se a um livro muito antigo


  • Interpretações erradas podem nos levar a condenação


  • Precisamos aprender a conversar de igual para igual com os ateus que nos atacam com supostas contradições (isso não significa que devemos ter resposta pra tudo já que eles também não tem)


  • E para evitarmos criar novas doutrinas sem firme fundamento

Se você gostou deste conteúdo não se esqueça de compartilhar com seus amigos que tem interesse em se aprofunda um pouco mais na palavra.

Especialista em exegese bíblica ensina como interpretar a bíblia de forma totalmente diferenciada para você não se preocupar mais com problema de tradução que algumas versões trazem.

Aprenda de uma vez por todas hebraico bíblico e cultura judaica com um método totalmente inovador e de adeus as dificuldades de interpretação nas versões bíblicas tradicionais. Clique na imagem abaixo.


Aprenda Hebraico

Deixe um comentário