A história de Ester: 15 Valiosas Lições Que Te Farão Um Vencedor

Nunca estudou a história de Ester muito afundo? Você está no lugar certo.

Aqui você vai entender porque muita das vezes nossas vidas não são abençoadas como a de Ester.  

Aliás, por não seguir as lições desta incrível história é que muitos de nós além de vivermos uma vida medíocre nós não somos canal de benção para vida das pessoas.

Deus quer nos usar para abençoar as pessoas que estão ao redor de nós, mas para isso temos muito o que aprender na bíblia e a história de Ester vai te ajudar com isso.

A História de Ester: Vasti perde seu trono

Durante o reinado da Pérsia, Assuero um dia resolve dar uma grande festa para seus amigos.

A rainha Vasti também estava dando uma festa para suas amigas nesta ocasião.

Em certo dia da festa que durava cento e oitenta dias, o rei resolve chamar Vasti na sua presença para mostrar aos seus amigos toda sua beleza assim como já havia feito com todo seu reino.

Vasti, porém, não atende ao chamado de rei de modo que ele ficou indignado.

Por conta disso, seguindo a recomendação dos seus conselheiros Assuero decretou que Vasti nunca mais comparecesse em sua presença e ela não seria mais a rainha.

Assim como Vasti foi insubmissa ao seu marido, muitos cristãos hoje em dia fazem o mesmo quando não obedecem a Cristo seu noivo.

O resultado disso é que estes ficarão para sempre distantes do rei como aconteceu com Vasti. Insubmissão à palavra do rei nos leva à um eterno afastamento da presença do noivo.

Eu tenho um artigo onde eu falo mais especificamente sobre a rainha Vasti e o mal exemplo que ela nos deu.

Clique aqui e descubra se você está agindo como ela agiu para não terminar da mesma forma que ela.

Conheça sua bíblia de capa a capa


A órfã que se tornou rainha    

Depois destas coisas, o rei procura no seu reino as mais belas virgens para que sejam apresentadas diante dele após um ano de tratamento de beleza para ser a nova rainha.

É aqui que Ester entra. Mardoqueu, que era benjamita, que fora levado para babilônia no tempo de Nabucodonosor, tinha uma prima chamada Hadassa, mais conhecida como Ester que era muito bonita e virgem. Mardoqueu havia cuidado dela como um pai adotivo.

Seguindo os conselhos de Mardoqueu, Ester vai ao palácio para comparecer diante do rei juntamente com as outras mulheres.

Além de ser favorecida pelo oficial que era responsável pelas mulheres, Ester foi a que mais agradou ao rei e foi a escolhida para reinar no lugar de Vasti.

A obediência de Ester

Vale lembrar que apesar da alta posição que Ester começou a ocupar, ela nunca deixou de seguir as instruções de Mardoqueu.

Essa é a razão pela qual muitos jovens não são vitoriosos com Ester. Eles nunca andam debaixo do conselho de pessoas mais experientes como Mardoqueu.

Ester, assim como a maioria dos grandes heróis da bíblia sabia seguir ordens e orientações.

Ela parecia conhecer estes dois versos que haviam sido escritos anos atrás:

O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído. Provérbios 13:20

Com os idosos está a sabedoria, e na longevidade o entendimento. Jó 12:12

Se você quer ser vitorioso comece a andar com pessoas mais experientes. Saiba seguir os conselhos dos seus pais, líderes, professores e pastores.

Quem foi Ester na bíblia
Arte criada por Ivan Garcia

Tome cuidado para não seguir conselhos de pessoas na sua faixa de idade ou as vezes mais nova que você. Sabedoria não necessariamente tem a ver com idade, mas geralmente é com os mais velhos que se tem os melhores conselhos, pois eles são mais experientes.

É legal notar também que a alta posição que Ester ocupava não a fez parar de ouvir conselhos de Mardoqueu.

Você ganhar mais do que seus pais ou pastor não te dá o direito de achar que sabe mais do que eles em tudo.

Onde Deus te colocar se mantenha humilde como Ester. Isso te livrará de futuras armadilhas.

Não espere recompensa dos homens

Em certa ocasião, Mardoqueu descobre o plano de dois guardas que conspiravam contra o rei.

Ele conta isso para Ester e, após investigação, a conspiração de fato é descoberta e os dois guardas são mortos.

O problema é que esse fato não chega aos ouvidos de Assuero, ele foi apenas escrito nos registros históricos do rei.

Já imaginou alguém salvando a vida do nosso atual presidente Jair Messias Bolsonaro e este não lhe dar homenagem e nem presente algum? O quanto será que falariam mal dele não é mesmo?

