Como não ser apaixonado pelo pecado

Este artigo vai te ensinar com detalhes como não ser apaixonado pelo pecado.

Se esta é sua duvida este material vai te ajudar muito já que você não encontrará nada parecido na internet.

E o que é estar apaixonado pelo pecado?

É quando estamos tão envolvidos carnalmente que parece não haver uma saída. Parece que somos destinados ao lago de fogo porque amamos o pecado e não conseguimos larga-lo.

É quando aparentamos sentir muito prazer em fazer o que é errado e pouco desejo de agir da forma correta.

A vida vai passando e percebemos claramente os sinais do fim dos tempos se cumprindo e nós aqui, apaixonados pelos nossos erros.

Se você se encontra nesta situação você provavelmente caiu em uma armadilha. Caiu no laço do diabo.

Conheça sua bíblia de capa a capa


Como não ser apaixonado pelo pecado – Introdução

Se você quiser saber como não ser apaixonado pelo pecado precisa saber com clareza o que quero dizer com “estar apaixonado pelo pecado”.

Pensa em uma pessoa apaixonada por alguém. Trata-se de alguém que esta fortemente inclinada a fazer tudo pela paixão (que é diferente de amor) que sente por outra pessoa já que na maioria das vezes agimos pela emoção e não pela razão.

Da mesma forma uma pessoa apaixonada pelo pecado se encontra em um momento em que ela até quer fazer o certo, mas não larga o erro de jeito nenhum porque sente um apego muito grande.

Além disso, a pessoa provavelmente da muitas desculpas para continuar no erro. As vezes usa a própria bíblia para isso. Será que é de você que eu estou falando?

As ocasiões mais comuns que fazem acender esta paixão são: forte influência do mundo, nossas paixões na área sexual e a falta de raciocínio lógico.

Entenda agora como não ser apaixonado pelo pecado à luz da palavra de Deus de uma forma simples e bem didática.

Conheça sua bíblia de capa a capa


Como não ser apaixonado pelo pecado – Deixe o mundo para lá

Entenda que a maior influencia que te deixa fascinado pelo pecado é a quantidade de pessoas que o incentiva a pecar contra o Senhor.

Já reparou quantas vezes você tem sido influenciado a fazer o que tem feito? Isso me lembra a passagem seguinte:

Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. 1 Pedro 1:14

Esta passagem fala da importância de não se retornar aos desejos malignos que um dia nós aceitávamos de bom grado.

E qual a maior mal influência para isso? O mundo!

E onde está o mundo? Em todo lugar! Na rua, nos ciclos de amizade, na tv, na internet e as vezes até dentro da igreja.

Sabendo disso veja agora como deixar o mundo pra la para não ser mais tão apegado ou apaixonado pelo pecado…

1 – Utilize sua fé como base

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa . 1 João 5:4

A verdadeira base que nos ajuda a vencer o mundo é a fé verdadeira em Deus.

Vencer o mundo é muito mais que não se perder com o mundo. Tem a ver também com não amar o que o mundo ama.

Só que para que isso aconteça a pessoa precisa estar realmente firmada em Cristo Jesus com uma fé inabalável. Do contrário ela nunca irá deixar as coisas desta vida.

Você se lembra da parábola do semeador em Mateus 13?

A semente que cai no solo entre os espinhos é justamente aqueles que ficam infrutíferos por conta dos cuidados deste mundo.

O coração sem a semente do evangelho não produzirá fé verdadeira capaz de deixar as coisas do mundo.

Sabe aquele monte de gente principalmente entre a juventude que desvia da igreja e vai para o mundão? Eles não possuíam uma fé bíblica. Grande parte ia para igreja por que alguma coisa ali chamou sua atenção, mas agora o mundo chama mais ainda a atenção e por isso se desviarão.

2 – Troque as amizades

Existe alguns vídeos no youtube que dizem que você pode ter amizades mundanas e isso é verdade, mas… pera lá que não é bagunçado assim.

As pessoas dizem coisas como: “ora se não fizermos amizades com os perdidos como evangelizaremos eles? Jesus andava entre os perdidos”.

Isso é verdade. Jesus andava por exemplo com fariseus, MAS… jesus não era hipócrita como os fariseus.

Cristo andava com os discípulos, MAS… não tinha pouca fé como eles.

