O Pecado De Davi: Oito Formas De Antever O Pecado Para Não Cair Novamente

A história do pecado de Davi que é a base do estudo deste artigo vai ajudar você a vencer o seu pecado. Até porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito […] (Rm 15:4).

Sempre que cometemos os mesmos pecados várias vezes tendemos a nos fazer as seguintes afirmações:

– Eu não devo ser salvo…

– Espírito de Deus não deve habitar em mim…

– Se eu morrer hoje eu vou para o inferno…

É assim que você se sente ao cair no pecado?

Entenda que muita das vezes o que nos leva a repetidas quedas não é necessariamente a falta do Espírito Santo, mas a falta do conhecimento bíblico.

Por exemplo, quando Jesus fala a respeito do Espírito Santo no evangelho de João ele nos ensina que nos guiará pela verdade como nos ensina este verso:

Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. João 16:13

E o que é a verdade? Ele responde no capítulo seguinte:

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17

Entenda que o Espírito Santo nos santifica e nos ensina de acordo com o que aprendemos na sua palavra de modo que não temos como obedecer algo que não aprendemos em sua palavra.

Por exemplo, se um missionário pregar para uma tribo africana até que ela se converta, mas ele não ensinar que estes novos convertidos devem tomar santa ceia eles não terão como saber isso (a não ser que tenham uma bíblia traduzida e aprendam).

Isso, porém não vai querer dizer que o Espírito de Deus não fez uma obra naqueles corações.

Sendo assim, talvez o que lhe falte é aprender um pouco mais da palavra de Deus sobre como eliminar seu pecado e eu quero te ajudar com isso.

Eu vou mostrar como você pode antever seus pecados para não cair novamente tendo como base o relato do pecado de Davi.

Se você realmente se comprometer em viver cada palavra que ler aqui você vai obter vitória e desde já eu lhe peço que quando isso acontecer você volte aqui e deixe um comentário com a hashtag #EuVenciMeuPecado no final deste artigo.

Desta forma eu vou saber se o que tenho feito realmente tem ajudado você que acompanha meu blog.

Resumo sobre o pecado de Davi

E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. 2 Samuel 11:1

Vou agora resumir rapidamente a história do pecado de Davi. Caso você já conheça bem essa história pule para o tópico onde mostro o que podemos aprender com essa história clicando aqui.

Isso aconteceu quando Davi era rei de Israel. O povo vivia feliz com o reinado dele porque Davi era um homem segundo coração de Deus.

Isso significa que Davi procurava sempre fazer a vontade Deus e isso atraia paz e alegria para ele e para o povo que ele liderava, pois Deus fazia com que Davi fosse vitorioso em toda batalha que participava.

Aconteceu que um dia o exército Israelita saiu para guerrear, mas Davi resolveu tirar um dia de folga.

Após acordar tarde, provavelmente entediado ele resolve dar uma volta no palácio.

Aqui começam-se os problemas

Davi consegue avistar de lá de cima uma mulher nua tomando banho chamada Bate-Seba. Após cobiça-la em seu coração o rei manda perguntar de quem se tratava já que não a conhecia.

O pecado de Davi

Mesmo sabendo que era esposa de Urias, um dos seus soldados ele manda que tragam Bate-Seba e Davi se deita com ela.

Após um tempo Bate-Seba descobre que está grávida enquanto que o marido dela estava guerreando com o exército de Davi.

Dessa forma ficaria evidente que quem a engravidou teria sido Davi e não Urias já que muitos viram ela entrar no palácio do rei e Urias estava à serviço militar.

Davi tenta encobrir seu pecado chamando Urias para que tire uma folga assim como ele no início. Ao contrário de Davi, Urias fazia questão de guerrear e não gostou da ideia de deixar o exército na batalha enquanto ele ficava em casa.

Como não conseguiu fazer com que Urias se deitasse com sua mulher para que o filho ficasse com ele Davi pede a Joabe, um dos soldados mais importantes que deixe Urias na frente do exército durante a batalha para que quando fossem atacados todo o grupo restante deixasse que Urias fosse morto em guerra.

Obedecendo a ordem do rei Urias morre na batalha e Davi se casa com Bate-Seba.

A descoberta do pecado

Provavelmente 9 meses após isso (já que a criança já tinha nascido) o profeta Natã vai comparecer diante do rei.

Nisso o profeta lhe conta uma parábola:

Havia um homem pobre que tinha uma cordeirinha que a criava como filha. Havia também outro homem que era rico e tinha gado em grande número.

Chegando, porém um viajante na casa do rico esse não quis dar de suas ovelhas para o homem que lhe havia chegado.

