E se eu continuar a pecar?

É possível que haja momentos na vida onde de certa forma nos acostumamos com o pecado. Frente a mais uma tentação nos perguntamos: e se eu continuar a pecar? E se eu continuar aprontando?

Você já se fez essa pergunta? Se sim este artigo é simplesmente perfeito para você.

Nele eu vou falar exatamente o que você precisa saber sobre o que acontece com quem vive na teimosia do pecado.

Já adiantando um pouco, você precisa saber disso para que tenha mais consciência da loucura que é continuar pecando como se você achasse que a qualquer hora você pudesse parar de pecar. Como um fumante que diz consigo mesmo: no dia que eu quiser eu sei que largo esse hábito.

Mal sabe você que o pecado domina as pessoas de tal modo que elas simplesmente não conseguem largá-lo mais. São envolvidas de tal modo que vão necessitar de um milagre para alcançar a liberdade. Que este não seja seu caso.

Este é só um dos grandes problemas que o pecado pode te causar. Leia este artigo e entenda exatamente o que acontece com as pessoas teimosas que continuam no pecado.

Desta forma as suas chances de vencer o pecado aumentarão, pois você terá consciência do que te acontecerá se insistir no erro.

Conheça sua bíblia de capa a capa


E se eu continuar a pecar? – Introdução

É difícil definir o tipo de pessoa que faria uma pergunta assim. Talvez ela tenha em mente um forte desejo de continuar pecando ou talvez ela realmente esteja preocupada com qual será o seu fim.

De qualquer modo você precisa saber que nossos pecados atraem consequências terríveis. As consequências são castigos que Deus envia a todos os desobedientes.

Deus é um Deus de amor, mas Ele não deixa de castigar ninguém.

Por que Deus castiga as pessoas?

Pode ser então que você esteja se perguntando: por que Deus castiga pessoas?

Quando o assunto é castigo de Deus sobre cada indivíduo é importante entender como ele trata dois grupos distintos: os salvos e os perdidos.

Por que Deus castiga os que são salvos?

A bíblia diz que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Romanos 8:1).

Ela não diz: “nenhuma correção”. Diz apenas “nenhuma condenação”.

É errado você achar que Deus deixaria de ser bom e amoroso porque castiga as pessoas.

Ora o que acontece com um pai que não castiga o filho? Ele transforma o filho dele em um monstro.

Dou graças a Deus de ter tido uma mãe que me punia quando lá trás eu não queria frequentar a escola. Foi ali que ela demonstrou ser uma mãe amorosa.

Veja o verso seguinte: Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. Provérbios 3:12

Deus nos castiga justamente porque somos os seus filhos. Ora ninguém castiga os filhos dos outros. As pessoas castigam apenas os seus filhos.

Assim como eu fui feliz ao ter uma mãe que me castigasse a bíblia diz que é feliz aquele a quem Deus castiga. Veja o verso seguinte:

Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus castiga; não desprezes, pois, o castigo do Todo-poderoso. Jó 5:17

É claro que carnalmente falando ninguém gosta de ser castigado, mas entenda que se não for assim as coisas só vão piorar como você vai ver agora o que a bíblia diz sobre o castigo sobre os perdidos.

As 7 taças da ira de Deus
Arte feita por Luiz Brito

Como Deus castiga os perdidos.

Veja o que Paulo fala sobre o castigo de Deus sobre os ímpios:

Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações, para a degradação dos seus corpos entre si. Romanos 1:24

Parece bem diferente do que foi dito sobre Deus castigar os seus filhos. Sobre os ímpios Deus simplesmente os deixa pecar cada vez mais.

Se o ímpio peca uma vez e sente uma forte punição após isso fica fácil ele não pecar mais.

Porém, o que acontece na maioria das vezes é que o ímpio peca e não aparenta ocorrer nada com ele.

A partir daí ele peca cada vez mais e mais até que não haja mais remédio como nos ensina provérbios:

O homem mau, o homem iníquo tem a boca pervertida.
Acena com os olhos, fala com os pés e faz sinais com os dedos.
Há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas.
Por isso a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura. Provérbios 6:12-15


Nesse ponto Deus trata o pecador de Duas formas:

Ou ele os destrói pelas consequências dos seus atos como foi o caso de Faraó; ou ele os deixa parecendo que está tudo bem mesmo que até o dia da sua morte, mas vai tratar com cada um no juízo final.

É possível também que aconteça mais frequentemente uma mistura das duas situações.

Vamos ver agora mais especificamente sobre nós o que acontece se pecarmos contra Deus?

