Mesmo que você conheça a parábola das dez virgens eu sugiro que leia este artigo por três motivos:
- Você vai entender o objetivo de Jesus ao contar esta parábola
- Você vai entender a cultura judaica sobre casamento que vai facilitar ainda mais o entendimento da parábola
- Você vai saber como priorizar a vontade de Deus e viver uma nova vida antes da vinda de Cristo.
Se é isto que você deseja então vamos lá.
Parábola das dez virgens – Introdução
Jesus Cristo costumava ensinar muitas coisas a respeito do reino dos céus por meio de parábolas.
Era uma forma de ensinar o povo por meio de comparações onde ele utilizava elementos comuns de uma época diferente da nossa.
Claro que algumas parábolas são de fácil compreensão para nós como a do semeador, a do joio e do trigo e do grão de mostarda. Essas parábolas não são tão difíceis de entender o seu significado.
Mas existem outras como a parábola das dez virgens que nos confundem um pouco por conta de mostrar um casamento de uma cultura diferente da nossa.
A respeito desta confusão, algumas pessoas pensam que as dez virgens seriam dez esposas do noivo. Mas não é bem isso que se entende ao conhecer a cultura judaica sobre casamento.
Para entender melhor vamos ver resumidamente como era feito os casamentos naquela cultura.
Casamento judaico
Naquela cultura e época, quando um jovem queria se casar com uma moça ele tinha que ir à casa do pai dela para fechar uma espécie de contrato.
A partir de então eles já tinham uma aliança semelhante ao noivado que temos no Brasil apesar de que ainda não podiam ter relações.
Foi neste momento que Maria ficou grávida do Espírito Santo na história do nascimento de Jesus por exemplo.
Nesse contrato o noivo pagava um dote para os pais da moça no caso dele vier a falecer a noiva que ficaria viúva teria como se sustentar.
Antes de a festa começar e do noivo encontrar a noiva, a moça recebia auxilio do amigo do noivo que tinha o papel de informá-la sobre as preferências, defeitos, qualidades, vontades e planos do noivo.
Desta forma mesmo que a noiva ficasse distante do noivo por um momento ela o conheceria bem e se apaixonaria por ele.
O apóstolo Paulo se fez de amigo do noivo ao citar essa passagem aos irmãos de Corinto:
Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. 2 Coríntios 11:2
Era praticamente isso que o amigo do noivo fazia: preparar a noiva para o casamento.
A função das virgens
E qual o papel das dez virgens?
Aguardar a chegada do noivo com as lâmpadas acessa para elas irem à frente dele com seus amigos e familiares iluminando o caminho até a casa do pai da noiva.
Ou seja, as dez virgens não seriam dez esposas do noivo.
Lá eles firmavam o contrato e iam até a casa do noivo onde a festa que durava no mínimo sete dias estava pronta.
Alguns estudiosos dizem que na frente da casa havia um tapete que era recolhido e a porta era fechada em um determinado momento onde os convidados tinham entrado.
Resumidamente eram assim os casamentos na cultura judaica. Agora vai ficar mais simples entender esta parábola versículo por versículo.
Parábola das dez virgens – Qual o objetivo da parábola?
Toda parábola de Jesus tem um único objetivo.
A parábola das dez virgens tem como objetivo mostrar a importância da vigilância e obediência antes da chegada repentina do noivo para inauguração do reino.
Apesar disso, no decorrer dela nós podemos tirar várias lições ao fazer algumas comparações interessantes com a nossa realidade desde que tenhamos outros versículos como base.
Desta forma a nossa fé será mais edificada e é isso que pretendo fazer a partir de agora.
Lições da parábola das dez virgens além do objetivo principal
Estamos todos indo em direção a Cristo
O Reino dos céus, pois, será semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo. Mateus 25:1
Repare que Jesus inicia a parábola citando o Reino dos céus. Fica claro que essa história diz respeito a um evento do fim dos tempos que é quando o reino de Deus, ou seja, o seu governo será estabelecido completamente.
