Bezerro de ouro e a rebeldia do novo Israel: Eu e você

Se você já leu sobre essa história você já deve ter se perguntado: Como era tolo o povo de Israel. Como pode eles ter adorado um bezerro de ouro após ver tantos sinais do poder de Deus?

Nesse artigo você vai ver que a igreja moderna está cometendo exatamente os mesmos erros. Verá que quase não existe diferença nenhuma entre eles e nós.

É importante que saiba disso porque estamos no tempo do fim e a maioria dos cristãos está iludida achando que estão salvos quando na verdade estão se rebelando igual fez Israel nessa história.

Além disso, você vai aprender sobre o que acontece quando não lideramos bem nossa casa, igreja, discípulos ou qualquer outra pessoa que precisa de nosso auxilio.

Seus filhos, por exemplo. Eles estão no caminho do Senhor?

Você vai aprender que quando pessoas sob nossa responsabilidade se desviam é de nós que Deus nos cobrará no juízo final.

Leia até o fim para aprender tudo isso antes que alguém que você lidera se perca ao ponto de não haver mais esperança.

Bezerro de ouro – Introdução

A história do bezerro de ouro aconteceu quando Israel estava a caminho da terra prometida.

Moisés já lhes tinha dado as tábuas dos 10 mandamentos. Moisés havia subido ao monte onde o povo não poderia ir porque se alguém fosse com Moisés seria morto.

Aliás, a voz do próprio Deus assustava todo povo de Israel. Quanto mais sua presença poderosa. Existia uma distância entre Deus e o povo por conta dos pecados do povo.

como vencer o pecado
Arte feita por Eitan Daniel

Sendo assim, cabia a Moisés receber as leis e as ordens diretas de Deus e este as passava para o povo.

Moisés estava no monte a 40 dias e 40 noites. É nesse período que começa o capítulo 32 de êxodo que conta a história do bezerro de ouro.

Como Caso não tenha lido eu recomendo que leia aqui mesmo e veja os comentários que fiz sobre ele. Você vai ver que em pleno fim dos tempos esse capítulo tem muito a ver com a igreja de hoje.

O bezerro de ouro parte 1: Em busca de rápidas soluções

Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto

a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu. Êxodo 32:1

Aqui neste primeiro versículo o povo de Israel que havia sido tirado do Egito propõe a Arão que estes façam outros deuses.

Moisés havia subido ao monte, mas não disse quando exatamente iria voltar.

Sem contar que Israel já era acostumado a servir vários deuses no Egito quando eram escravos. Além disso, todas as nações ao redor de Israel eram idólatras.

Da mesma forma Jesus subiu aos céus e está à direita de Deus, mas não sabemos nem o dia e nem a hora que ele voltará.

A nossa falta de paciência no retorno de Cristo pode nos levar a imitar os perdidos que estão ao nosso redor.

Pode ser que você nunca tenha se prostrado diante de ídolo nenhum, mas será que você não tem falado como mundo ou se vestido como o mundo?

Será que não tem agido exatamente como o mundo age? Tem sido impaciente como o mundo que parece estar cheio de pessoas cada vez mais impacientes?

A verdade é que a igreja moderna tem se comportado de forma bem semelhante à do mundo. Eu e você precisamos ficar bastante atentos a isso para não cairmos nesse erro.

Atitudes dos perdidos

E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos.

Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão. Êxodo 32:2,3

Vemos aqui não só liderados perdidos, mas também um líder que nessa situação ficou perdido e se deixou levar pela pressão do povo.

O povo investiu na construção de algo que os afastaria de Deus. Quantas vezes nós também não gastamos tempo, dinheiro, bens, saúde e energia com aquilo que nos afasta de Deus não é mesmo?

Sem contar que quando somos líderes e cedemos a pressão dos nossos liderados tendemos a facilitar a vida destes não porque esta é a vontade de Deus, mas porque a nossa vontade naquele momento é aliviar a pressão que está sobre nós.

Isso é o que leva alguns pais terem filhos que fazem o que quiser, ou quem sabe pastores que levam as suas ovelhas a fazer o que elas quiserem desde que a igreja ainda se pareça uma igreja cristã.