Ele andava com os perdidos, MAS… não se perdia com eles.

Em outras palavras… quando o assunto é andar com alguem que não te influencia para que você ganhe esta alma para Deus você pode e deve sim andar com esta pessoa.

Agora quando esta pessoa te leva ao pecado é óbvio que já passou da hora de você cortar esta amizade. Neste caso que seu pensamento seja como o do salmista:


Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos. Salmos 119:63

Portanto troque suas amizades. Não é que você não pode ter amigos. Todos nós precisamos de pessoas.

Apenas busque as melhores influências na casa de Deus e só aceite amizade com os de fora que não te influenciam ao pecado.

3 – Troque de ambientes

( pois, vivendo entre eles, todos os dias aquele justo se atormentava em sua alma justa por causa das maldades que via e ouvia ). 2 Pedro 2:8

Ainda que tenha os melhores amigos muita das vezes os lugares que você frequenta podem muito bem te induzir ao pecado como foi o caso de Ló que morou em Sodoma.

As vezes frequentamos ambientes com músicas imorais, ou com pessoas se prostituindo a luz do dia.

Eu não sei o que impedia Ló de se mudar daquela região onde morava, mas se você puder apenas trocar o bairro que mora ou quem sabe a faculdade, ou trabalho, ou seja la qual for o ambiente que te induz ao pecado troque imediatamente.

É necessário que não esteja em um ambiente que te contamine para que desta forma não seja apaixonado pelo pecado.

Conheça sua bíblia de capa a capa




Como não ser apaixonado pelo pecado – Cuidado com as paixões da carne

As paixões carnais são uma das maiores formas de desviarmos do caminho da santidade rumo a pátria celestial.

Isso porque envolve o desejo mais forte do nosso corpo humano que é o de reproduzir.

Todos nos sabemos que o mundo como um todo esta totalmente depravado. É comum encontrar banners na rua de mulheres seminua. Varias pessoas andam por aí vestidas com roupas sensuais.

Por conta disso eu creio que é necessário uma explicação mais detalhada exclusivamente a respeito dos pecados da carne porque são eles que nos faz ficarmos mais apegados pelo pecado.

Segue então 3 pontos que ajudam você a não pecar pelas paixões, ou seja, a não ser mais apaixonado pelo pecado.

1 – Viva pelo Espírito

Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Gálatas 5:16

Viver pelo Espírito significa viver debaixo da sua orientação e agir no poder que ele nos concede.

A melhor forma de conseguir isso é viver em oração, estudando a palavra de Deus, Jejuando e congregando com os irmãos.

É uma parte básica da fé cristã, mas é negligenciada por muitos.

É através do Espírito Santo que você vai conseguir vencer os desejos carnais do seu corpo como Paulo ensinou aos romanos:

Pois, se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Romanos 8:13-14

Muitos estão vivendo de acordo com as paixões carnais e estão morrendo aos poucos. Que você possa fazer diferente e adotar a cada dia mais um estilo de vida que o ajude a viver pelo Espírito.

Não desista de ter uma vida assim só porque você tem caído muito nessa área. Lembre-se sempre da frase do antigo escritor evangelista Leonard Ravenhill:

“Um homem pecador para de orar, um homem de oração para de pecar”. Leonard Ravenhill

Eu tenho outro vídeo que eu explico como andar no Espírito. Assista ele logo abaixo se quiser entender mais o assunto.

2 – Entenda que o diabo é o cupido

Existe uma suposta lenda que descende do mito grego de Eros que se tornou popular através da obra do poeta grego Hesíodo, no séc. VIII a.C..

Este ser era conhecido como “cupido”. Uma espécie de criança alada que atirava flexas em suas vítimas fazendo com que elas se apaixonassem.

Para que você deixe de pecar pelas paixões precisa ter em mente com clareza que quem esta por trás de tudo é o deus deste século, ou seja satanás. O diabo é o cupido.

O diabo é aquele que faz as pessoas se apaixonarem pelo pecado e se apegarem a ele.

Você não pode tratar suas inclinações carnais como meros desejos humanos e pensar que ja que todo mundo é assim então esta tudo bem.