O fim do mundo é um assunto que costuma assustar muitas pessoas.
Isso, porém não deve acontecer com os verdadeiros cristãos.
Todos nós, querendo ou não estamos indo nos encontrar com Cristo assim como fizeram as dez virgens. Este grande encontro ocorrerá no fim do mundo.
Os Cristãos, porém fazem isso com alegria e entusiasmo porque sabem que este dia será um dia de alegria para eles que são salvos.
A respeito disso João escreveu:
Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou. Apocalipse 19:7
Já sabemos que as dez virgens não eram necessariamente dez noivas, mas o importante aqui é frisar que se você tem medo de falar sobre o fim do mundo isso pode indicar que ainda não tem certeza de salvação.
Esta parábola tem este intuito: despertar você para se prepara e vigiar porque você não sabe que dia o noivo virá.
A diferença das dez virgens
Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes. Mateus 25:2
Como você pode ver o comportamento daquelas que ia encontrar-se com o noivo não era igual.
Metade eram imprudentes ou loucas como dizem outras traduções e a outra metade eram sábias e prudentes.
Se tem um livro da bíblia que nos ensina sobre a diferença entre insensatos e prudentes é o livro de provérbios de Salomão.
Veja este versículo, por exemplo:
O insensato revela de imediato o seu aborrecimento, mas o homem prudente ignora o insulto. Provérbios 12:16
Resumidamente falando, uma pessoa prudente é aquela pessoa disciplinada que tem controle de si faz as coisas com entendimento enquanto que insensata seria uma pessoa mais descontrolada, tola e sem disciplina.
Agora como sabemos que elas eram assim? Veja os próximos versículos:
As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo consigo.
As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas juntamente com suas candeias. Mateus 25: 3-4
O que diz que uma pessoa é prudente ou insensata são suas ações.
Como suas ações te definem? Como uma pessoa prudente ou como insensata?
Perceba que as insensatas também tinham a lamparina, porém não tinham óleo. Isso me lembra daqueles cristãos mais ou menos.
Aquelas pessoas que fazem algumas coisas que os salvos fazem, porém não tudo. Tem algumas características de um verdadeiro salvo, porém não todas.
Isso é um perigo porque pessoas assim não serão salvas. Estão despreparadas para se encontrar com o noivo.
Você não lê na bíblia pessoas “meio crente” sendo salvas.
Se você tem agido de forma insensata como essas cinco virgens eu aconselho você a se preparar e buscar mais a Deus hoje assim que terminar de ler este artigo, pois o seu tempo está acabando.
O óleo das lamparinas
Uma forma de entendermos o que seriam o óleo que só as prudentes tinham é que aquilo poderia nos representar o Espírito Santo.
Aliás, o óleo (ou azeite) é um dos símbolos que representam o Espírito de Deus.
A marca do verdadeiro cristão é o Espírito Santo. Não podemos nunca se esquecer de que sem ele nada somos. Isto quem nos ensinou foi Paulo em sua carta aos Efésios:
quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória. Efésios 1:13,14
Se você não crê que possui este selo pode ser que seja porque ainda não ouviu falar do evangelho verdadeiro. Para isso convido que você leia: O que é evangelho? – Se Não foi Este Evangelho que Você Aprendeu Você Pode Ainda Estar Perdido
A demora do noivo
O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram. Mateus 25:5
Não confunda este sono com o “sono espiritual” descrito em Efésios 5:14. Sono espiritual só acontece com os que não estão, até então prontos para chegada do noivo. O texto diz que as sensatas também dormiram.
Eu particularmente diria que este sono é mais semelhante a nossa morte. Por quê? Por três motivos:
Primeiro, porque é algo que acontece com todos nós: os que estão prontos e os que não estão para vinda do noivo.
Segundo, porque após o sono você vai perceber que as virgens não tiveram mais tempo de fazer nada porque o que dava para ser feito foi feito antes de dormir.
Assim como nós quando morremos. Não poderemos fazer nada após nossa morte.