Se você tem vivido algo parecido saiba que o verdadeiro cristão é aquele que está pronto a negar a própria vida para fazer a vontade de Deus; quanto mais viver sobre pressão de pessoas rebeldes.

Liderança com ousadia e coragem é o que Deus quer de nós. Arão cedeu à pressão vai pagou por isso. E você? Vai ceder também?

A criação do bezerro de ouro

E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.

E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao Senhor.

E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a folgar. Êxodo 32:4-6

Como se já não bastasse criar um falso deus, Israel ainda o proclama como o deus que os livrou dos egípcios. Ou seja, trataram o bezerro de ouro como a razão da existência de Israel.

Muitas pessoas hoje fazem o mesmo quando pensam que o dinheiro, o casamento, a família, ou qualquer outra coisa de grande valor é a razão da sua existência e da sua maior alegria.

ídolos não são apenas os físicos. Qualquer coisa que você amar mais do que a Deus vira um ídolo para você. Não se esqueça disso.


Aprenda Hebraico

O bezerro de ouro parte 2: Onisciência e intercessão

Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido,

E depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito. Êxodo 32:7,8

Bezerro de ouro

Aqui Deus não diz que o povo foi tirado do Egito por ele. Ele aponta que foi Moisés é quem os tirou do Egito mesmo que ele tenha sido só o instrumento. Porque ele faz isso?

Acredito que aqui Deus está lembrando Moisés que a responsabilidade maior de guiar o povo é dele e não de Arão que ficou com esta tarefa por um tempo.

Da mesma forma querido, saiba que a responsabilidades de conduzir seus filhos, ovelhas ou discípulos é sua e não de alguém que possa estar te auxiliando nisso.

Entenda que quando qualquer pessoa que está sob sua responsabilidade se desvia é você quem Deus vai cobrar.

Fica de olho nos seus filhos. Moisés teve muita intimidade com Deus e o povo mesmo assim se desviou. Você carece de muita intimidade com Deus para levar seus filhos a uma fé verdadeira e não apenas uma frequência dele nos cultos.

A ira de Deus

Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz.

Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação. Êxodo 32:9,10

Deus tinha razão de estar irado com o povo. Ela já os havia abençoado com o livramento no Egito e mesmo assim eles se rebelavam contra ele.

Da mesma forma Deus hoje está irado com todos aqueles que não lhe obedecem como Paulo escreveu aos efésios:

Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Efésios 2:3

Deus liberta a qualquer um que crê através do livramento que Cristo conquistou na cruz e mesmo assim o mundo inteiro se rebela contra sua vontade.

Não seja ignorante achando que só porque Deus é amor que ele não se ira. Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias. Salmos 7:11

Por conta desta ira Deus oferece a Moisés uma espécie de oportunidade de dar início ao povo de Israel através apenas do profeta…

Moisés agindo como Cristo

Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus e disse: Ó Senhor, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?

Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo. Êxodo 32:11-12

Salvador
Arte feita por Jesser Sandifer

Essa é a passagem que Moisés mais se parece com Jesus. Ele intercede pelo povo rebelde assim como Cristo intercede por nós à direita de Deus.

Perceba que assim como Arão, Moisés também estava sob pressão e poderia ter ido pelo caminho mais fácil que era desistir de tudo, mas ele age de forma diferente do seu irmão.


Ele prefere o trabalho. Prefere a dor de cabeça de ter que ir até o povo. Ele mostra um amor verdadeiro ao povo porque ele os amava verdadeiramente com um amor que só 1 Coríntios 13 pode descrever.

Lembrando da promessa

Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, os teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado, e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as

estrelas dos céus, e darei à vossa descendência toda esta terra, de que tenho falado, para que a possuam por herança eternamente.

Então o Senhor arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo. Êxodo 32:13-14

Moisés aqui cita uma promessa a Deus em oração. Está aí a importância de se estuda a bíblia para conversar melhor com Deus.

Você pode citar a Deus as promessas que estão na bíblia. Fazendo assim você enriquece as suas orações.

Se quiser aprender mais sobre oração leia meu artigo chamado: Como aprender a orar: 4 dicas para Deus receber suas orações.



