Qual a pior consequência do pecado?

Qual a pior consequência do pecado? O que de pior pode acontecer se continuarmos a pecar contra Deus?

É um erro dos cristãos da atualidade não estudarem as consequências dos pecados que cometem.

O próprio Deus pede para que se faça isso no livro do profeta Ageu quando ele diz:

Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.

Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado. Ageu 1:5 – 6

Nesta passagem Deus pede que o povo pense nas coisas que estavam acontecendo que não estava dando certo como a pobreza e a falta de satisfação plena para levá-los ao arrependimento e a reconstrução do templo que era o pecado que eles estavam cometendo na época.

A ignorância de não fazer a ligação entre castigos e pecados estava irritando a Deus e Ele continua irritado com a maioria de nós hoje que estamos tão ignorantes quanto Israel naquele tempo.

Eu tenho um ebook muito bom e gratuito onde eu falo muitas e muitas consequências dos nossos pecados de modo que quem estuda ele até o fim geralmente desanima de pecar contra Deus. Clique aqui se quiser baixá-lo.

Dentre tantas consequências que o pecado pode nos trazer existe uma que é a pior de todas e é sobre ela que vamos falar hoje.

Leia este artigo até o final e entenda tudo o que você precisa sobre a pior consequência do pecado para que não irrite a Deus e viva uma vida abençoada na presença Dele.

mulher adútera
Arte criada por Prisioner on earth

Qual a pior consequência do pecado? Introdução

Para um cristão verdadeiro não existe maior mal do que o próprio pecado.

Todo cristão abomina o pecado porque nele habita o Espírito Santo de Deus.

A partir do momento em que o Espírito Santo de Deus habita o crente ele começa a se inclinar para as coisas que agradam a Deus e a abandonar cada vez mais as coisas que o desagradam.

Desta forma o cristão passa a abominar o pecado e o rejeita a todo custo.

Portanto, não há nada pior para um cristão do que ser entregue a si mesmo, ou seja, ser entregue ao próprio coração enganoso que o faz pecar cada vez mais. Esta é a pior consequência do pecado.

Eu já havia falado antes em outro artigo sobre a pior consequência do pecado, mas lá eu abordei de uma outra forma, dizendo que o pior pecado é aquele erro que chama outro e assim por diante.

Aqui eu quero falar mais sobre o que de fato nos leva a pecar cada vez mais. O que exatamente esta acontecendo que nos faz pecar cada vez mais.

Conheça sua bíblia de capa a capa


O Senhor nos entrega aos nossos pecados

A verdade é que quando estamos cometendo um pecado atrás do outro e aparentemente nada de ruim ocorre conosco é porque o próprio Deus nos entregou a nós mesmos.

Quando estamos entregues a nós mesmo estamos automaticamente entregue ao nosso pecado porque a nossa natureza nos faz pecadores diante de Deus.

Como nos ensina o profeta Jeremias: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17:9

Todos nós temos um coração enganoso e perdido que nos leva sempre a pecar contra Deus de modo que é só isso que podemos esperar se somos entregues a nós mesmos: o pecado em quantidades cada vez maiores.

Sabendo disso percebo que é melhor ser entregue a satanás do que ao pecado porque para quem é cristão de verdade não existe maior mal do que o pecado.

Sem contar que uma pessoa entregue a Satanás não necessariamente perdeu sua salvação por isso, mas a bíblia não menciona alguém entregue aos próprios pecados que ao mesmo tempo era salvo.

Melhor é ser entregue ao diabo do que ao pecado

Afinal de contas o que o diabo pode fazer com um verdadeiro Cristão?

Ele pode tomar nossa família e nossos bens como ele fez com Jó. Ele pode nos tirar a saúde como fez com a mulher encurvada em Lucas 13:11-16. Pode até nos colocar em prisões conforme esta em Apocalipse 2:10.

Contudo, uma pessoa entregue a si mesma e ao seu próprio pecado dificilmente escapará da condenação final e a maior parte das pessoas que foram entregues a si mesmas serão jogada no lago de fogo e não há nada pior do que isso.

É melhor estar em uma prisão do que pelo pecado abrir a porta da prisão, porque é melhor ser prisioneiro de Deus do que ser um homem livre pertencendo ao diabo.

Porém, nós sabemos que a maioria das pessoas optam sempre ficar com o pecado, pois este as faz se sentir bem quando os desejos da carne são satisfeitos.

Mal sabe elas que desta forma também estão satisfazendo os desejos de satanás como disse Jesus aos judeus que queriam matá-lo:

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. […] João 8:44

Desta forma sabemos que toda vez que somos entregues a nós mesmos somos entregues aos nossos pecados e desta forma satisfazemos a vontade do diabo e não a de Deus.