Sendo assim ele tomou a cordeirinha do homem pobre e a preparou para o viajante que estava em sua casa.

Ao ouvir essa história Davi fica furioso e da a sentença dizendo que o homem que havia feito aquilo deveria morrer e para pagar a cordeirinha ele deveria restituir o homem pobre 4 vezes mais.

Ouvindo isso o profeta Natã lhe disse:

– Você é este homem! Porque Deus lhe permitiu ter muitas mulheres e mesmo assim você tomou a única de Urias e se deitou com ela.

Além disso, Natã deixa claro que Davi foi o responsável pela morte de Urias.

Por que devo abandonar meu pecado?

É importante que você abandone de pressa seu pecado para não sofrer as suas terríveis consequências.

Deus pode até perdoar nossos pecados, mas a consequência fica.

Quando Davi descobre que seu pecado foi descoberto ele entende e reconhece imediatamente. O profeta diz que Deus lhe perdoou e ele não vai morrer. Apesar disso, Davi vai sofrer as consequências do seu pecado.

A primeira delas é que a espada nunca mais sairia da casa de Davi. A segunda é que isso que ele fez as escondidas aconteceria com ele a luz do dia. Aquilo que ele escondeu o envergonharia diante de todos.

Eu não vou me deter aqui a história completa para não sair do foco, mas o que você precisa saber é que as consequências vieram e foram terríveis.

Davi disse que o homem pobre da parábola devia ser restituído 4 vezes pela sua perda. Assim como Davi matou Urias, quatro dos seus filhos foram mortos (o bebê que teve com Bate-Seba, Amnom, Absalão e Adonias).

Davi teve relações com a esposa de Urias as escondidas, após uma rebelião do seu próprio filho, Absalão tem relação com as concubinas de Davi seu pai diante de todo Israel.

Isso tudo são as consequências do pecado: morte, destruição da família, vergonha, pranto, luto e a pior de todas que Davi foi poupado pela misericórdia: se afastar de Deus para sempre ao ser lançado no inferno.

Esta última acontecerá apenas com aqueles que agem com indiferença em relação aos seus pecados e não desejam uma mudança radical.

Como sei que esse não é seu caso vamos ver o que o Espírito Santo vai nos ensinar através da palavra.

O pecado de Davi – O que podemos aprender?

Para ficar mais fácil entender o pecado de Davi precisamos levar em conta que não foi apenas um pecado.

Ao estudar esta história você percebe que primeiro ele cobiça a mulher de Urias.

Logo em seguida, mesmo sabendo que ela é casada ele se deita com ela cometendo assim adultério.

Depois ele assassina Urias quando pede que Joabe o coloque na frente do exército de propósito para que morra.

Desta forma Davi quebrou 3 dos 10 mandamentos (não cobiçaras, não adulterarás e não matarás).

Sabendo agora que são 3 pecados e não apenas 1 vamos tentar entender o que Davi poderia ter feio para evitar essas 3 quedas e como tirar lições para que nós não caiamos também.

1 – O pecado de Davi nos mostra a importância de evitarmos os pecados menores

Já parou pra pensar que o que pode estar te levando as grandes quedas são simplesmente as pequenas quedas?

Uma pequena fofoca pode te levar a mentir, uma amizade errada pode te levar a desonrar os seus pais, olhar uma única mulher com cobiça na rua pode te levar a pornografia ao chegar em casa e por ai vai…

Creio que uma das coisas que contribuiu a queda de Davi era o fato dele já ter tido várias mulheres.

Se você estudar a história de Davi você vai perceber que ele teve cerca de 8 mulheres (Mical, Abgail, Ainoã, Eglá, Maaca, Hagite, Habital e por último Bate-Seba).

Fica claro que Davi tinha certa fraqueza nessa área. Era comum ele se relacionar com várias mulheres.

Era comum ele estar sempre com uma mulher diferente de modo que obter mais uma (Bate-Seba) não lhe faria grande diferença.

O problema é que como rei de Israel Davi não poderia ter muitas mulheres segundo a lei:

Esse rei (se referindo aos reis que Israel teria futuramente) também não deve tomar para si muitas mulheres, para que o seu coração não se desvie; […] Deuteronômio 17:17

Ou seja, Davi já havia pecado quando resolveu tomar tantas mulheres para si e isso facilitou sua queda com Bate-Seba.

Sabendo disso, tome cuidado com os pecados pequenos que você pode estar cometendo. Eles são os mais perigosos, pois parecem inofensivos, mas muitas das vezes são estes que te levam a grandes quedas.