Mardoqueu, porém não fica perdendo tempo resmungando para os guardas do rei que não ganhou nada com isso. Ele não espera recompensa dos homens.

Da mesma forma, nós os servos de Deus deveríamos nos preocupar mais em agradar a Deus confiando que melhores recompensas só Ele pode dar e não aos homens.

Tudo o que Mardoqueu fez foi registrado. É como uma semente que ele só plantou. Lá na frente ele vai colher.

Da mesma forma entenda que tudo o que você faz está sendo registrado por Deus e você será recompensado.

Se seu pastor, seus pais ou quem quer que seja não reconhece o que você fez não importa. Continue a fazer o bem, pois está escrito:

E não nos cansemos de fazer o bem, porque no tempo certo faremos a colheita, se não desanimarmos. Gálatas 6:9

A História de Ester: Povo de Deus sob ameaça  

Um certo homem chamado Hamã foi promovido pelo rei. Este ocupou uma posição acima de outros nobres. Era uma posição tão alta que todos deveriam se curvar diante dele.

Mardoqueu, porém não se prostrava diante dele. Isso porque para ele seria como idolatrar alguém e Hamã não quebraria um mandamento assim, pois este não se esqueceu de quem era mesmo que isso pudesse lhe custar a vida.

Será que quando sua vida, emprego, relacionamentos ou qualquer outra coisa é ameaçada você se desvia dos mandamentos do Senhor?

Se isso de fato acontece é porque você ainda ama mais a sua vida mais do que o próprio Cristo.

Veja o que Jesus ensinou:

Quem ama o seu pai ou a sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama o seu

filho ou a sua filha mais do que a mim não é digno de mim;

e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim.

Quem acha a sua vida a perderá; e quem perde a vida por minha causa, esse a achará. Mateus 10:37-39

Não permita que nada seja maior prioridade do que seguir a Cristo. Não coloque seu coração nas belezas e confortos desta vida.

Coloque Deus sempre em primeiro lugar porque mesmo que ele não te exalte nesta vida lá no céu você verá que valeu a pena.

O povo de Deus é ameaçado

Ao perceber que Mardoqueu não se curvava Hamã fica revoltado ao ponto de que não queria somente que Mardoqueu fosse morto, mas que todo seu povo fosse destruído juntamente com ele.

Com isso, ele lança por sorte o dia da execução do povo judeu.

Hamã pede ao rei a autorização de cometer o genocídio explicando-lhe que o povo judeu tinha costumes muito diferentes de todos os outros povos e eles não obedecia às ordens do rei.

Sabendo disso e sem saber ainda que Ester era judia o rei lhe autoriza e lhe entrega seu anel-selo para que esse decreto fosse feito em nome do rei.

Após o rei autorizar, Hamã envia cartas a cada província do reino para que todos saibam o dia em que o povo judeu seria atacado, isto é, no décimo segundo mês que era o mês de adar.

Cuidado com teu adversário

O fato de Hamã ter autorização de perseguir o povo judeu me lembra a história de Jó onde Deus permite o diabo destruir a família e a saúde de Jó.

Isso nos lembra que Deus permite sim que o diabo nos ameace com perseguições, tentações e armadilhas.

Não pense que só por ser cristão você está livre do diabo como se ele não tivesse permissão nenhuma sobre sua vida.  Isso parece estranho, mas se você ler textos como Ap 2:10, 1 Ts 2:18 e a história de Jó vai perceber que não estou falando besteira.

Sabendo disso o que devemos fazer? Precisamos tomar todo cuidado para não cair em suas ciladas porque o que ele mais quer é que você peque contra Deus assim como no caso de Mardoqueu.

Se mantenha fiel e não caia em suas ciladas. Aguente o sofrimento se for necessário.

Se você está tendo problemas para vencer seus pecados veja meu artigo que fala sobre como vencer o pecado chamado: Como Vencer O Pecado: Abandone Seu Pecado Antes Que Alguém Descubra Ou Cristo Volte.



A tristeza do povo de Deus

Ao chegar a notícia do ataque aos judeus, Mardoqueu ficou de luto. Além disso, todos os judeus pranteavam já que o decreto estava em nome do rei.

Ester procurou saber o que estava acontecendo com os judeus e Mardoqueu. Mardoqueu estava tão triste que se recusava tirar suas roupas de luto para vestir roupas que Ester lhe havia mandado.