E se eu continuar pecando contra Deus?

Existem várias consequências que os nossos pecados nos trazem. A escrevi sobre mais de 20 consequências que a bíblia ensina. Elas estão todas no meu e-book chamado: como o pecado te destrói e como vencê-lo. Se quiser estudar o tema mais profundamente clique aqui.

Neste artigo quero destacar apenas alguns dos pontos mais marcantes das terríveis consequências do pecado.


Conheça sua bíblia de capa a capa




E se eu continuar a pecar – 1 – O pecado destrói nossa comunhão com Deus

Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Isaías 59:2

Quanto mais você pecar contra Deus mais você vai se separar dele.

Quando Adão e Eva caíram no pecado no Éden houve uma grande separação entre eles e Deus.

O problema é que, se você insistir no mesmo pecado várias vezes pode surgir uma diferença entre eles e você.

Quando a comunhão entre o casal do Éden e Deus foi quebrada isso foi algo bem fácil de se perceber.

Adão e Eva até se esconderam de medo. E o pior ocorre depois: Adão e Eva foram expulsos do jardim e eles já não tinham mais aquele acesso fácil a Deus.

Se você pecar, pode acontecer de nada será tão aparente assim. Pelo contrário, o seu afastamento de Deus pode ser como foi o caso de Sansão no verso seguinte:

E disse ela [Dalila]: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele. Juízes 16:20

Esta é uma terrível consequência do pecado. Você vai achar que está tudo bem quando na verdade não está.

Vai pensar que Deus está com você quando na verdade não está.

Lembre-se do rei Saul

E o pior é que algumas coisas podem dar certo na sua vida mesmo vivendo em pecado como foi o caso do rei Saul.

Quando este estava a procura do rei Davi para matá-lo aconteceu o seguinte:

E foi anunciado a Saul que Davi tinha ido a Queila, e disse Saul: Deus o entregou nas minhas mãos, pois está encerrado, entrando numa cidade de portas e ferrolhos. 1 Samuel 23:7

Se você estudar o restante da história vai perceber que Deus nunca quis entregar Davi a Saul. Saul como muitos de nós ao viver no pecado nos afastamos de Deus, mas juramos que ele esta conosco e está ouvindo nossas orações.

Cuidado. Não se iluda achando que se continuar pecando vai ficar tudo bem. As coisas até podem dar certo no começo, mas uma a hora a casa vai cair.

E se eu continuar a pecar – 2 – O pecado destrói nossos relacionamentos

Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. Gálatas 5:26

Óbviamente quando não guardamos o mandamento que diz: “ama teu próximo como a ti mesmo” os nossos relacionamentos com o próximo tende a naufragar.

Existe outros casos mais sutis que também destrói seus relacionamentos.

As vezes você pode esconder certos pecados ocultos e isto tira sua autoridade diante das pessoas.

Elas não te respeitam porque sabe que você vai a igreja, mas não tem sido a igreja. Não tem representado a noiva de Cristo na terra.

Outro caso é quando a pessoa peca em algo que possa deixá-la mais tímida.

Geralmente pecados na área sexual tendem a fazer isso. Por conta da timidez a pessoa não se relaciona bem com seu próximo. Sua timidez pode até mesmo gerar uma antipatia e falta de interesse real pelo próximo.

Como o caso daqueles jovens que não tem interesse nem em visitar os próprios parentes.

Como andam seus relacionamentos? Se você não tem se relacionado bem pode ser que haja pecados que você precisa parar de cometer antes que seja tarde.

E se eu continuar a pecar – 3 – O pecado nos manda para o inferno

E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. Lucas 16:23

Esta é a passagem da parábola do rico e Lázaro onde o rico vai para o Inferno e Lázaro vai para o céu.

Se notar bem a parábola da a entender que o rico conhecia a Abraão e era seu descendente. Ele também chama Lázaro pelo nome dando a entender que o conhecia também.

Isso nos lembra alguém que sabia que estava vivendo uma vida errada, mas não se importou. Não se importava de viver cheio de riquezas enquanto Lázaro passava fome.

Ele colocou sua esperança na incerteza da suas riquezas conforme Paulo ensina Timóteo:

Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação. 1 Timóteo 6:17

Sua riqueza o levou a acreditar que tudo ficaria bem e nada de mal lhe abateria até que de repente ele morre e é mandado para o inferno.

Meu amigo o mesmo pode ocorrer com cada um de nós. Se continuarmos pecando continuaremos iludidos por nossas distrações pecaminosas e correria do dia a dia.