Terceiro porque a nossa morte é o evento que de certa forma acelera a vinda de Cristo. A bíblia diz que Cristo volta logo, mas nós sabemos que muitos morreram de velhice e não viram Cristo voltar.
Este “logo”, porém, tem mais a ver com a nossa vida que é breve como nos ensina a carta de Paulo a Tiago:
[…] o que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Tiago 4:14
Quando lembramos que nossa vida passa depressa, de que não temos a certeza do exato momento em que vamos partir e de que Cristo virá para nós assim que morrermos nós nos damos conta de que precisamos estar preparados o quanto antes.
Além disso, a bíblia compara nossa morte com um sono em algumas partes como por exemplo 1 Tessalonicenses 4: 13-14 e Daniel 12:2.
A vinda do noivo
À meia-noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo!
Então todas as virgens acordaram e prepararam suas candeias.
As insensatas disseram às prudentes: ‘Deem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando’.
Elas responderam: ‘Não, pois pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês. Vão comprar óleo para vocês’. Mateus 25:6-9
Essa parte da história nos mostra as virgens insensatas pedindo ajuda das prudentes.
O problema é que buscarão ajuda tarde demais. Nós que somos cristãos verdadeiros ainda podemos ajudar aqueles que estão em dificuldade, mas vai chegar um dia em que não poderemos fazer mais nada.
Se você hoje precisa de ajuda para se encher do Espírito Santo e se preparar para a vinda do noivo peça ajuda nos comentários deste artigo que eu e até mesmo alguém que já foi cheio deste Espírito, vamos ajudar você.
Eu creio que de alguma forma já estou te ajudando com estes artigos, mas espero poder contribuir ainda mais.
Peça ajuda também para um cristão próximo de você. Siga o que Salomão ensinou em Eclesiastes:
Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Eclesiastes 4:9-10
Recompensa dos salvos (os prudentes)
“E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada. Mateus 25:10
Nesse momento as virgens prudentes entram para o banquete com o noivo, pois estavam preparadas para isso.
Isso também lembra nossa entrada nos céus aonde nós também vamos se assentar em uma mesa como Cristo nos ensina no evangelho de Lucas:
E virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus. Lucas 13:29
Castigo dos perdidos (os insensatos)
Mais tarde vieram também as outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abra a porta para nós!
Mas ele respondeu: ‘A verdade é que não as conheço! Mateus 25:11-12
Esta passagem onde mostra as virgens que ficarão de fora nos ensina claramente o que acontecerá com os perdidos.
É importante enfatizar que eu não creio que os perdidos desta parábola sejam pessoas de fora da igreja.
Acredito que são pessoas de dentro até porque as virgens estavam sempre juntas.
É como Jesus ensinou no evangelho de Mateus:
Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’
Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ ” Mateus 7:21-23
Perceba que estes versículos também mostram pessoas que tem características de Cristão já que profetizavam e expulsavam demônios. Apesar disso, Cristo não as conhecia e ainda os acusou de praticarem o mal.
Esta é nossa situação hoje. Alguns estão na igreja cheios de intimidade com Deus, cheios do Espírito Santo e prontos para vinda do noivo, enquanto que outros só praticam o mal, são insensatos, mas que também fazem algumas coisas que os cristãos costumam fazer.
Todos nós estamos andando juntos em direção a destinos diferentes.
O objetivo principal da parábola das dez virgens
“Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora!” Mateus 25:13
Como eu já havia dito, a parábola das dez virgens tem como objetivo mostrar a importância da vigilância e obediência antes da chegada repentina do noivo.
Já disse também que a vinda de Cristo é breve e de repente assim como a nosso tempo de vida na terra é breve e terminará de repente.
Isso me lembra dum versículo de apocalipse que diz:
Eis que venho como ladrão! Feliz aquele que permanece vigilante e conserva consigo as suas vestes, para que não ande nu e não seja vista a sua vergonha”. Apocalipse 16:15
A vinda de Cristo será um dia de vergonha daqueles que por insensatez não se prepararão antes.