Tudo o que ele mais quer é que sua mente ache normal cometer os pecados carnais que vem cometendo. Estas ideias são algumas das sementes que ele lança no mundo como nos ensina a parábola do joio e do trigo que diz:

O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Mateus 13:39

Será que uma semente desta já encontrou abrigo em seu coração? Você já aceitou a ideia de que pecados assim são normais?

Porque se este for seu caso precisa entender que o que faz você aceitar e se apaixonar pelo pecado é o próprio diabo.

Eu tenho um artigo no meu blog onde falo mais sobre como vencer o diabo biblicamente. Clique aqui se você deseja entender este assunto mais profundamente.


3 – Saia correndo

Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. 2 Timóteo 2:22

A respeito das paixões e desejos da mocidade a bíblia é bem clara. Você precisa fugir de tudo isso.

Resumidamente correr do pecado biblicamente trata-se de três coisas: Fugir das tentações, dos desejos e dos pecados da mente.

3.1 – Fugir dos pecados da mente.

E aconteceu que falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela, Gênesis 39:10

Tudo aquilo que vemos e ouvimos entra na nossa mente, de modo que se você der ouvidos a conversas imorais ou olhos para cenas imorais isso por si só enxerá sua mente de imoralidade e fará com que você caia em pecados que acontecem na mente e nos pecados que começam na mente.

Para fugir dos pecados da mente você precisa evitar que o pecadi invada sua memória como fez José. Eu realmente creio que José venceu a tentação do lado de fora porque antes venceu a mesma do lado de dentro.

Mas quantos de nós temos amigos com conversas tão tolas que nos incita a imoralidade ou quem sabe ao ódio não é mesmo?

Entenda que se você cair aqui onde só Deus vê você cairá do lado de fora onde todo mundo pode ver.

Agora falando sobre o que já está na sua mente, não há melhor maneira de vencer pensamentos errados do que ocupando a memória com coisas verdadeiramente saudáveis.

Eu falo de coisas que te enxem de esperança como por exemplo:

Fazer exercícios físico: te da esperança de uma vida saudável e uma aparência melhor para se casar.

Ler livros: te da esperança de ter uma vida melhor, pois aprenderá certos assuntos mais rapidamente.

Orar com frequência: te da esperança de um melhor relacionamento com Deus que faz com que você tenha mais esperança em todo o resto.

3.2 – Fugir das tentações

Você foge das tentações exatamente como José quando ele corre da mulher de Potifar.

É quando a tentação está fisicamente próxima a você te chamando e você precisa se deslocar dali para que não caia.

Também tem a ver com você evitar lugares que sabe que você será tentado. Se você bebia cerveja com amigos do bar o ideal é que se possível não passasse mais perto deste bar.

O barulho das latas e garrafas sendo abertas, os copos batendo um no outro e os seus antigos colegas podem facilmente te fazer lembrar de coisas que viviu e te fazer desejar aquilo novamente.

Conheça sua bíblia de capa a capa


3.3 – Fugir dos desejos.

No caso de José ele nunca foi necessariamente viciado em sexo. Porém, nós como seres humanos temos um forte desejo natural de se relacionar sexualmente.

Ainda mais quando se é jovem e virgem como José naquela ocasião.

Portanto devemos também entender quais são os desejos intrínsecos da nossa faixa de idade e gênero para que corramos dele e não pequemos contra Deus.

Se você se antecipar a isso será mais fácil se preparar para qualquer tipo de tentação.

Por exemplo, você é uma mulher solteira de 33 anos que quer muito se casar logo. Esse desejo está dentro de você e é forte o bastante para te fazer a burrada de se envolver com homem da pior espécie que sabe conversar e é bom de papo mas não quer saber de Deus.

Você como critão precisa ao máximo evitar contato com este tipo de homem a não ser que seja um homem de Deus.

Já sabe quais as características de um homem de Deus? Se não o que você espera? Que apareça um homem legal da igreja e então você verifique se é de Deus? Seu coração provavelmente vai te incitar a pensar que é o cara certo mesmo que não seja.

Se prepare antes que venha a tentação. O desejo já esta em você e você vai precisar fugir dele para não pecar para que depois utilize-o para ser uma excelente mulher para o cara certo.

Se quiser saber mais sobre isso eu tenho um artigo onde ensino como correr do pecado biblicamente.

Clique aqui se quiser aprender mais detalhes sobre isso.

