Amar a Deus sobre todas as coisas é, sem dúvida, a essência do relacionamento entre o Criador e Sua criação.
Entretanto a maioria dos cristãos modernos não conseguem guardar este mandamento que aliás é o principal mandamento da lei.
Isso porque a cristandade moderna tem caído em diversos pecados e a grande maioria se perde facilmente e perdem com a mesma facilidade os seus filhos para o mundo.
Inclusive este mandamento foi declarado pelo próprio Cristo em Mateus 22:37:
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”.
Esse amor transcende palavras e exige uma entrega completa, uma vida centrada em Deus e em Seus propósitos, ou seja, uma vida de obediência a sua palavra, pois está escrito:
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. João 14:21
Portanto, fica claro que a maior prova de que não amamos a Deus sobre todas as coisas é que não obedecemos como Ele quer. E essa desobediência você vê estampada na cristandade moderna.
Deseja ser diferente deles? Quer saber como amar mais a Deus do que qualquer erro que te afaste dele?
Leia este artigo até o fim se realmente quiser aprender, pois aqui você verá lições que não encontrará em nenhum um outro artigo ou vídeo da internet.
O Mandamento de Amar a Deus Sobre Todas as Coisas
Quando Jesus foi questionado sobre qual era o maior mandamento, Ele respondeu com clareza: amar a Deus sobre todas as coisas.
Esse mandamento já havia sido estabelecido no Antigo Testamento, em Deuteronômio 6:5, mas Cristo o reafirmou e o colocou como o fundamento de toda a Lei.
Amar a Deus sobre todas as coisas significa priorizá-Lo acima de qualquer outro amor, desejo ou apego material.
É obedecê-lo acima de qualquer coisa. Envolve uma vida de santidade.
Esse amor não pode ser superficial ou apenas emocional. Ele deve envolver todo o ser: o coração (centro das emoções e desejos), a alma (a essência da vida) e o entendimento (a mente, a racionalidade).
Amar a Deus sobre todas as coisas exige entrega total e disposição para renunciar a qualquer coisa que se coloque entre nós e Deus.
Em outras palavras, se você ama realmente a Deus você vai lá e da um jeito pra obedecer e não uma desculpa para continuar desobedecendo.
Você foca totalmente naquilo que pode fazer para se aproximar cada vez mais daquilo que Deus que pra sua vida.
Vamos ver como isso funciona na prática.

Como Viver Isso na Prática
Esse amor que precisamos ter se reflete nas escolhas diárias, veja agora alguns exemplos:
- Tempo com Deus: Amar a Deus significa investir tempo na Sua presença, por meio da oração, leitura da Palavra e meditação nas Escrituras.
- Obediência: Jesus disse em João 14:15: “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos”. O verdadeiro amor por Deus se manifesta na obediência sincera.
- Ódio pelo Pecado: Se você ama a Deus acima de tudo você odiará tudo que te afasta dele. Como disse o profeta:
Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Isaías 59:2
Sendo assim o cristão que deseja amar a Deus acima de todas as coisas vai fazer questão de entender tudo que não presta em seus pecados.
Fará isso ao ponto que o pecado fique cada vez menos interessante e ele finalmente se liberte dele. - Amor pelo que é certo: Muita das vezes observar apenas o quão ruim é seu pecado não é o suficiente.
Se você por exemplo é viciado em pornografia não é o suficiente entender os malefícios que ela te causa.
Você precisa amar tudo aquilo que vai te afastar dela, por exemplo, uma vida de oração a Deus, se afastar da internet e estudar a palavra de Deus.
Se você realmente prioriza a Deus, você precisa se apegar em qualquer coisa que te aproxime Dele. - Prioridade nas Decisões: Antes de tomar qualquer decisão importante, o cristão que ama a Deus consulta Sua vontade e busca sempre agradá-Lo.
- Amor ao Próximo: Amar a Deus também implica amar aqueles que foram criados à Sua imagem.
1 João 4:20 declara que ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar seu irmão, a quem vê.
Clique na imagem abaixo para acessar gratuitamente a primeira aula do curso
Interprete sua bíblia de Gênesis a Apocalipse. Não precisa colocar cartão de crédito.
Obstáculos para Amar a Deus Sobre Todas as Coisas
Amar a Deus sobre todas as coisas nem sempre é fácil.
Vivemos em um mundo que constantemente nos distrai com prazeres temporários, bens materiais e busca incessante por sucesso. Entre os principais obstáculos estão:
- Idolatria Moderna: Qualquer coisa que tome o lugar de Deus no coração humano é uma idolatria.
Se você fica demais na internet e gasta pouco tempo com Deus a própria internet pode vira um ídolo pra você. - Apego Material: A busca desenfreada por dinheiro e posses pode sufocar o amor por Deus.
- Orgulho e Autossuficiência: Quando acreditamos que não precisamos de Deus, afastamo-nos d’Ele.
É normal o ser humano não correr atrás de algo que não acha que precisa tanto assim. É difícil buscar a Deus hoje em dia. Se você não se achar tão pecador assim nunca irá buscá-lo como prioridade.
Estes obstáculos podem impedir que você priorize a Deus, portanto vigie para que não permita que nada disto o detenha.
Benefícios de Amar a Deus Sobre Todas as Coisas
- Paz Interior: O amor por Deus traz paz que excede todo entendimento (Filipenses 4:7).
Vai te trazer segurança da sua salvação. - Proteção Espiritual: Deus guarda aqueles que O amam. (Salmos 34:7)
- Vida Abençoada: Muitos murmuram em seus corações porque não são abençoados. Eles não entendem que é justamente a falsidade do seu amor que impede a benção de Deus conforme você já leu em Isaías 59:2
No contexto você vai perceber que o texto se trata do fato de Deus não parecer interessado em abençoar o povo, mas na verdade não abençoava porque o povo se afastava Dele com seus pecados.
Se você priorizar a Deus acredite, aquilo que tanto deseja segundo a vontade Dele ele fará, pois a palavra Dele mesmo diz:
Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Salmos 37:4

Conclusão
Em conclusão, amar a Deus sobre todas as coisas é mais do que um mandamento; é um privilégio e um chamado para todos os que foram alcançados pela graça divina.
Esse amor deve ser cultivado diariamente, por meio da oração, estudo bíblico, adoração e obediência fiel a sua palavra.
Portanto, que cada cristão possa refletir se realmente tem amado a Deus sobre todas as coisas para que não viva uma vida de engano.
Que possamos, com corações sinceros e rendidos, declarar como o salmista:
“A quem tenho eu no céu senão a ti? E na terra nada mais desejo além de estar junto a ti” Salmo 73:25.
Amar a Deus sobre todas as coisas não é apenas um mandamento, é a resposta natural de um coração transformado pelo amor divino. Que o teu coração possa esta nessas condições.