A morte pode vir de repente e quando isso ocorrer não haverá outra chance.

Como saber se sou salvo

E se eu continuar a pecar – Esta é a pior consequência do pecado

De todas as consequências do pecado eu quero destacar uma que poderíamos chamar de pecado multinível.

Isso porque envolve um pecado chamar o outro com mais facilidade de modo que se o primeiro pecado não tivesse ocorrido o segundo seria mais difícil de ocorrer.

Sempre que você peca algumas coisas acontecem que facilitam o caminho para que você peque novamente.

Primeiro você aprende o pecado. As vezes você nunca cometeu tal ato e na primeira vez você simplesmente adquire o aprendizado o que vai ser ainda mais fácil se for cair de novo.

Logo em seguida você induz sua própria carne a apreciar o ato em si. Como temos uma natureza caída em Adão nós tendemos a gostar de tudo que é contrário a lei de Deus. O prazer pelo pecado também facilita você cair de novo.

Terceiro e mais perigoso: seu coração endurece um pouco mais.

Como disse uma vez o antigo bispo John Charles Ryle:

“Cada novo ato de pecado, endurece o coração e diminui o temor a Deus.” — J. C. Ryle.

O que é um coração endurecido?

Uma outra palavra que poderíamos usar é coração “insensível”. É quando nós pecamos e não nos importamos mais.

Precisamos forçar nossas lágrimas para fingirmos que ainda nos importamos com nossos erros.

Costumamos até a falar dos nossos erros e lembrar deles mais com orgulho do que vergonha.

Se alguem nos repreende pelo nosso erro não damos importância e até achamos ruim a repreensão.

Isso tudo acontece de um modo que quando a tentação vier novamente você simplesmente deseja mais dizer “sim” do que lutar pelo “não”.

Ao pecar novamente ele fica ainda mais endurecido e cada vez mais até que a pessoa vive o que Salomão diz em provérbios:

Quem teima em rejeitar a repreensão será destruído de repente sem que haja remédio. Provérbios 29:1

Cuidado que isso vai piorar tudo!

Cada vez que você peca você percebe que além de obter algum prazer você não teve nenhum prejuízo até então.

É como se você acreditasse na lábia da serpente do Éden que disse:

Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. Gênesis 3:4,5


Em outras palavras ela diz: você não vai ter problema nem dor se pecar, pelo contrário, vai ter benefícios e prazeres.

Pedro também fala isso em sua segunda carta no verso seguinte:

Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. 2 Pedro 2:20

É isso que vai acontecer sempre que você pecar. Você ficará cada vez pior e pior como uma pessoa viciada em uma droga onde no início do vício era fácil ela voltar atrás, agora anos praticando ela se desespera em lágrimas e não consegue mais voltar ao que era antes.

A partir daí seu coração começa a se acostumar com a ideia de aceitar o pecado e você se torna cada vez mais insensível a ele e distante da libertação.

Grave e fixe bem isso na sua mente para que obtenha força na próxima vez que você for tentado.



Mente e coração
Arte criada por Angel Boligan

Eu tenho outro artigo onde falo mais sobre coração endurecido. Clique aqui se quiser entender mais detalhes sobre isso.

E se eu continuar a pecar – Resumo final

Se você tem pensado algo como: “E se eu continuar a pecar?” agora você está ciente do que vai acontecer.

O seu relacionamento com Deus e com qualquer pessoa ao seu redor vai ser afetado grandemente.

Além disso você será condenado a viver para sempre separado da presença celestial de Deus que abençoará seus filhos eternamente.

Não podemos esquecer também que quanto mais você pecar mais seu coração fica endurecido. Mais ele se inclina a fazer sempre o que é errado de modo que você dificulta muito sua vida espiritual de modo que muitos já não conseguem retornar de fato a Deus e desta forma estão seguindo para a perdição.

Vou te dar mais um bom motivo para que abandone seu pecado como uma dica bônus já que você leu o artigo até aqui. Veja o verso seguinte:

Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá; Salmos 66:18

Se tem uma coisa que impede de sermos abençoados são os nossos próprios pecados.

Seu emprego não chega por conta da sua preguiça. Você não se casa porque ainda não amadureceu. Seus filhos são teimosos porque você não os educa segundo a bíblia.

Enfim, basta você desobedecer ao que está escrito que as coisas vão tender a dar errado e continuar errado. Precisamos vencer nossos pecados o quanto antes.

Se gostou deste artigo não se esqueça de compartilhar com alguém.

Deixe um comentário sobre o que você achou dele.

Um forte abraço e até mais.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

Deixe um comentário