Músicas do mundo e músicas seculares estão corrompendo sua mente

Tá cheio de músicas do mundo no seu celular? Será que o cristão não pode escutar nenhuma música que não vise a adoração de Deus e edificação da igreja?

Muitos fazem distinção de música separando apenas em música do mundo e música de Deus onde se você não adora a Deus então é a outro que você está adorando.

Creio que esse não seria o pensamento bíblico sobre o assunto e para que você não fique mais com dúvidas nesta questão eu resolvi escreve esse texto onde falo apenas disso com base bíblica e realista.

Fique até o final deste artigo para saber tudo o que precisa sobre isso para sair daqui mais consciente com relação as músicas que tem escutado.

Introdução – Nem todas as músicas são músicas do mundo

Não existe base bíblica para separarmos os tipos de músicas que existem.

De qualquer forma, eu acredito que o mais correto seria separar pelo menos em três categorias: músicas mundana, música secular e música cristã.

A música cristã seria toda aquela que exalta a Deus e edifica a fé da igreja.

Música secular seria aquela música que não tem objetivo de exaltar a Deus, mas que ao mesmo tempo não atrapalha na nossa edificação.

Por fim, música do mundo seria músicas que contém uma letra que atrapalha sua vida com Deus levando-o a acreditar e proferir ideais antibíblicas.

O livro de cantares, por exemplo é uma poesia que exalta as virtudes entre um marido e uma esposa.

Se poesias eram feitas assim ao ponto de se colocar na palavra de Deus como inspirada pelo Espírito Santo mesmo que na letra em si não fale diretamente sobre Deus será que estaríamos condenados ao ouvir uma música sobre o mesmo tipo?

Creio que não. Existem muitas músicas românticas que são belas, e não contém nenhuma apologia ao sexo ou imoralidade sexual.

Outro exemplo de música secular na bíblia você pode conferir na história do lamento de Davi sobre Jônatas seu amigo ao saber que este havia morrido escrita em 2 Samuel 1:17-27

O texto se trata apenas de um lamento de Davi ao saber da morte de Jônatas e seu pai Saul. Não tinha nada de adoração a Deus ou algo do tipo. Nem por isso Deus viu isso como pecado.

Apesar dos exemplos citados há muitos alertas que quero fazer não apenas em relação a músicas do mundo, mas também à musica secular que podem sim comprometer toda sua vida.

Vamos ver porque você não deve ouvir músicas do mundo, porque evitar músicas seculares e preferir sempre as cristãs.

Porque você não deve ouvir músicas do mundo.

Motivo 1 – Músicas do mundo nos faz perder a fé em Deus.

Você se lembra de como satanás enganou Eva? Através de um diálogo onde a serpente colocava suas palavras acima das que Deus havia dito ao casal no Éden.

Deus havia dito:

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:17

A serpente, porém, disse:

[…] Certamente não morrereis.

Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. Gênesis 3:4,5

Primeiro Deus falou a consequência ruim do pecado e após isso a serpente além de dizer que a consequência não ocorrerá ela diz que o pecado traz benefícios.

É isso que eu vejo acontecer com as músicas mundanas.

Tais músicas estão cheias de letras antibíblicas e ideias malignas onde parece que quem faz o certo só se dá mal e quem peca é que se diverte e aproveita bem a vida.

Essas ideias costumam encher principalmente a cabeça do jovem que na maioria das vezes ama música e cada vez que uma ideia antibíblica é colocada em sua mente a sua fé vai morrendo pouco a pouco.

Isso porque colocamos em dúvida tudo aquilo que Deus nos ensinou em sua palavra.

E quanto mais duvidamos da sua palavra menos fé nós temos.

Motivo 2 – Músicas do mundo nos faz espalhar ideias antibíblicas.

Além de ter o poder de mudar a nossa mente com ideias malignas, esse tipo de música nos faz gostar tanto delas que chegamos ao ponto de compartilhar elas com mais pessoas.

Como pode isso? Somos chamados para espalhar as boas novas do evangelho e a palavra de Deus e não ideias malignas que desagradam a Jesus Cristo.