Se realmente não queremos passar por isso, vamos nos preparar amém?
Parábola das dez virgens – Como Parar de Procrastinar?
Uma das coisas que nos leva a fazer depois o que deveríamos fazer agora como o caso das cinco virgens insensatas é a procrastinação.
Estudos mostram que pessoas mono tarefa, ou seja, que executam uma tarefa de cada vez são mais produtivas do que pessoas multitarefa, ou seja, pessoas que executam mais de uma tarefa de uma só vez (acredite se quiser).
Sabe o que tenho percebido de comum na maioria dos cristãos que estão despreparados para a vinda de Cristo?
Eles têm deixado as coisas menos importantes para fazer sempre em primeiro lugar e deixando a mais importante em último quando Jesus nos ensinou exatamente o contrário em Mateus:
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33
Reveja sua lista
Uma forma simples de vencer isso é rever sua lista de prioridade. Sabe como você pode saber o que tem tido mais prioridade para você? Aquilo que você mais cita em oração.
Se você ora mais por um emprego é porque essa é sua prioridade. A mesma coisa acontece se você ora muito por saúde física ou conversão de um parente.
Ta tudo bem orar por essas coisas, mas nosso maior foco deveria ser orar para Deus quebrantar nossos corações para o arrependimento sincero dos nossos pecados para que possamos receber de fato o Espírito Santo.
Eu falo isso porque é uma marca de todo cristão priorizar o reino de Deus e não deixar para depois.
Mas o que nos fará priorizar isso é o Espírito de Deus. Isso não vem de nós. Vem da graça divina.
Inclusive o que vai fazer você sair daqui e realmente fazer isso que disse é o Espírito Santo porque sem ele nós não somos nada.
Se você não tem costume de orar muito comece orando pouco e vai aumentando com o tempo.
Se não tem costume de estudar a palavra comece lendo pouco e vai aumentando da mesma forma.
Se você tem dificuldade para começar a ler a bíblia não deixe de ler este artigo: Como Começar a Ler a Bíblia: Comece a Estudar a Palavra Hoje Mesmo
Apenas comece. Não deixe para amanhã! Não seja como as virgens insensatas. Faça como as prudentes. Faça hoje o que tiver ao seu alcance.
Conclusão
Em conclusão, eu aprendo que tudo o que Jesus quer nos ensinar com esta parábola das dez virgens é que não podemos procrastinar aquilo que é de mais importante para nossas vidas.
Nossa passagem na terra é curta e não podemos nos dar ao luxo de gastar nosso tempo com coisas inúteis ou priorizar coisas menos importantes do que a salvação da nossa alma.
Para termos um foco melhor daquilo que é mais importante é necessário estarmos sempre estudando a bíblia, pois é ela que vai nos instruir através do exemplo de grandes homens de Deus que tinham a disciplina de viver de forma extraordinária apesar de um mundo ordinário.
Só desta forma vamos nos parecer com as virgens prudentes que andaram com óleo e lamparina em mãos.
Que possamos de fato fazer tudo que estiver em nosso alcance para que aquele dia não nos chegue de surpresa sem estarmos preparados.
Especialista em exegese bíblica ensina como interpretar a bíblia de forma totalmente diferenciada para você não se preocupar mais com problema de tradução que algumas versões trazem.
Aprenda de uma vez por todas hebraico bíblico e cultura judaica com um método totalmente inovador e de adeus as dificuldades de interpretação nas versões bíblicas tradicionais. Clique na imagem abaixo.
Oi
Paz do Senhor!!
Quero receber ajuda de como ser cheia do Espírito Santo. Obrigada.
Olá Luciene paz do Senhor 🙂
Eu ainda não tenho artigo nem vídeo que ensine isso, mas acredito que o basicão sobre ser cheio do Espírito Santo é vencer todos os seus pecados por que são eles que nos afastam de Deus e entristecem o seu Espírito.
Se quiser saber mais sobre veja meu artigo: “como vencer o pecado”.
Espero que isso te ajude. Deus abençoe 🙂