Como não ser apaixonado pelo pecado – Use a cabeça e raciocine

O pecado é tão danoso a nós que ele tira o nosso raciocínio. Ficamos completamente tolos e sem noção como se fossemos animais irracionais.

Pensa um pouco por exemplo em Faraó. Após 10 pragas do Egito ele vê diante dele o povo israelita passar por meio de duas parede de água que obviamente foi aberta por Deus.

Ele poderia muito bem ter pensado consigo mesmo: “ora é claro que se eu e meus soldados passarem por ali seremos todos submergidos”.

Mas não é isso que acontece. Imediatamente ele envia todos seus soldados para o meio daquela armadilha óbvia que Deus criou.

Da mesma forma acontece conosco. Ficamos tapados e cegos com nossas vidas de pecado e não colocamos a cabeça para funcionar.

Exemplo de Isaías

Outro exemplo disso acontece no livro do profeta Isaías concernente a idolatria onde ele diz:

E nenhum deles reflete; e não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e assei pão sobre as suas brasas; fiz um assado e dele comi; e faria eu do resto uma abominação? ajoelhar-me-ei ao que saiu duma árvore? Isaias 44:19

Aqui há uma reclamação da parte de Deus com relação a criação de ídolos que são inúteis e apenas criação de homens. Não podem salvar ninguém.

Sabe por que isso acontece? Por conta do verso seguinte:

Apascenta-se de cinza. O seu coração enganado o desviou, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não há uma mentira na minha mão direita? Isaias 44:20

O engano do coração do homem faz com que ele tome atitudes estupidas de pecado e fique obstinado e apaixonado por tudo aquilo que não presta.

Qual a cura disso? Misericórdia e raciocínio. Vamos ver cada um desses dois pontos com mais detalhes:

1 – Misericórdia:

O coração do rei é como um rio controlado pelo Senhor; ele o dirige para onde quer. Provérbios 21:1

O versículo é claríssimo. Deus inclina nosso coração exatamente para onde quiser. Só ele pode tirar o engano do nosso coração e nos da uma nova direção pra vida.

Aqui você entra com a parte da oração. Clame a Deus para que te incline a obedecê-lo. Faça como o salmista que diz:

Inclina o meu coração para os teus estatutos, e não para a ganância. Salmos 119:36

Eu faço direto esta mesma oração.

Clame pela misericórdia de Deus.

Só não se esqueça que você só ira alcançá-la se também for misericordioso com as pessoas como esta escrito: Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. Mateus 5:7

Portanto, ajude os pobres, perdoe aqueles que te ofendem e ajude de coração as pessoas ao seu redor. Seja misericordioso para que obtenha a misericórdia de Deus para te livrar do engano do seu coração.

2 – Raciocínio:

Aqui entra a parte que você age em prol do seu objetivo. Você vai começar a refletir no que tem feito.

Isso ocorre com o filho pródigo quando ele caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!
Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; Lucas 15:17,18


Percebeu? Ele refletiu bem no que estava fazendo. E você? Já procurou saber de fato o que tem feito?

Já estudou os malefícios do seu vício?

Parou pra pensar que o que tem feito te trará consequências terríveis la na frente como ocorreu com o rei Davi que foi castigado pelo seu assassinato décadas depois de feito?

Entende que está piorando todo seu futuro?

Reflita nisso e Deus por sua infinita misericórdia vai te dar condições para não ser mais enganado pelo coração que se apaixona pelo pecado.

Como não ser apaixonado pelo pecado – Resumo final

Neste artigo eu te ensinei como não ser apaixonado pelo pecado.

Para que você tenha certeza de que entendeu bem eu vou resumir agora tudo o que foi dito:

1 – Deixe o mundo para lá. O mundo está apaixonado pelo pecado e você não pode ser influenciado por ele.

2 – Não peque pelas paixões carnais, pois elas é que mais te envolverão e te deixarão apaixonado pelo erro.

3 – Use a cabeça e reflita no que tem feito. Quanto mais racional você for como cristão mais fácil será não pecar e nem se apegar ao erro.

Procure refletir bastante no que aprendeu. Se escutar tudo isso e fechar logo o vídeo vai ser difícil absorver alguma coisa para relamente viver no dia a dia.

Se você gostou do artigo não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Um forte abraço e até mais.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

Deixe um comentário