Como a pior consequência do pecado ocorre?

A melhor passagem bíblica a respeito disso é o capítulo 1 de Romanos.

Por várias vezes ele usa a expressão “Deus os entregou”. Veja o verso seguinte por exemplo:

Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações, para a degradação dos seus corpos entre si. Romanos 1:24

Deus nessa passagem nos castiga deixando de restringir nossos pecados.

É uma privação da graça restritiva. Isso por si só é a pior consequência do pecado.

Uma pessoa assim esta sob juízo divino em forma de abandono. Costuma acontecer muito com aqueles que saem da igreja e vivem uma vida cheia de pecados e rebeldia.

Qual a pior consequência do pecado – Como saber se estou entregue ao meu pecado?

A pergunta que você deve estar se fazendo agora é: Como saber se estou entregue ao meu pecado? Como saber se estou entregue a mim mesmo?

Existe algumas coisas que acontecem com quem foi abandonado por Deus.

Vou te passar uma lista para que você faça um autoexame e perceba se esta é a sua situação porque se for o meu desejo é que você não ignore isso, mas tema a Deus e se volte para ele como o filho pródigo que se voltou para o pai.

Portanto fica comigo neste artigo até o final que eu também vou ensinar como você pode mudar essa situação se for o seu caso.

Características de uma pessoa entregue aos próprios pecados:

1 – Apostasia

Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção,
Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão,
Também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor.
Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia.
Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão.
Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do Senhor:
Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão.
Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos.
Provérbios 1:24-31

A primeira marca de alguém que foi rejeitado por Deus é quando a própria pessoa rejeita o criador de todas as coisas.

Ela o faz deixando de lado tudo que aprendeu na palavra e seguindo os enganos do próprio coração conforme ocorre nesta passagem que você acabou de ver.

2 – Fraqueza espiritual

Fazendo-o dormir no seu colo, ela chamou um homem para cortar as sete tranças do cabelo dele, e assim começou a subjugá-lo. E a sua força o deixou.
Então ela chamou: “Sansão, os filisteus o estão atacando! ” Ele acordou do sono e pensou: “Sairei como antes e me livrarei”. Mas não sabia que o Senhor o tinha deixado. Juízes 16:19,20


Nesta passagem Sansão é abandonado por Deus por conta de toda sua rebeldia e por conta disso ele fica fraco como um homem qualquer sem Deus.

Da mesma forma uma pessoa que foi entregue a seus pecados é a pessoa que perde a força para lutar contra tudo aquilo que as quer destruir.

O desânimo toma conta da pessoa e isso costuma tirar dela todo desejo de voltar para a igreja.

Ela perde inclusive a força para lutar contra o próprio pecado então geralmente acaba aceitando-o como se fosse algo normal.

3- Confusão da mente

Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. Romanos 1:28

Quando uma pessoa se entrega aos seus próprios pecados, é comum que sua capacidade de raciocínio lógico seja prejudicada e ela comece a se perder.


É muito comum ver a situação de pessoas perdidas na internet, inclusive algumas que saíram da própria igreja.

Elas não falam nada com nada e por conta disso costumam passar vergonha na internet. Principalmente quando estão em debates com pessoas mais preparadas e corretas. Parece que a lógica e a razão as deixou.

Um cristão verdadeiro é coerente, inteligente e racional. Confusão da mente é uma forma de castigo de Deus principalmente quando as pessoas decidem viver uma vida sem ele como o ocorreu com os construtores da torre de babel em Gênesis 11.

4 – Rebeldia

Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. Romanos 1:28

Esta mesma passagem mostra também que as pessoas que Deus entregou a si mesma não são pessoas ignorantes, mas são pessoas rebeldes.

Elas não querem saber das coisas de Deus e se voltam contra sua lei por teimosia. Elas se recusam a tomar a cruz e pagar o preço de ser cristão.

Creio que estas 4 são as principais características de alguém que foi entregue aos próprios pecados.

Se por acaso justamente as características 2 e 3 que eu mencionei (Fraqueza espiritual e confusão de mente) tem a ver com o que você têm vivido e as outras não tem nada a ver com você eu arrisco dizer que ainda não é uma forte evidência que Deus te abandonou.

Essas duas características podem ter a ver também com uma pessoa que esta iniciando na fé. Nessa etapa geralmente o cristão costuma sentir uma certa dificuldade que ele pode acabar traduzindo como confusão da mente e pode sentir uma certa fraqueza espiritual ainda uma vez que ainda não tem desenvolvido a sua santificação.

Agora qualquer combinação das outras características com ou sem estas duas é bem provavel que signifique sim um abandono de Deus.