Pode até acontecer de não compartilharmos a música em si, mas compartilhar aquilo que a letra ensina o que seria ruim do mesmo jeito.

Sagradas escrituras

Motivo 3 – Porque não é isso que a bíblia nos ordena.

A música é algo que toma rapidamente nossa mente.

A maior prova disso é que é mais fácil decorarmos um versículo da bíblia que está na letra de um louvor do que abrir a bíblia e tentar de fato memorizar aquele versículo.

Pode ser que você saiba vários versículos decorados por conta dos louvores que escuta, mas não se dá conta disso.

A bíblia nos orienta sobre o que deve ocupar nossa mente. O apóstolo Paulo nos ensina que:

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” Filipenses 4:8

Verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável e de boa fama é tudo que uma música do mundo não é.

Sendo assim, letras com um conteúdo desses não deveria sequer ocupar nosso celular, o que dirá nossa mente.

Conheça sua bíblia de capa a capa


Porque você deve evitar músicas seculares e preferir sempre as cristãs

Até então você já sabe que não existe um pecado em ouvir músicas seculares até porque o pecado é a transgressão da lei. Se é um pecado ouvir uma música assim qual lei da bíblia estaríamos transgredindo?

Apesar disso, existe alguns problemas em ouvir músicas assim principalmente se você costuma escutar várias assim.

Problema Nº 1: Uma música secular pode te levar à uma músicas do mundo.

Lembro de algumas vezes que eu parava no youtube para escutar uma música da banda Jota Quest chamada: “O sol”.

Até aí tudo bem não havia nada demais na letra. O problema é que a plataforma do youtube ao terminar o vídeo nos recomenda outras músicas da mesma banda ou de alguma parecida.

Aqui está o problema: o youtube recomenda os vídeos mais vistos por uma audiência que em sua maioria não pertence ao povo de Deus.

Ou seja, o youtube sempre vai ter uma música mundana para indicar a você e movido pelo costume de ouvir música você vai querer muito escutar até porque não vai saber se é mundana ou não (a não ser que o nome seja mundano logo de cara).

Problema Nº 2: Uma música secular toma seu tempo como qualquer entretenimento

Assim como jogar videogame, assistir séries, filmes, novela, desenhos, futebol e coisas desse tipo tomam seu tempo ouvir música secular também.

A música cristã pelo menos edifica sua fé, te faz pensa em Deus e nas suas ordenanças.

Eu geralmente quando não escuto louvores no ônibus eu dou preferência a ler um livro ou ouvir um audiobook.

Acredito que desta forma eu valorizo o tempo que gasto no transporte público.

Você deveria tentar fazer o mesmo pois sua vida passará depressa e no fim o que importa é o tempo que você vive para Deus e não para você mesmo.

cemitério

Problema Nº 3: Você pode confundir músicas seculares com músicas do mundo

É difícil isso acontecer, mas principalmente se você tem pouco conhecimento bíblico pode ser que na ignorância você chame uma música com uma ideia mundana de uma simples música secular.

Até que você descubra a verdade aquela ideia pode já está tão impregnada na sua mente que você demore a reconciliar até entender que acreditou em uma ideia antibíblica por tanto tempo.

Se você tem pouco conhecimento bíblico aí sim recomendo que passe longe de músicas assim. A música é um instrumento poderoso de influência e você não pode ser inocente ao ponto de se deixar levar por tais influências.

Conclusão

Quando o assunto é evitar a aparência do mal conforme está escrito em 1 Tessalonicenses 5:22 uma boa dica é evitar músicas seculares o quanto puder e não escutar músicas do mundo de jeito nenhum.

Música é algo que vicia. Te leva a pensar de outra forma. Sem contar os ritmos que pode incitar a sensualidade.

Paulo nos ensina:

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” 1 Coríntios 6:12

Não se deixe dominar por nada mesmo que pareça lícito. Evite ir para shows de músicas que não agradam a Deus. Não frequente lugares assim.

Isso vai fazer toda diferença na sua vida espiritual. Deus abençoe grandemente sua vida.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

Deixe um comentário