A historia de Ester
A historia de Ester – Arte criada por Pyraker

Isso nos lembra aquilo que o apóstolo Pedro nos ensinou em sua primeira carta:

Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, os exalte. 1 Pedro 5:6

Mardoqueu sabia da situação em que seu povo se encontrava. Será que nós cristãos entendemos que o fim está próximo e que as perseguições contra o povo de Deus serão cada vez maiores daqui em diante?

Sabendo disso como temos nos comportado? Estamos nos humilhando em oração diante de Deus para que ele nos capacite na sua palavra ou estamos ainda curtindo os deleites desta vida?

O povo de Deus precisa viver uma vida séria e entender que muitas das vezes Deus não nos da vitória nem sobre nossos pecados porque não estamos nos importando de fato com a vida errada que levamos.

Que possamos seguir aquilo que Tiago, irmão de Cristo nos disse em sua carta:

Cheguem perto de Deus, e ele se chegará a vocês. Limpem as mãos, pecadores! E vocês que são indecisos, purifiquem o coração.

Reconheçam a sua miséria, lamentem e chorem. Que o riso de vocês se transforme em pranto,

e que a alegria de vocês se transforme em tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará. Tiago 4:8-10

O conselho de Mardoqueu

Mardoqueu pediu a Ester que ela intercedesse pelo povo Judeu ao rei. O problema é que naquela ocasião o rei não estava com Ester e qualquer um que comparecesse diante dele sem autorização seria morto a não ser que ele tivesse misericórdia desta pessoa.

Apesar disso Mardoqueu insiste que ela se arrisque e fale com o rei, aliás ela também era judia e não seria poupada já que a lei estava contra ela.

Ester resolve então pedir a Mardoqueu que ele e todo povo ficasse sem comer e beber por três dias. Ela também faria isso e desta forma iria a presença do rei mesmo correndo risco de morte. Mardoqueu convoca todo povo ao jejum.

Perceba tudo que Ester fez apenas neste trecho da história.

Ao invés de ficar no conforto do palácio e se acovardar ela resolve arriscar a própria vida pelo povo.

Ao invés de continuar a comer os manjares do palácio ela resolve jejuar ficando sem comer por três dias.

Além disso tudo, em vez de simplesmente chegar na presença do rei falando de qualquer jeito, ela antes vai falar com o rei do universo em oração.

Lições importantes para nós hoje

Você percebe o quanto a história de Ester tem a nos ensinar? Quem na nossa geração teria atitudes assim?

Não dá pra falar sobre se arriscar no evangelismo hoje por exemplo . Parece que nós só pensamos em adorar na igreja como se cristianismo fosse apenas isso.

Não dá pra falar sobre jejum alias “crente não bebe, mas como que é uma beleza”.

Falar sobre reverência com as autoridades então esquece. Não respeitamos nem se quer nossos pais e pastores quanto mais os políticos.

Aproveite essa história de Ester e procure viver todos esses exemplos que ela nos deu. Talvez seja por isso que não temos uma vida vitoriosa.

Procure ter uma vida de oração. Por mais que seja difícil (principalmente para quem trabalha) procure jejuar.

Às vezes você está clamando pela conversão da sua família ou por algo relacionado a sua igreja que são as duas instituições mais ameaçadas pelo diabo. Faça como Ester para que Deus lhe de vitória.

A História de Ester: Atitudes e colheita

Disposta a salvar seu povo, Ester comparece diante do rei mesmo sem ser chamada. Este ao vê-la tem misericórdia dela e lhe poupa a vida estendendo seu cetro.

Ao lhe dar o direito de falar o rei também lhe promete qualquer desejo mesmo que fosse metade do reino.

Era a chance que Ester tinha para pedir pelo seu povo. Ela, porém, não queria que isso acontecesse sem que Hamã estivesse presente.

Ela pede apenas que o rei fosse a um banquete juntamente com Hamã. Após este banquete ela o chamaria para um segundo banquete.

Isso nos ensina algo. Primeiro Ester teve uma oportunidade parecida com a que Salomão teve. No caso de Salomão ele pede a Deus sabedoria para governar ao invés de tanta coisa egoísta que poderia ter pedido (2 Cr 1:10).

Ester da mesma forma não aproveita a ocasião para pedir nada para ela.

Nisso ela se difere muito de nós. Pense agora nos pedidos que você tem feito a Deus nos últimos dias. É pensando na glória Deus e nos outros ou apenas pensando em você?

Além disso, a rainha Ester pede apenas que possa servir ao rei. Desta forma ela iria conseguir o favor do rei assim como Jacó fez com Esaú ao lhe mandar tantos presentes antes do seu encontro (Gn 33:8).

Este é o problema que existe em nossas orações. Pedimos muito e oferecemos pouco. Qual a última vez que pedimos ajuda a Deus para evangelizar ou servir alguém?