Vamos falar agora sobre como se livrar de uma situação tão deplorável como esta para que nosso relacionamento com Deus volte a ser aquela experiência fantástica onde sentimos ele nitidamente nos abençoando e cuidando de nós a todo instante neste mundo tão perdido.

Conheça sua bíblia de capa a capa




Qual a pior consequência do pecado – Como Deus me liberta de mim mesmo?

1 – Analise o que tem vivido

O primeiro passo, é claro, é você analisar como anda sua vida.

Faça uma reflexão do que tem vivido. Estas características da pessoa que foi abandonada por Deus combina com você?

Se ignorar esta analise você pode acabar concluindo que isso não é pra você quando na verdade existe uma grande chance de ser, pois todos nós estamos sujeitos a isso.

2 – Reconheça e confesse

Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Provérbios 3:6

Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia. Provérbios 28:13

O segundo passo é reconhecer que tem pecado contra Deus. É confessar que tem agido mal e que está errado por agir assim.

Reconheça que só Deus pode te tirar desta situação assim como o filho pródigo que ao se deparar com tamanha miséria, planejou apenas voltar a casa do pai e nada mais. Em nenhum momento ele cogitou ir a casa de algum amigo que havia feito com as riquezas.

Como voltar para Deus
Arte criada por Brooke Huval

3 – Arrependimento sincero

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7:14

O terceiro passo é se arrepender verdadeiramente. Isso não tem só a ver com choro e lágrimas, mas também com mudança de vida.

Se você, por exemplo, tem um marido infiel que traiu você e ele não mostrar que está arrependido em lágrimas, você não vai achar que ele se arrependeu de verdade. E caso ele mostre lágrimas, mas continue dando brecha para cair no mesmo erro de novo também fica evidente que não houve um real arrependimento.

Portanto um arrependimento genuíno com lágrimas e mudança de vida é necessário para que Deus se volte para você.

4 – Misericórdia

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Mateus 5:7

O quarto passo é que você busque amar verdadeiramente o próximo tendo misericórdia dele, pois para que Deus se volte pra nós é extremamente necessário que ele tenha pena de nós e pra isso nós também devemos ter misericórdia uns dos outros.

Não se engane achando que Deus terá misericórdia de você se você não se importa com os outros.

Meu desejo é que através deste breve ensino você consiga se voltar verdadeiramente para Deus afim de que ele volte a te dar a alegria de ser um verdadeiro salvo em Cristo Jesus.

Se você queria saber qual a pior consequência do pecado e percebeu que esta sendo alvo desta consequência veja esta passagem de Oséias:

“Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas.
Depois de dois dias ele nos dará vida novamente; ao terceiro dia nos restaurará, para que vivamos em sua presença.
Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra. ” Oséias 6:1-3


Se esta é a sua situação volte-se para Deus o quanto antes. Busque-o que ele o ajudará. Ele te dará força e estratégia até que você o encontre verdadeiramente.

Creia que você o encontrará se busca-lo com todas as suas forças, pois ele mesmo disse:

Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:13

Qual a pior consequência do pecado? – Resumo final

Como você pode ver neste artigo as características de uma pessoa que Deus abandonou são:

1 – Apostasia;

2 – Fraqueza espiritual;

3 – Confusão da mente;

4 – Rebeldia.

Para se livrar desta situação atual você vai precisar…

1 – Olhar para si mesmo, ou seja fazer uma analise da sua vida e perceber claramente que você se encontra nesta situação para que tema.

2 – Olhar para Deus, com intuito de clamar por sua misericórdia através de uma oração onde você reconhece e se arrepende da vida que tem vivido.

3 – Olhar para o próximo com um olhar de misericórdia sabendo que assim como você precisa de Deus a pessoa que está ao seu lado também precisa de você.

Veja o que é dito sobre Israel no livro de Salmos:

Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis.
Portanto eu os entreguei aos desejos dos seus corações, e andaram nos seus próprios conselhos.
Oh! se o meu povo me tivesse ouvido! se Israel andasse nos meus caminhos!
Em breve abateria os seus inimigos, e viraria a minha mão contra os seus adversários.
Os que odeiam ao Senhor ter-se-lhe-iam sujeitado, e o seu tempo seria eterno.
E o sustentaria com o trigo mais fino, e o fartaria com o mel saído da rocha. Salmos 81:11-16


Foi isso que ocorreu com Israel quando não quiseram ouvir a voz de Deus. Eles foram entregues aos desejos dos seu corações perdidos.

Creio que Deus fala como você hoje por meio deste artigo para que você não faça como eles. Que ele te ajude a se voltar verdadeiramente para o caminho da verdade.

Se você gostou deste artigo não se esqueça de compartilhar com alguem.

Um forte abraço e até mais.

Conheça sua bíblia de capa a capa


Deixe um comentário