Pequenos pecados são como pequenos ladrões, abrem as portas para os maiores. C.H. Spurgeon


2 – O pecado de Davi nos mostra a importância do conhecimento da palavra

Antes de Davi se tornar rei de Israel ele já se comportava como tal.

Ele já guerreava como rei, já obedecia ao seu pai o que o levaria a obedecer a Deus e já se sacrificava pelas ovelhas que pastoreava o que futuramente o levaria a se sacrificar pelo povo de Israel.

Só lhe faltou se atentar para esse ponto da lei que dizia que o rei não poderia ter muitas mulheres escrito em deuteronômio.

Você percebe o quão importante é estudar a palavra de Deus e entende-la?

Ela é lâmpada para nossos pés como diz o salmista (Sm 119:105). Sem ela o nosso caminho será um tropeço atrás de outro.

Não deixe de estudar a bíblia. Suas quedas podem estar sendo constantes pelo fato de você cometer erros menores que você nem sabe que é um erro por negligenciar a palavra.

Conheça sua bíblia de capa a capa


3 – O pecado de Davi nos mostra a importância de nos conhecermos melhor

Então esta era a situação de Davi: Um rei casado com várias mulheres. Se divorciar de todas elas menos uma talvez só fosse piorar as coisas.

De qualquer forma ele pelo menos deveria considerar sua fraqueza diante das mulheres.

Pensa comigo: se ele reconhecesse isso talvez ele não fosse ficar de bobeira na sacada do palácio. Será que ele não sabia que existia o risco de aparecer alguma mulher por ali?

Se fosse o caso dele estar a muito tempo sem se deitar com nenhuma de suas esposas, ele também deveria ter considerado isso. Veja o que ensina provérbios:

… Alegre-se com a esposa da sua juventude.
Gazela amorosa, corça graciosa; que os seios de sua esposa sempre o fartem de prazer, e sempre o embriaguem os carinhos dela.
Por que, meu filho, ser desencaminhado pela mulher imoral? Por que abraçar o seio de uma leviana? Provérbios 5:18-20

Essa passagem ensina que a melhor forma de você não trair sua esposa com outra mulher e ter uma vida sexual saudável com a mulher que você se casou.


Porque alguém se deitaria com outra mulher se a sua esposa já o satisfaz?

Desta forma aprendemos que precisamos nos conhecer melhor para antever nossas quedas.

Se você sabe que sempre cai na pornografia por que você fica sozinho no seu quarto com internet?

Já que você sabe que não controla bem a própria língua por que você só anda com amigos que te levam a falar palavrão?

Se você sabe que tem problema com dinheiro por que você faz sociedade com gente desonesta?

Entenda a importância de se conhecer melhor para antever e evitar suas quedas.

4 – O pecado de Davi nos mostra a importância de nos manter ocupados

Mente e coração

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é venerável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, seja isso o que ocupe os vossos pensamentos. Filipenses 4:8

Reconheço que já falei sobre isso várias vezes nesse blog, mas não custa lembrar.

Mente vazia oficina do diabo. Se sua mente não ficar ocupada com coisas produtivas e úteis as chances de você cair como Davi caiu é enorme.

Se o rei tivesse ido a guerra com seus soldados ele nunca teria cometido tantos pecados.

Ocupe-se naquilo que Deus te chamou. Prefira uma agenda cheia a uma mente vazia.

Quando tiver folga do serviço ou quando for tirar férias, cuidado! Não há problema algum em descansar. Aliás isso é realmente necessário.

O perigo esta em baixar a guardar, portanto sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar (1 Pe 5:8).

Mantenha-se sempre atento e vigilante.

5 – O pecado de Davi nos mostra a importância de corrermos do mal

Davi viu Bate-Seba tomando banho e agora? Agora é hora de correr.

Quando se estuda a história de José nós vemos que ele consegue correr da mulher de Potifar que queria se deitar com ele.

Davi, porém não consegue correr da tentação, muito pelo contrário, ele vai em direção a queda.

Isso porque, como já havia dito antes, precisamos nos manter sempre ocupados. Note que José estava trabalhando e Davi estava de folga.

Entenda que você precisa estar sempre disposto para correr da tentação. Esteja sempre pronto e disposto a correr de qualquer tentação.

Você não pode evitar que a tentação venha, mas pode se preparar antes dela chegar.

6 – O pecado de Davi nos mostra a importância de confessarmos a Deus nossas quedas

Davi cobiçou e se deitou com Bate-Seba e agora? Hora de se confessar a Deus!

Você não vê na história de Davi ele buscando a Deus após ter cobiçado e adulterado imediatamente. A impressão que temos é que ele achou que isso passaria batido para Deus como se ele não se importasse com nossas falhas.