Não se esqueça de que você está aqui para servir e não para ser servido. Reveja o conteúdo das suas orações. O que temos oferecido à Deus?

Conheça sua bíblia de capa a capa


Cuidado com os conselhos

Apesar dos convites para os banquetes, Hamã conta aos seus amigos e parentes que só ficará feliz mesmo quando Mardoqueu for morto.

Ouvindo isto a mulher de Hamã o aconselha a mandar fazer uma forca para adiantar pelo menos a morte de Mardoqueu já que o dia da execução dos judeus ainda não estava tão próximo.

Hamã aceita o conselho de Zeres sua esposa e manda fazer a forca para Mardoqueu.

Hamã tinha uma esposa parecida com a de Jó. Na hora de aconselhar as duas são bem parecidas.

Tome cuidado quando você for dar ouvidos aos conselhos de qualquer pessoa não importa quem ela seja.

Examine na palavra se aquilo que te aconselham é aprovado por Deus. Mesmo que a pessoa tenha a melhor das intenções, muita das vezes os conselhos dela são contrários à palavra de Deus e por conta do engano dela você sofrerá as consequências.

Colhemos tudo o que plantamos

Ainda antes do segundo banquete, certa noite o rei Assuero perde o sono e pede que seja lido em sua presença o livro das crônicas do seu reino.

Foi descoberto então que Mardoqueu havia denunciado o plano dos dois oficiais que iam matar o rei. O rei descobriu também que nada foi feito para honrar Mardoqueu pelo seu feito.

Hamã estava no pátio prestes a pedir ao rei que enforcasse Mardoqueu na forca. Todavia, antes disso ele foi convocado para que o rei lhe perguntasse sobre o que deveria ser feito à pessoa que o rei tem o prazer de honrar.

Como Hamã era cheio de si ele achava que se tratava dele mesmo.

Por isso ele sugeriu que esta pessoa fosse honrada em público por um dos príncipes do rei. Além disso, ela seria vestida com vestes reais e andaria a cavalo ao som dos gritos do príncipe dizendo: Assim se fará ao homem que o rei quer honrar!

O feitiço virou contra o feiticeiro

Ao ouvir isso o rei pede que Hamã seja este príncipe e que prestes as homenagens que disse a Mardoqueu. Hamã não pôde negar a ordem do rei e fez tudo conforme ele mesmo havia dito.

Após isso Hamã volta para casa envergonhado.

É isso o que acontece com pessoas orgulhosas. Elas serão humilhadas por Deus como está escrito:

E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Mateus 23:12

Mardoqueu se humilhou ao vestir vestes de luto após a ameaça contra seu povo. Deus, porém, mudou suas vestes de luto para vestes reais e o honrou diante de todos.

Diferente de Hamã que de tão orgulhoso teve que honrar seu inimigo diante de todos.

Tome cuidado para não se comportar como Hamã afinal de contas ele se parecia muito com satanás enquanto que Mardoqueu se parecia com o próprio Cristo.

Jamais perca a sua humildade. Somos apenas pó. Não há nenhum mérito em nós e tudo o que temos foi Deus que nos deu e ele pode nos tomar.

A História de Ester: O banquete da rainha

Ester finalmente oferece o seu segundo banquete ao rei e a Hamã; e o rei volta a perguntar à rainha qual era seu desejo.

Ester então clama ao rei que poupe a vida do seu povo judeu, só aqui ela revela que era judia.

Ao saber que a vida dela estava ameaçada o rei lhe pergunta quem era o responsável por isso. Então ela responde:

[…] O homem, o opressor, e o inimigo, é este mau Hamã. Então Hamã se perturbou perante o rei e a rainha. Ester 7:6

Perturbado com o que Ester havia dito Hamã pede a ela misericórdia, mas o rei já estava furioso e decidido a condená-lo.

Isso também acontecerá no fim dos tempos. As pessoas clamarão por misericórdia e se prostrarão quando for tarde demais.

Que este não seja o meu e o seu caso. Hoje é tempo de se humilhar diante de Deus. Amanhã pode ser tarde.

Hamã então foi pego e levado à forca que ele mesmo havia preparado para Mardoqueu.

Os conselhos de Mardoqueu à Ester a levaram para o trono. Já os conselhos de Zeres para Hamã o levou para forca.

Os conselhos que você seguir guiarão sua vida. Por isso eu digo mais uma vez: cuidado com os conselhos que você escuta.

Cuidado com o desejo por vingança

Hamã não conhecia o provérbio de Salomão que dizia:

O que cava uma cova cairá nela; e o que revolve a pedra, está voltará sobre ele. Provérbios 26:27

Diferente dele, você conhece esse versículo.