O bezerro de ouro parte 3: Moisés voltou!

Virou-se Moisés e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na mão, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas.

Aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas.

E, ouvindo Josué a voz do povo que jubilava, disse a Moisés: Alarido de guerra há no arraial.

Porém ele respondeu: Não é alarido dos vitoriosos, nem alarido dos vencidos, mas o alarido dos que cantam, eu ouço. Êxodo 32:15-18

Enquanto Moisés estava prestes a retornar o povo estava alegre e festejando.

O retorno de Moisés aqui é muito parecido com a volta de Jesus que está para acontecer.

Veja como ele descreveu os dias da sua vinda:

Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,

E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Mateus 24:38,39

O fim do mundo será marcado não só por tragédias e mortes, mas também por uma aparente alegria onde as pessoas vão se esbaldar nos prazeres da carne.

O povo de Israel estava feliz da vida e festejando até que Moisés voltou…

Amor e ira

E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, vendo o bezerro e as danças, acendeu-se lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, quebrou-as ao pé do monte;

E tomou o bezerro que tinham feito, queimou-o no fogo, moendo-o até que se tornou em pó; o espargiu sobre as águas, e deu-o a beber aos filhos de Israel. Êxodo 32:19,20

Perceba que o mesmo que estava diante de Deus intercedendo pelo povo é o mesmo que agora está irado com o povo de Israel pelo que eles haviam feito.

Da mesma forma o próprio Cristo hoje intercede por nós, mas quando voltar ele virá irado com os rebeldes como João escreveu em apocalipse:

E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Apocalipse 6:16

Esse é o resultado da pessoa que vive na rebeldia. Ela será surpreendida pela volta de Cristo assim com os israelitas com a volta de Moisés.

Não seja você surpreendido também. Se mantenha fiel a Deus para que quando Cristo voltar você não seja como os idolatras que tem muito do que se envergonhar.


Aprenda Hebraico


O bezerro de ouro parte 4: O julgamento

E Moisés perguntou a Arão: Que te tem feito este povo, que sobre ele trouxeste tamanho pecado?

Então respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu sabes que este povo é inclinado ao mal;

E eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque não sabemos o que sucedeu a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito.

Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o; e deram-mo, e lancei-o no fogo, e saiu este bezerro.

E, vendo Moisés que o povo estava despido, porque Arão o havia deixado despir-se para vergonha entre os seus inimigos, Êxodo 32:21-25

Arão aqui toma a mesma atitude de Adão após comer o fruto proibido: culpar os outros.

Essa é a atitude errada a se tomar quando for confessar um pecado a Deus. Sempre que você for se confessar em oração reconheça com sinceridade e diga que a culpa foi todinha sua. Fica a dica.

No verso 25 aparece outro resultado do pecado: vergonha. O povo estava de certa forma “nu” diante dos inimigos.

Da mesma forma no fim do mundo os rebeldes serão eternamente envergonhados como está escrito em Daniel:

E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Daniel 12:2

Não brinque com o pecado. Não brinque de ser crente. Seja paciente quando as coisas não ocorrerem no seu tempo. Acredite que o tempo de Deus é sempre melhor do que o seu.

Cuide bem daqueles que Deus colocou em seus cuidados. No juízo final Deus cobrará você assim como Moisés cobrou Arão.

O salário do pecado é a morte

Pôs-se em pé Moisés na porta do arraial e disse: Quem é do Senhor, venha a mim. Então se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi.

E disse-lhes: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho.

Os filhos de Levi fizeram conforme à palavra de Moisés; e caíram do povo aquele dia uns três mil homens. Êxodo 32:26-28

Apesar da intercessão de Moisés, muitos israelitas foram mortos naquele dia. A festa do povo virou velório de uma hora para outra.

Levi pode representar de certa forma o povo separado por Deus hoje. Todos eles haviam se mantido fiéis e não adoraram ao bezerro de ouro.

No fim dos tempos também existirá uma adoração única de toda população mundial. Isso está escrito em apocalipse 13 que diz:

E adoraram-na (a besta) todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Apocalipse 13:8

Somente aqueles que forem fiéis a Deus como os filhos de Levi serão livres da perdição com eles foram.