Eu tenho percebido que muita das vezes nós até buscamos a Deus quando caímos, mas e quando cometemos pecados menores nós o buscamos também?

Deus só perdoa pecados confessados de modo que o fato de não confessarmos algo mesmo que para nós pareça insignificante pode mostrar que estamos nos rebelando contra Deus.

Veja o que disse Salomão no livro de provérbios:

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia. Provérbios 28:13

Talvez uma das causas de você não deixar certos pecados é porque você não os confessa diante do Senhor.

O quanto você tem orado para tratar com seu pecado?

A oração de Davi no salmo 51 é linda, mas teria sido muito melhor que ele tivesse orado antes de ser julgado por Deus através de Natã.

Não deixe sua situação piorar para buscar a Deus. Busque o quanto antes e intensamente.

7 – O pecado de Davi nos mostra a importância de jogarmos nossa reputação no lixo

Davi cobiçou e se deitou com Bate-Seba e agora? Hora de contar a verdade!

Davi nessa hora pode ter pensado: mas como assim? Eu sou o rei de Israel. Homem segundo coração de Deus. O que o povo vai pensar de mim?

Nessas horas nos precisamos jogar fora nossa reputação. Precisamos mostrar quem realmente nós somos.

Precisamos colocar nossas falhas na luz para que sejamos de fato curados como diz a carta de Tiago:

Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Tiago 5:16

Por mais complicado que pareça, Davi deveria ter dito o que fez para Urias.

Se você fez algo errado, principalmente se tiver a ver com um vício é importante que você exponha essa prática para que você fique constrangido e realmente não queira mais cair.

Faça isso com alguém de confiança. Não se preocupe com o que vão pensar de você. Jogue fora seu orgulho e sua reputação no lixo.

8- O pecado de Davi nos ensina a confiarmos na misericórdia de Deus

amar a Deus

Talvez você deva estar dizendo: com certeza Urias iria matar Davi se ele lhe confessasse o adultério! Será mesmo?

Davi de fato merecia morrer, mas Deus mais tarde vai ter tanta misericórdia dele que vai poupá-lo mesmo após ter cobiçado, adulterado e matado Urias.

Porque Deus não faria o mesmo caso Davi apenas tivesse cobiçado e adulterado?

Eu creio que Davi precisava crer na misericórdia de Deus afinal ele admitira que havia pecado e buscaria a Deus para não pecar mais.

Devemos confiar na misericórdia de Deus conforme Moisés nos ensina nestes versículos:

… O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade;

Que guarda a beneficência em milhares; perdoa a iniquidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; […]
Êxodo 34:6,7

Deus não nos torna inocente, mas ele é rico em misericórdia. Portanto confie na misericórdia de Deus para que você possa evitar novas quedas.

Se você vem cometendo pecados que tem te levado a outros, considere o que aprendeu aqui para evitar novas quedas.

Conclusão

Em conclusão, aprendemos que para evitar a cobiça Davi deveria ter conhecido melhor a lei de Moisés para evitar “pequenas” transgressões da lei.

Para evitar o adultério Davi deveria ter se conhecido melhor, se ocupado mais e corrido da tentação.

Para evitar o assassinato Davi deveria ter se confessado diante de Deus e exposto seu pecado nem que fosse primeiro ao profeta para pedir conselho e para Urias em seguida. Deveria ter feito isso confiando na misericórdia de Deus.

E para você evitar qualquer pecado você precisa se precaver antes refletindo nesse artigo para diminuir totalmente as chances de ser tentado evitando certos lugares, certas pessoas ou certas coisas em certos momentos; ou para diminuir a chance de cair caso seja tentado de surpresa.

Se você gostou desse artigo não se esqueça de compartilhar ele com seus amigos.

Comenta aqui embaixo a seguinte frase: “Eu me comprometo a abandonar meu pecado” se você realmente tem interesse em mudar de vida. Isso pode mostrar se realmente você tem interesse em mudar de vida ou não.

Se não quiser que ninguém do seu facebook veja o que comentou basta desmarcar a opção “Publicar também no facebook”.

Quando você finalmente conseguir abandonar seu pecado não se esqueça de voltar aqui e deixando um comentário com a hashtag #EuVenciMeuPecado no final deste artigo.

Ficarei feliz em saber que realmente te ajudei.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

4 comentários em “O Pecado De Davi: Oito Formas De Antever O Pecado Para Não Cair Novamente”

  1. Deus Pai… irá me ajudar à me reestabelecer novamente… chega de queda… chega de vergonha… preciso aprender a vencer meus inimigos!!! Em nome de Jesus Cristo!!!

    Responder

Deixe um comentário