Jesus não nos chamou para viver com intrigas com ninguém, antes devemos amar e perdoar mesmo aqueles que se opõe contra nós cientes de que aquilo que somos tentados a fazer com eles pode se voltar contra nós.

Cientes também que é impossível dizer que amamos um Deus que não vemos e odiarmos alguém que vemos conforme está escrito em 1 João 4:20.

A História de Ester: Deus salva seu povo     

Após estes fatos o rei Assuero dá o anel-selo para Mardoqueu e Ester o coloca como administrador dos bens de Hamã.

Apesar de tudo isso o pior ainda estava por vir. O povo judeu ainda estava ameaçado e mesmo que Ester suplicasse o rei não poderia voltar atrás como era costume dos persas nunca voltar atrás em nenhum decreto.

Por esta razão o rei pede que se escrevesse um novo decreto, que concedia aos judeus se proteger e contra-atacar qualquer um que o ameaçasse na data que o primeiro foi marcado.

O novo decreto é publicado e os judeus que antes estavam cheios de medo agora estavam muito alegres com a notícia. Estavam tão alegres que pessoas de outros povos se tornaram judeus porque tinha medo deles.

Parecia impossível que o povo judeu fosse livre da sua ameaça, mas nada é impossível para o nosso Deus. O seu poder de salvar é grandioso. Jamais perca sua a em Deus.

A boa notícia que o povo judeu recebe nos lembra as boas novas do evangelho.

A notícia de que não somos mais inimigos de Deus e somos libertos dos nossos pecados deveria nos encher de alegria ao ponto de levarmos outras pessoas a mesma fé assim como os judeus fizeram várias outras pessoas virarem judeus.

Se não estamos tão alegres assim talvez seja pelo simples fato de que ainda não vivermos essa liberdade que Cristo dá àqueles que creem no evangelho.

Eu tenho um artigo que eu falo sobre as características dos salvos. Clique aqui e veja se você realmente está na fé.



A História de Ester: A alegria dos salvos  

Eis que finalmente chegou o dia tão aguardado pelos inimigos dos judeus. Estes pensavam que iriam destruí-los, mas o que acontece foi o contrário, eram os judeus que venciam seus inimigos.

Estes que antes tinham uma lei criada para sua destruição agora usufruíam de uma lei que lhes dava vitória.

Além disso, a pedido de Ester os filhos de Hamã também foram enforcados. Talvez ela queria cortar pela raiz qualquer pessoa que pudesse se virar contra seu povo novamente no futuro.

É desta forma que devemos tratar nossos pecados. Evitando os menores porque esses chamam os maiores.

Eu ensino isso com mais detalhes no meu artigo chamado: O Pecado De Davi: Oito Formas De Antever O Pecado Para Não Cair Novamente.



Os judeus mataram setenta e cinco mil dos seus inimigos. Após isso fizeram uma grande festa que chamaram de Purim. Tamanha foi sua importância que sua data virou um dia a ser guardado.

Isso tudo também acontecerá conosco no fim dos tempos.

Estamos quase vivenciando um cenário onde leis que aprovam o aborto, leis que exigem o silêncio da igreja quanto ao homossexualismo e tantas coisas desta natureza são aprovadas para nos atingir, mas um dia o juiz do universo se manifestará e, por meio da sua lei obedecida pelos seus fiéis, condenará o mundo e colocará o povo de Deus em uma grande festa no céu.

A História de Ester – Conclusão

Em conclusão, eu te aconselho a procurar se parecer com Ester já que…

  • Ela estava sempre seguindo conselho de uma pessoa experiente.


  • Não perdeu a humildade quando foi colocada numa posição de honra.


  • Orou, jejuou e arriscou a própria vida para salvar seu povo.


  • Soube agir no momento certo e da forma certa sendo sempre muito prestativa.


Eis aí uma mulher virtuosa. Uma mulher que devemos imitar a fé. Não esqueça das lições valiosas deste livro que você aprendeu aqui.

Não esquece também de compartilhar com seus amigos.  Sei que você deve conhecer muita gente que deveria aprender estas verdades bíblicas que não são muito ensinadas.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

2 comentários em “A história de Ester: 15 Valiosas Lições Que Te Farão Um Vencedor”

  1. Graça e paz, meu nome é Nice chorei muito debruçada nesse texto maravilhoso!! Aprendi muito, me alimentei bastante desta palavra gloriosa. Obrigado por compartilhar conosco este tão rico ensinamento

    Responder

Deixe um comentário