Se prepare para fazer a diferença no mundo. As vezes até na sua igreja você fará a diferença porque entre o povo de Deus também se acha muitas pessoas sem compromisso com Ele.

Não se contente em ser igual. Santifique-se e faça a diferença.

O bezerro de ouro parte 5: O perdão divino

Porquanto Moisés tinha dito: Consagrai hoje as vossas mãos ao Senhor; porquanto cada um será contra o seu filho e contra o seu irmão; e isto, para que ele vos conceda hoje uma bênção.

E aconteceu que no dia seguinte Moisés disse ao povo: Vós cometestes grande pecado. Agora, porém, subirei ao Senhor; porventura farei propiciação por vosso pecado.

Assim tornou-se Moisés ao Senhor, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro.

Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. Êxodo 32:29-32

Sabemos que neste trecho a nossa analogia não combina porque quando Cristo voltar não haverá outra chance. Saiba, porém que já que ele ainda não voltou Jesus ainda intercede por você.

Moisés intercedia pelo povo ao ponto de arrisca até a própria salvação no verso 32.

Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro. Êxodo 32:33

É importante lembrarmos de que não importa se temos pais ou pastores responsáveis por nós e Deus cobre nossa rebeldia deles.

Se formos rebeldes pereceremos. Se não nos convertermos verdadeiramente a Deus não seremos salvos.

Não adianta tenta se livrar da culpa pelos erros dos outros, mas podemos ir aos céus através do mérito de outro: Cristo.

Ninguém vai ao céu como se merecesse estar lá. Vamos para lá porque Cristo merece estar lá.

Isso eu explico melhor no meu artigo chamado: O que é o evangelho? Se este não foi este evangelho que você aprendeu você pode ainda estar perdido.


Não se esqueça do seu chamado

Vai, pois, agora, conduze este povo para onde te tenho dito; eis que o meu anjo irá adiante de ti; porém no dia da minha visitação visitarei neles o seu pecado.

Assim feriu o Senhor o povo, por ter sido feito o bezerro que Arão tinha formado. Êxodo 32:34,35

Aqui Deus lembra Moisés a missão que recebeu de guiar o povo. Ele diz também que Moisés não está sozinho. O anjo do Senhor estaria com ele.

Pode ser que durante o artigo todo você pensou: ainda bem que não tenho filhos ou não discípulo ninguém.

Nada me faltará
Arte criada por Floren Cuevas

Quero que saiba que é marca de uma pessoa que ama a Deus é conduzir pessoas a Cristo. É isso que o próprio Jesus diz a Pedro:

Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.João 21:16

É como se ele dissesse na passagem: para com esse discurso de fica falando que me ama e me prova isso amando e cuidando das pessoas.

É o que ele diria para a maioria dos cristãos de hoje que vivem cantando um amor por Deus que infelizmente não existe.

Que possamos todos nós gastar tempo para cuidar das pessoas ensinando-as a servirem a Deus. Essa é a maior manifestação de amor que podemos dar a alguém.

CONCLUSÃO

Em conclusão, se você tem se rebelado contra Deus como o povo de Israel arrependa-se antes que Cristo volte. Lembre-se que o dia que Jesus volta é basicamente o mesmo dia da sua morte e você não sabe o dia que vai morrer.

Estamos no fim dos tempos e as pessoas estão cada vez piores no que diz respeito a amar o próximo. Não confie que você sempre terá uma segunda chance. Um dia não haverá mais chances.

Agora, se você é um líder ou tem filhos aprenda a não ceder à pressão que eles fazem para nós aliviarmos as regras e permitirmos uma libertinagem onde nada mais é errado.

Prova que você os ama fazendo com que sua liderança seja pautada na palavra de Deus.

Obrigado por ler este artigo até o fim. Deus abençoe grandemente.

Especialista em exegese bíblica ensina como interpretar a bíblia de forma totalmente diferenciada para você não se preocupar mais com problema de tradução que algumas versões trazem.

Aprenda de uma vez por todas hebraico bíblico e cultura judaica com um método totalmente inovador e de adeus as dificuldades de interpretação nas versões bíblicas tradicionais. Clique na imagem abaixo.


Aprenda Hebraico